AdventismoTestemunhas de Jeová

O Sacrifício de um homem comum seria o suficiente?

Por Luke Wayne

As Testemunhas de Jeová afirmam que Jesus era o arcanjo Miguel1 a primeira e mais elevada criação de Deus. Eles ensinam que Miguel foi transformado em um homem perfeito e não caído exatamente como Adão em todos os sentidos e não retendo qualquer natureza celestial, angelical ou divina. Eles afirmam que isso lhe permitiu ser o resgate pela queda de Adão e nos fornecer um meio de redenção, porque ele era exatamente como Adão, mas fez a escolha certa em vez da errada. 2 Assim, eles dizem, a balança da justiça foi equilibrada porque um homem perfeito caiu e outro homem perfeito se sacrificou para compensar essa queda. Os dois homens, portanto, devem ser precisamente iguais para que a equação funcione.

A Bíblia, entretanto, deixa claro que um mero homem não é suficiente para expiar todos os pecados e transgressões de todo homem, mulher e criança a quem Deus concederá a salvação. Se uma oferta deve levar todos os pecados de todos os redimidos, esse substituto não deve ser meramente igual a Adão, mas superior! Na verdade, vemos que as Escrituras exigem que, se alguém deseja ser salvo, o próprio Deus deve ficar no lugar de Seu povo e suportar a ira divina em seu favor. Só Ele é digno. Só ele é capaz. Só Ele é o suficiente.

Por exemplo, um dos versículos mais importantes para as Testemunhas de Jeová em seus ensinos sobre Jesus como o resgate igual pelos pecados é Romanos 5:19 :

Pois, assim como pela desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão feitos justos.”

 Entretanto, se olharmos a passagem completa, fica claro que, embora Jesus fosse de fato um homem perfeito, Ele também tinha que ser algo muito mais do que Adão era. Romanos 5:15-17 diz:

Contudo, não há comparação entre o dom gratuito e a transgressão. Pois, se muitos morreram por causa da desobediência de um só, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para multidões!  Por isso, não se pode comparar a graça de Deus com a consequência do pecado de um só homem; porquanto, o julgamento derivou de uma só ofensa que resultou em condenação, mas o dom gratuito veio de muitas transgressões e trouxe a justificação.  Pois, se pela transgressão de um só homem, a morte reinou por meio desse, muito mais os que recebem da transbordante provisão da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por intermédio de um único homem: Jesus Cristo!”.

Observe que duas vezes diz que o dom não era como a transgressão, e duas vezes contra-argumenta que se a morte veio pelo pecado de um, quanto mais a graça e a vida vêm do outro. Ele esclarece que Jesus não apenas reverte os efeitos do pecado de Adão, mas também expia os incontáveis ​​pecados subsequentes de muitos ao longo das gerações após Adão por quem Jesus morreu! Isso não quer dizer que Jesus é simplesmente como Adão, mas o oposto, mas sim que Jesus é maior e oposto! Já podemos perguntar aqui o que a mera criação poderia ser de tamanha santidade, pureza e tremendo valor que ele pudesse se oferecer sozinho pelos pecados de tantos, e a resposta seria óbvia que nenhuma simples criatura poderia fazer isso! Paulo, entretanto, não deixou os Romanos, ou nós, ter que adivinhar. Se olharmos um pouco antes na mesma passagem, lemos em 5:6-8:

6Em verdade, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu por todos os ímpios. 7Sabemos que é muito difícil que alguém se disponha a morrer por um justo; embora por uma pessoa que se dedique ao bem, talvez, alguém tenha a coragem de dispor sua vida. 8Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado.”

A passagem é bastante clara. Cristo morreu pelos ímpios. Embora dificilmente daríamos nossas vidas, mesmo por um homem bom, Deus mostra Seu grande amor dando Sua vida pelos pecadores. Se Cristo é qualquer um exceto Deus, a lógica se desintegra. Nossa relutância em dar nossas próprias vidas não pode ser significativamente comparada à disposição de Deus de dar a vida de outra pessoa além de si mesmo. Jesus até mesmo disse em João 15:13 que:

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.”

O maior amor é o sacrifício da própria vida, e Deus demonstra Seu grande amor por nós nisso, em que Cristo morreu por nós. Paulo compara isso diretamente com nossa falta de vontade de dar nossas próprias vidas por outra pessoa. O sacrifício não pode ser  de ninguém mais nem menos do que de Deus. Só Ele é digno. Apenas sua vida é suficiente. Mesmo Seu próprio amor perfeito só faz sentido à luz disso. Jesus poderia morrer por todos os nossos pecados somente porque Ele é o único Deus verdadeiro.

  • 1“O que a Bíblia realmente ensina” (Watchtower Bible and Tract Society, 2014) 218
  • 2Revista Watchtower, março de 2016 (Watchtower Bible and Tract Society, 2016) 5

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia