Doutrinas Cristãs

Se você pode perder sua salvação, o que você deve fazer para mantê-la?

Por Matt SlickDizer que alguém pode perder a salvação é dizer que Cristo não é um bom pastor. Clemente de Roma | Frases cristãs, Cristo, A salvação

Se é possível perder a sua salvação, então o que você deve fazer para mantê-la? Fiz essa pergunta muitas vezes àqueles que negam a segurança eterna e recebi respostas diferentes. Mas todos eles podem essencialmente, ser classificados em dois grupos:

O grupo do “Permaneça fiel” e o grupo do “Seja obediente“. Qualquer que seja a posição adotada, ambas dependem da fidelidade e capacidade do homem.

Agora, estou tentando ser cuidadoso ao tirar conclusões, porque não quero me enganar em como represento o “outro” lado. Mas não posso deixar de imaginar que, se nossa salvação depende de permanecermos fiéis e / ou sermos obedientes, não estaremos mantendo nossa salvação sendo bons?

Por favor, entenda que não estou dizendo isso como uma acusação. Estou apenas fazendo as perguntas e expressando minha preocupação.

É bom ser fiel a Deus. É bom obedecer a Deus. Mas é assim que somos salvos ou permanecemos salvos? Nossa salvação repousa de alguma maneira em como somos bons?

Para mim, isso é perigosamente próximo à justiça das obras. Além disso, esse ensino de “manutenção da salvação” é o mesmo da Igreja Católica Romana, da igreja Mórmon e das igrejas das Testemunhas de Jeová (entre outras). Obviamente, percebo que apenas porque grupos falsos ensinam a mesma coisa não significa que o ensino esteja errado. Ainda assim, não posso deixar de me perguntar se algo está errado. E há outro problema.

TIAGO 2 e  GÁLATAS 3

  • Tiago 2:10: “Porquanto, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente“.
  • Gálatas. 3:10: “Pois todos os que são das obras da Lei estão debaixo de maldição. Porquanto está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todos os mandamentos escritos no Livro da Lei”

Outra preocupação que tenho é que, se alguém tentar manter sua salvação sendo fiel / bom, ele será obrigado a manter toda a lei?

Acredito que aqueles que procuram permanecer fiéis e obedientes a Deus para permanecer salvos diriam que não estão tentando manter sua salvação por suas obras, fidelidade, obediência, etc. Pelo menos, espero que não. Mas, uma lei não é uma instrução dada por Deus que tem um castigo por desobedecê-la?

Deus ordena que todos em todos os lugares se arrependam, Atos 17:30 . Em Êxodo 20 , Deus ordena que acreditemos nele. Pode-se dizer que a ordem de acreditar e se arrepender são leis, uma vez que  existem penalidades em desobedece-las? Você vê o problema?

Uma confissão

Eu não sou um cristão muito bom. Conheço meu coração traiçoeiro e pecador. Se minha salvação dependeu de alguma forma da minha fidelidade ou obediência, então estou com problemas. Eu nunca afirmaria que fui capaz de permanecer fiel o suficiente ou fazer o suficiente para manter minha posição em Deus. Eu simplesmente não tenho como fazê-lo. Em vez disso, confio totalmente nEle para me manter salvo, e não em mim ou o que eu possa fazer.

Tudo o que sou e tudo o que preciso é encontrado na obra de Cristo. Até minha capacidade de crer em Deus é obra do Senhor (João 6:28-29). Meu crer me foi concedido por Deus (Filipenses 1:29). E creio porque fui destinado para a vida eterna (Atos 13:48). Devo então declarar diante de Deus e dos homens que estou mantendo minha posição com Deus por minha própria fidelidade? Isso é algo que nunca posso reivindicar.

É por isso que pergunto às pessoas que acreditam que podem perder a salvação e que procuram mantê-la sendo fiéis: “Você está reivindicando o crédito por acreditar?” Se eles dizem que sim, estão cometendo o pecado da vangloria. Se eles dizem não, então pergunto a eles;

O que os faz pensar que, se Deus quem concedeu o crer (Filipenses 1:29), os designou para a vida eterna (Atos 13:48), os escolheu antes da fundação do mundo para salvação (Ef.1:4-52Tss. 2:13),  nos predestinou (Rm.8:29-30) e disse que ele não perderia nenhum (João 6:39), vai deixá-los se perderem após ter dito que era sua vontade que aqueles que cressem nEle não se perderiam e seriam ressuscitados no último dia? (João 6:37-40).

Então, como você responderia à pergunta se acreditasse que poderia perder sua salvação?

O que você deve fazer para mantê-la?

Você está sendo bom o suficiente?

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia