Doutrinas CristãsTestemunhas de Jeová

Mitos que circulam hoje sobre o Concílio de Nicéia

 

Mito #1: O Concílio de Nicéia inventou a Deidade de Jesus em 325 dC

O que o Concílio não fez

O Concílio de Nicéia não inventou a Deidade de Jesus. Cristãos bem antes do Concílio de Nicéia já acreditavam que Jesus era Deus baseado em uma série de passagens do Novo Testamento (João 5:18; 14: 9; 20:28; Hebreus 1: 8; Apocalipse 5: 9).

De fato, Jesus foi acreditado como Deus pelos primeiros cristãos:

  1. Paulo
    1. 1 Coríntios 8:6, “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.”
      1. Comentário: Paulo adaptou a declaração de fé judaica conhecida como o Shema que diz: “Ouve, ó Israel! O Senhor é nosso Deus, o Senhor é um!” e incluiu Jesus dentro desta declaração de fé em 1 Coríntios 8: 6 acima. Em outras palavras, ele cristianiza o Shema.
  1. Filipenses 2:5-11, “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.”
      1. Comentário: Jesus foi igual a Deus. Esta passagem em Filipenses 2: 5-11 contém um hino cristão primitivo que provavelmente data em algum momento entre os anos 40-60 dC. No verso 10, Paulo tira uma passagem de Isaías 45:23 que se aplica unicamente a Deus ou a Yahweh e aplica-a a Jesus. Em outras palavras, Jesus é Yahveh.
  1. 1 Coríntios 1:2, “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”
      1. Comentário: Uma das características definidoras da comunidade coríntia a quem Paulo estava escrevendo era que eles oravam a Jesus.  
  1. 1 Coríntios 16:22, ” Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata.”
      1. Comentário: Maranatha é uma declaração em aramaico que significa “Nosso Senhor Vem!” Foi uma expressão que os primeiros cristãos usaram para (1) falar com Jesus, pedindo-lhe para voltar em breve e (2) para lembrar um ao outro sobre o retorno de Jesus. Paulo escreveu 1 Coríntios em grego e deixou este aramaico “Maranatha” não traduzido. Isso provavelmente indica que essa palavra aramaica veio da mais antiga igreja falante de aramaico em Jerusalém. A expressão pode ser datada de  33 d.C. ou mais tardiamente em 51 d.C. Não obstante, mostra que os primeiros cristãos já estavam orando a Jesus e invocando-o a retornar. Isso é algo que alguém faria apenas por Deus.
  1. Evangelhos
    1. Jesus recebe adoração (Mt 2:2, 11; 14:33; 28:9; João 9:35-38;  1:6)
    2. Jesus Perdoa pecados (Mc 2:5-11; Lc 5:20)
    3. Jesus é chamado Deus
      1. João 20:28-29, “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.”
      2. João 5:18, “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
      3. João 14:9, “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai”?
    4. Outras cartas
      1. Jesus é chamado Deus
        1. Hb 1:8, “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.'” 
        1. Comentário: A passagem diz claramente “do Filho”, “SEU TRONO, Ó DEUS”. Jesus é chamado Deus. 
  1. Hinos são entoados a Jesus
    1. Revelação 5:9: ” E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.”
        1. Comentário: Para que os judeus do primeiro século cantem hinos de adoração a Jesus, que é o Cordeiro sentado no Trono, não é algo que eles fariam por alguém que não fosse Deus.

O que o Concílio fez

O Concílio de Nicéia esclareceu algumas questões que estavam enfrentando a comunidade cristã. A razão pela qual não havia um credo formal mais detalhado sobre a Divindade de Jesus, como o do Concílio de Nicéia, foi que (1) o Cristianismo era uma religião perseguida por tanto tempo que era mais difícil estudar e articular doutrinas que já foram acreditadas. Os cristãos mantinham certas crenças básicas, incluindo a Divindade de Jesus, mas não foi até que foram desafiados pelo arianismo (uma crença mantida pelas Testemunhas de Jeová  que ensina que Jesus é apenas um homem justo que foi criado por Deus) que os forçou a esclarecer e articular sua posição. (2) Em 313 dC, Constantino emitiu o Edito de Milão, que permitia que o cristianismo fosse uma religião tolerada. Isso permitiu a prática aberta do cristianismo, incluindo estudo e debate sobre as crenças cristãs corretas. Isso resultou em conflito com o arianismo, que afirmava que Jesus era um homem que foi criado por Deus.

Mito #2: O Concílio de Nicéia decidiu sobre o número de livros que deveriam estar no Novo Testamento (totalizando 27).

Resposta: O Concílio de Nicéia não tratou de questões de canonicidade, ou sobre quais livros deveriam fazer parte do Novo Testamento.1 Em vez disso, o Concílio tratou de questões relacionadas à Cristologia ou como alguém deveria entender quem é Jesus. Nicéia tratou especificamente da controvérsia ariana sobre se Jesus era eternamente Deus ou se era um ser criado.

Mito #3: O Concílio de Nicéia foi o primeiro credo cristão.

Resposta: Surpreendentemente para alguns, o conselho de Nicéia não foi o primeiro credo cristão. Na verdade, existem credos cristãos primitivos encontrados no Novo Testamento. Talvez os primeiros credos cristãos sejam encontrados em 1 Coríntios 15: 3b-7, que registra a morte, o sepultamento, a ressurreição e as aparições de Jesus. A maioria dos eruditos datam este credo para algum momento entre os dias 32 a 37 dC Além disso, 1 Coríntios 8: 6 contém uma versão cristã primitiva de Deuteronômio 6: 4 que é o Shema judaico ou declaração de fé judaica.

 Da mesma forma, há uma série de outras declarações de credo no Novo Testamento (Romanos 1: 4; 4:25; 1 Tim. 3:16; 1 Pedro 3: 18-22; etc.). É interessante que esses credos se concentrem na questão da filiação ou divindade de Jesus, morte e ressurreição. Notavelmente, estas são exatamente algumas das principais questões com as quais o Credo Niceno lidou! 

Uma lista de exemplos de credos cristãos primitivos:

  • Romanos 1:4, ” Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.”
  • Romanos 4:25, ” O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.”
  • 1 Tm. 3:16, ” E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.”
    • Comentário: Esta passagem fala de Jesus que foi “revelado na carne”. Isso indica que Jesus pré-existiu e se tornou carne. Jesus não foi apenas um mero homem que foi adotado por Deus porque ele era justo. Ele pré-existiu no céu como Deus Filho.

1. Os 27 livros padrão do Novo Testamento não apareceram até o ano 367 dC pelo bispo Atanásio. No entanto, vários livros já foram considerados autoritários bem antes disso. Veja: http://carm.org/myths-about-lost-books-of-new-testament.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia