Doutrinas CristãsTestemunhas de Jeová

Paulo achava que Jesus era Deus?

Os primeiros escritos cristãos que temos em existência vêm do apóstolo Paulo. Os primeiros escritos de Paulo vêm de cerca de 51 d.C. no caso de Primeiros Tessalonicenses ou cerca de 20 anos após a morte de Jesus em 30 d.C. Curiosamente, as visões de Paulo sobre Jesus eram sem precedentes no judaísmo de seu tempo.

Paulo pensou em Jesus como Deus. Parece razoável concluir que Paulo certamente teve uma alta Cristologia, na qual Jesus recebeu adoração e devoção, sem precedentes no judaísmo do primeiro século. Do contexto mais amplo das cartas indiscutíveis de Paulo, há várias indicações dessa alta devoção a Jesus.1

  1. Jesus é Yahweh

Talvez uma das mais claras indicações de que Paulo pensava que Jesus era o Senhor vem do fato de que ele usou as passagens monoteístas do Velho Testamento que se referiam unicamente ao Senhor e as aplicou ao Senhor Jesus Cristo (Romanos 10:13 cf Joel 2:32; 1 Coríntios 1:31 cf. Jr 9:24, 1 Coríntios 2:16 cf. Isaías 40:13, 1 Coríntios 10:26 cf. Sl 24: 1, 2 Coríntios 10:17 cf. Jer. 9:24 por apenas alguns exemplos). 1 Coríntios 2:16, por exemplo, alude a Isaías 40:13 que está no contexto de algumas das afirmações monoteístas mais explícitas em todo o Antigo Testamento (cf. Isaías 40: 13-28; 43:10; 44: 6 8; 45: 5).

Romanos 10:13 com. Joel 2:32

Romanos 10:13, ” Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.'”2

Joel 2:32, “E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.” 

Comentários: O SENHOR  a referência aqui é a Yahweh. No entanto, Paulo toma a referência do Senhor em Joel 2:32 e aplica-o a Jesus em Romanos 10:13..

 1 Coríntios 1:31 compare. Jeremias 9:24

1 Coríntios 1:31, ” Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.'”

Jeremias 9:24, ” Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.”

Comentários: O Senhor em 1 Coríntios 1:31 é uma referência a Jesus, enquanto a citação é uma referência a Yahweh.

 1 Coríntios 2:16 Compare. Isaías 40:13

1 Coríntios 2:16, “Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”

Isaías 40:13, “Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?

Comentários: O Senhor no contexto de 1 Coríntios 2 é Jesus. enquanto o Senhor em Isaías 40: 13 é Yahweh.

1 Coríntios 10:26; compare. Salmos 24:1

1 Coríntios 10:26, ” Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.”

Salmos 24:1, ” DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.”

Comentários: O Senhor no contexto de 1 Coríntios 10 é Jesus, enquanto o Senhor no Salmo 24: 1 é Yahveh.

2 Coríntios 10:17 compare. Jeremias 9:24

2 Coríntios 10:17, ” Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no SENHOR.”

Jeremias 9:24, ” Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.”

Comentários: O Senhor no contexto de 2 Coríntios 10 é Jesus, enquanto o Senhor em Jeremias 9:24 é Yahweh.

A Jesus são dirigidas orações.

Os primeiros cristãos oraram a Jesus por seu retorno e por bênção e até foram descritos como aqueles que invocam o nome do Senhor Jesus, o que provavelmente indica que tal oração era uma parte regular de suas práticas devocionais (1 Coríntios 1: 2; 16:22; 2 Coríntios 12: 8; Romanos 10:13). 1 Coríntios 1: 2 e Romanos 10:13 até se baseiam em uma passagem do Antigo Testamento referindo-se a Javé, que era o único nome hebraico para Deus, e o aplicam a Jesus.

A Jesus são entoados hinos.

Eles também compuseram hinos descrevendo Jesus como pré-existente e ativo nos temas da criação, redenção e salvação no tempo do fim (Filipenses 2: 6-11). Somente Deus era o Criador, e Jesus para compartilhar nessa ação indica que Ele poderia ser visto unicamente como compartilhando a identidade de Deus ou sendo o próprio Deus. Da mesma forma, o fato de que Paulo pensava em Jesus como pré-existente indica que ele certamente tinha alguma visão da encarnação ou da vinda de Jesus a Terra como um ser humano (cf. 2 Cor. 8: 8-9; Filipenses 2: 6-6). 11).

Jesus é Preexistente

Como mencionado brevemente, Paulo teve uma concepção de Jesus sendo preexistente (cf. Rm 8: 3; 1Co 8: 6; 10: 4; 15:47; 2Co 8: 9; Gl 4: 4). Isso seria totalmente coerente com a ideia de Jesus ser encarnado como um humano.

  • Romanos 8: 3, “Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne.”
  • 1 Coríntios 8: 6: “Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e nós existimos para Ele; e um só Senhor, Jesus Cristo, por quem são todas as coisas, e nós existimos por meio dele.”
  • 1 Coríntios 10: 4: “E todos bebiam a mesma bebida espiritual, porque estavam bebendo da rocha espiritual que os seguia; e a rocha era Cristo”.
  • 1 Coríntios 15:47: “O primeiro homem vem da terra, o segundo é do céu.”
  • 2 Coríntios 8: 9: “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.”
  • Gálatas 4: 4: “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido debaixo da lei.”
Jesus é o Criador

Paulo também descreveu Jesus como Criador, “No entanto, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e nós existimos para Ele; e um Senhor, Jesus Cristo, por quem são todas as coisas, e nós existimos através Dele. ” (1 Coríntios 8: 6). Isaías 44:24 diz: “Assim diz o SENHOR, seu Redentor e aquele que te formou desde o ventre materno, eu, o SENHOR, sou o Criador de todas as coisas, estendendo os céus por mim mesmo e espalhando a terra sozinho.” Nesta passagem, o Senhor [hebraico Iahweh] diz que ele criou a terra sozinho. No entanto, Paulo diz que Jesus criou todas as coisas. Portanto, em certo sentido, Jesus deve ser Deus.

Também é importante notar que Paulo estava muito familiarizado com esta passagem de Isaías 44:24 devido ao seu conhecimento do contexto circundante em Isaías 40-44 em suas numerosas outras alusões a Isaías (1Co 2:16 cf. Is 40). : 13).

Outras indicações

Há também uma série de outras fortes indicações de que os primeiros cristãos, como Paulo, viam Jesus como Deus.

Primeiro, esses primeiros cristãos compunham declarações de credo nas quais Jesus era seu objeto (Rm 1: 3-4; 10: 9-10).

Em segundo lugar, eles descreveram seus serviços de adoração como reunidos em nome do Senhor (1 Coríntios 5: 4).

Terceiro, eles batizaram novos convertidos em nome de Jesus (Rm 6: 3; Gl 3:27). Quarto, eles celebravam uma refeição sagrada que eles chamavam de “a Ceia do Senhor” (1 Coríntios 11:20; cf. 10:21).

Não há virtualmente nenhum outro exemplo comparável em toda a literatura judaica do período de tempo para indicar que qualquer figura, ser semidivino, ou alguém recebeu esse tipo de devoção que não seja Deus.

 Portanto, parece sábio concluir como David Capes faz: “Essas práticas implicam que os primeiros cristãos adoravam Jesus e pensavam nele da maneira que se pensa em Deus..”3 

Quando Paulo Pensou que Jesus era Deus?

Uma questão importante surge quando consideramos o fato de que Paulo pensava em Jesus como Deus.

 Quando essa crença em Jesus como Deus surgiu pela primeira vez?

Talvez os primeiros exemplos que vemos desta crença em Jesus como Deus vem de Filipenses 2: 5-11, que é provavelmente um hino pré-paulino. Filipenses foi escrito por volta de 60 d.C. Uma vez que o hino antecede a escrita de Filipenses, podemos especular que o hino foi composto nos anos 50 ou talvez até nos anos 40. No entanto, as crenças sobre as quais o hino se baseia seriam de um período até mais cedo. Isso essencialmente empurraria a crença na divindade de Jesus para algum momento talvez nos anos 30 ou 40. No entanto, considerando o fato de que Paulo tinha como certo a crença de sua audiência na Deidade de Jesus, é bem possível que esses primeiros cristãos acreditassem que Jesus era divino desde o princípio.

Da mesma forma, é interessante notar que Paulo visita Jerusalém em Gálatas 1-2, e não temos registro dos primeiros apóstolos contradizendo ou contestando as altas visões de Paulo sobre Jesus.

Portanto, parece razoável argumentar que nunca houve um tempo em que os cristãos mais antigos não tivessem uma visão altamente exaltada de Jesus, na qual Ele pudesse ser descrito de maneiras apenas reservadas a Deus.

O que isto significa?

É interessante notar que, mesmo nos primeiros escritos cristãos que temos, Jesus já está recebendo um tipo de devoção sem precedentes no judaísmo do período.

 Essa devoção inicial a Jesus foi radical e explosivamente súbita. Alguns estudiosos argumentam que, essencialmente, nunca houve um tempo em que Jesus não fosse adorado como Deidade e o Senhor crucificado e ressuscitado.

A ideia de Jesus ser preexistente e tornar-se encarnado como humano ou a ideia de Jesus ser Deus não foi algo que levou anos para ser desenvolvido e foi de alguma forma inventado pelo apóstolo João no final do primeiro século. Em vez disso, mesmo os primeiros escritos cristãos contêm uma visão altamente exaltada de Jesus, onde Ele pode ser visto como Deus.

Finalmente, ainda mais, é altamente improvável que essa noção de Jesus sendo divino tenha sido emprestada de alguma forma da mitologia pagã ou das religiões greco-romanas, já que essa crença é extremamente antiga.

  • 1. É interessante notar que Paulo nunca defende sistematicamente suas visões de Jesus (Cristologia). Ele leva sua devoção e crença na divindade de Jesus  concedida nas Igrejas às quais ele escreve.
  • 2. Em muitas traduções modernas, quando um autor do Novo Testamento está citando o Antigo Testamento, o texto do Antigo Testamento está em caixa alta.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia