AdventismoTestemunhas de Jeová

1 Tessalonicenses 4:16 prova que Jesus é o arcanjo Miguel?

Por Luke Wayne

As Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus é o Arcanjo Miguel, a quem afirmam ter sido a primeira criação de Deus e a mais elevada de todas as “criaturas espirituais”, ou seres angelicais. Para argumentar a favor desse ensino, eles apontam para 1 Tessalonicenses 4:16 , que diz:

Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”

Embora não seja imediatamente aparente para a maioria dos leitores como este versículo pode significar que Jesus é o Arcanjo Miguel, o argumento desta passagem é mais ou menos assim:

  1. A voz de Jesus é a voz de um arcanjo
  2. Jesus, portanto, é um arcanjo
  3. Miguel é o único arcanjo
  4. Portanto, Jesus é Michael

Cada um desses pontos tem falhas inerentes que vale a pena abordar.

Primeiro, a leitura mais óbvia não é necessariamente que a “voz de um arcanjo” é a própria voz de Jesus. É apenas um dos vários sons ditos para acompanhar a segunda vinda de Jesus. Que uma trombeta soando e uma voz gritando marcam a chegada de Jesus soa mais como a aproximação de um rei anunciado por um arauto. Que Jesus é o rei não está em discussão. Até mesmo as Testemunhas de Jeová aceitam isso. Para um Rei vir com um arcanjo servindo-O como Seu arauto e para esse Rei ser posteriormente anunciado pelo toque da “trombeta de Deus”, pareceria fazer de Jesus alguém muito maior do que Miguel.

Em segundo lugar, mesmo se aceitarmos que a “voz de um arcanjo” se destina a descrever a própria voz de Jesus, essa seria uma maneira estranha de dizer que Jesus é um arcanjo. Se eu estivesse descrevendo um homem vindo me cumprimentar, não diria que ele “me chamou com a voz de um ser humano”. Isso seria estranho e totalmente inútil. Eu poderia dizer que “sua voz era a de um leão”, e você perceberia que ele estava falando alto, poderoso, ousado, talvez até com raiva. Eu poderia dizer que “ele falava com a voz de um rouxinol”, e você entenderia que sua voz era agradável e sua saudação doce ao ouvido. Em nenhum desses exemplos, no entanto, você pensaria que eu estava dizendo que o homem era literalmente um leão ou um rouxinol. Essas declarações são claramente metáforas. Eu não perderia meu tempo em dizer que um leão tem voz de leão porque isso é óbvio e inútil. Não diria que um rouxinol tem voz de rouxinol, porque isso não diz nada. Mesmo que Paulo estivesse dizendo que Jesus gritaria pessoalmente “com a voz de um arcanjo”, tal declaração poderia ser apenas uma metáfora. Além disso, pense no que acontece se você aplicar a lógica das Testemunhas de Jeová consistentemente neste versículo. Se Jesus deve ser um arcanjo porque Sua voz é a voz de um arcanjo, então Ele também deve ser Deus porque Seu toque de trombeta é o toque de trombeta de Deus. Obviamente, nenhuma Testemunha de Jeová aceitaria essa lógica aplicada ao último ponto, então por que eles deveriam pensar que é válido no primeiro? Simplesmente não há maneira lógica de ler esta passagem como realmente chamando Jesus de arcanjo.

Em terceiro lugar, é um grande salto passar de “um arcanjo” para “Miguel, o arcanjo”. As Testemunhas de Jeová tentam preencher essa lacuna afirmando que Miguel é o único arcanjo. O caso para isso é bastante fraco, no entanto. É verdade que muitas das principais traduções inglesas traduzem 1 Tessalonicenses 4:16 como “a voz do arcanjo” em vez de “a voz de um arcanjo”. No grego, entretanto, não há nenhum artigo aqui, e é por isso que até mesmo a “Tradução do Novo Mundo” das Testemunhas de Jeová vem com “um arcanjo” aqui. Traduções confiáveis ​​como ESV e NKJV também usam “um arcanjo”, e outras como a NASB colocam ” o“em itálico para que fique claro para o leitor que a palavra não está em grego. 1 Tessalonicenses em si não nos dá razão para pensar que haja apenas um arcanjo. As Testemunhas de Jeová, portanto, recorrem a outro lugar para tentar provar este ponto, reivindicando:

“A palavra de Deus se refere a Miguel ‘o arcanjo’. (Judas 9) Este termo significa ‘anjo principal’. Observe que Miguel é chamado o arcanjo. Isto sugere que há apenas um tal anjo. Na verdade, o termo ‘arcanjo’ ocorre na Bíblia somente no singular, nunca no plural,”(O que a Bíblia realmente ensina, pg. 218).

Essa é uma lógica horrível, e honestamente não posso acreditar que eles a publicaram. Vamos tentar aplicar este mesmo argumento a outra figura bíblica:

“A palavra de Deus refere-se a Alexandre ‘o latoeiro.’ (2 Timóteo 4:14) Note que Alexandre é chamado o latoeiro. Isto sugere que há apenas um tal comerciante. Na verdade, o termo ‘latoeiro’ ocorre na Bíblia somente no singular, nunca no plural.”

Você poderia escrever o mesmo parágrafo sobre “Simão, o zelote” (Lucas 6:15Atos 1:13 ) e muitos outros, e a conclusão é igualmente grotesca. O mesmo ocorre com o “Arcanjo Miguel”. O argumento é absurdo. Simão sendo designado “o zelote” obviamente não pretendia negar a existência de outros fanáticos. Chamar Alexandre de “o latoeiro” não nega o fato óbvio de que havia muitos outros latoeiros. Rotular Miguel como “o arcanjo” não tem nada a ver com o número de arcanjos que existem. Daniel 10:13 chama Michael de “um dos príncipes chefes”, indicando claramente que há outros anjos de sua categoria. No mundo antigo, as pessoas costumavam ter descritores associados a seus nomes. Assim, além de “Simão, o Zelote”, também vemos nomes como “Simão, o Leproso” (Mateus 26:6), “Simão, o Curtidor” (Atos 10:32) e “Simão, que se chamava Pedro” (Mateus 4:18). Essa era uma convenção normal para se referir às pessoas pelo nome, e Miguel não era exceção. Não há razão para pensar que Miguel seja o único arcanjo.

Em quarto e último lugar, visto que todas as premissas do argumento das Testemunhas de Jeová estão erradas, não há base para sua conclusão. A realidade é que Jesus não é um ser criado, nem mesmo o ser criado mais exaltado. Em vez disso:

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que já foi feito se fez” (João 1:3).

e:

Tu, Senhor, no princípio lançaste os alicerces da terra, E os céus são obra das tuas mãos; eles perecerão, mas tu permanecerás; eles também serão trocados como roupa. Mas vós sois o mesmo, e os vossos anos não acabarão“(Hebreus 1:10-12 ).

Não, Jesus não é Miguel. Jesus é o Senhor e Criador de Miguel. É por isso que um arcanjo será o arauto de Jesus e a trombeta de Deus anuncia Sua vinda. Jesus é o Rei de toda a criação porque Jesus é o Criador. Jesus é Jeová Deus.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia