Teologia

Quais são as crenças fundamentais do cristianismo?

As crenças centrais da fé cristã são bem básicas. Elas são encontradas nas Escrituras tanto direta quanto indiretamente. A negação de qualquer uma destas doutrinas demonstram que, ou você está numa seita, ou seu conhecimento teológico do que o cristianismo ensina está abaixo do nível básico.

Vou listá-las e depois discuti-las.

  1. Há somente um Deus em todos os lugares e em todos os tempos.
  2. Deus é uma Trindade.
  3. Jesus é Deus em carne.
  4. Jesus nasceu da Virgem Maria.
  5. Jesus morreu na cruz e ressuscitou corporalmente.
  6. Jesus é o único caminho para ser salvo.
  7. O Evangelho
  8. A salvação é somente pela graça, por meio da fé somente.
  9. Você deve nascer de novo.
  10. A Bíblia é a palavra de Deus.

 

Há somente um Deus em todos os lugares e em todos os tempos.

Esta é uma doutrina bem básica. No cristianismo, há apenas um Deus em todos os lugares, em todos os tempos, em todos os locais, em todas as dimensões (Is. 43:1044:6, 845:5). Ele sempre foi Deus e não pode deixar de ser Deus. Além disso, o Deus cristão é único por ser uma Trindade (discutido abaixo). Ele é independente de todas as coisas e não tem começo nem fim (Salmo 90:2). Ele é a fonte suprema (Rm. 4:17) de todas as verdades (Salmo Sl 31:5Ef. 1:11), todas as realidades (Gn. 1:1Isa. 44:24) e todas as possibilidades (Lc.10:13Jo.15:22). Ele criou o universo (Gn.1:1Isa. 42:5).

Deus é uma Trindade.

A Trindade é um Deus em quem há três pessoas eternas, distintas e simultâneas – o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo. Todos os três são o único Deus, coeternos, coiguais, etc. No entanto, há apenas um Deus, não três deuses, e não uma pessoa que assumiu três modos, ofícios ou formas. (Is. 44:6845:5; Gn. 1:26-27; 3:22; Mt. 3:17; 28:19; Lc. 9:35; 2 Co.13:14). A personalidade se relaciona com as características da identidade, como ter vontade, ser capaz de amar, reconhecer os outros e a si mesmo, etc. Não está dizendo que cada pessoa é humana ou que cada pessoa é um deus.”

Jesus é Deus em carne.

Jesus Cristo é a Palavra (Deus) que se tornou homem e habitou entre nós (João 1:1, 14; Cl 2:9). Ele tem duas naturezas: humana e divina. No entanto, Ele é uma pessoa, não duas. Ele é atualmente um homem em um corpo glorificado (João 2:19-31; 1 Coríntios 15:34-45). Sem Jesus, não temos o cristianismo. Na verdade, toda a Bíblia é sobre Ele (João 5:39).

Jesus nasceu da Virgem Maria.

Jesus Cristo foi milagrosamente concebido e nasceu da virgem Maria (Lucas 1:42) pela obra do Espírito Santo (Mateus 1:18; Lucas 1:35). Maria foi virgem até o nascimento de Jesus, e então ela teve relações com José e teve outros filhos (Mateus 1:2513:55Mc 6:2-3João 2:12Atos 1:141 Coríntios 9:4-5Gálatas 1:19).

Acima, mencionei que Jesus era Deus em carne. O termo chique para isso é união hipostática . Novamente, significa que Jesus é Deus e homem ao mesmo tempo. Isso é difícil de sustentar se José, o marido de Maria, teve relações com ela e produziu Jesus. Em vez disso, o Espírito Santo veio sobre Maria, e ela o concebeu (Mt 1:18). Ela permaneceu virgem até o nascimento de Cristo (Mt 1:25).

Jesus morreu na cruz e ressuscitou corporalmente.

Jesus ressuscitou dos mortos no mesmo corpo em que morreu depois de estar na sepultura por três dias (João 2:19-21). Seu corpo ressuscitado é chamado de corpo glorificado. Ele reteve Suas feridas de crucificação (João 20:25-28). Sem a ressurreição de Jesus, a fé cristã não é verdadeira. (1 Coríntios 15:14) , “e se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.”

Jesus é o único caminho para ser salvo.

Porque Jesus é Deus em carne e morreu na cruz e ressuscitou dos mortos, isso prova que o que Ele disse era verdade. À luz disso, Jesus afirmou ser o único caminho para a salvação. João 14:6, “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”  Portanto, outra crença central do cristianismo é que não há outro caminho senão Jesus para ser salvo. De todos os profetas que existem no mundo, nenhum deles pode salvar você. Só Jesus pode.

O Evangelho

O evangelho é uma crença central por causa do que diz em Gálatas 1:8: “Mas, ainda que nós, ou um anjo do céu, vos pregasse um evangelho diferente do que vos pregamos, seja amaldiçoado!” Certo, então o que é o evangelho? É que Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados, morreu e ressuscitou, vamos dar uma olhada nas escrituras.

1 Coríntios 15:1–4 , “Agora vos faço saber, irmãos, o evangelho que vos anunciei, o qual também recebestes, e no qual também estais firmes; 2 pelo qual também sois salvos, se retiverdes a palavra que vos anunciei, a menos que tenhais crido em vão. 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,”

A salvação é somente pela graça, por meio somente da fé.

Salvação é ser salvo do julgamento justo de Deus que estará sobre todos os que não confiaram em Jesus para o perdão de seus pecados. A salvação é obtida somente pela graça (favor imerecido), somente pela fé, somente na obra de Cristo (João 3:16; João 1:12, 14:6). Esta salvação não acontece por nenhuma de nossas boas obras (Romanos 3:28; 4:1-5; 5:1; Efésios 2:8-9; gálatas 3:1-4; Mateus 7:22-23).

Você deve nascer de novo.

“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Mas o que significa nascer de novo? Basicamente, significa que somos “regenerados”. Isso significa que somos transformados porque Jesus e Deus Pai vivem dentro de nós (João 14:23). Por causa disso, somos feitos novas criaturas (2 Coríntios 5:17). Em outras palavras, somos diferentes porque Deus então vive em nós. Somos as mesmas pessoas que costumávamos ser, mas quando nascemos de novo, buscamos viver como Jesus. Louvado seja Deus

A Bíblia é a palavra de Deus.

De acordo com o cristianismo, a Bíblia é a palavra inspirada que veio de Deus (2 Timóteo 3:16). Em última análise, tudo nela aponta para Jesus (João 5:39). Então, aprendemos tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento. A totalidade de 66 livros escritos ao longo de cerca de 1600 anos em três continentes e em três línguas está cheia de sabedoria, história e profecia. Este último aponta para Jesus, que é o cumprimento das Escrituras (Lucas 24:45).

 

Conclusão

Então aí estão as crenças centrais do cristianismo. Elas são básicas, mas darão a você uma compreensão adequada do que o cristianismo ensina e do que se trata. Mas, basicamente, é sobre Jesus, quem ele é e o que ele fez na cruz. Esta é a única maneira de sermos perdoados de nossos pecados. Então, sem Jesus, não há cristianismo. Ele é nosso Salvador

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia