Testemunhas de Jeová

Habacuque 1:12 prova que Jesus não pode ser Deus?

Muitas Testemunhas de Jeová apelam para Habacuque 1:12 como uma prova de que Jesus não poderia ser Deus. A passagem, dizem eles, promete que Deus não morrerá. Desde que Jesus morreu, Ele não pode ser Deus. Este argumento não apenas enfrenta uma falha dentro do próprio verso, mas, mais importante, falha em entender o ensino bíblico de que Jesus era totalmente Deus e totalmente homem. Jesus poderia viver uma vida humana e morrer uma morte humana sem contestar a imortalidade de Sua natureza divina porque Suas naturezas divina e humana são distintas . Quando entendemos o milagre da encarnação, não há conflito, e o argumento das Testemunhas de Jeová é insignificante.

O problema textual

O versículo em que se baseia o argumento das Testemunhas de Jeová diz:

“Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar” ( Habacuque 1: 12 ).

Ou, na “Tradução do Novo Mundo” das Testemunhas de Jeová:

“Por acaso tu não existes desde a eternidade, ó Jeová?+Ó meu Deus, meu Santo, tu não morres.*+Ó Jeová, tu os designaste para executar julgamento;Minha Rocha,+ tu os estabeleceste para trazer punição”Habacuque 1:12 , TNM ).

Observe a diferença fundamental entre essas duas traduções. A JFA diz “nós não morreremos”, enquanto o NWT lê “tú não morres.” Na primeira, a passagem é uma promessa de que Deus, em sua fidelidade imutável, preservará seu povo. 

Neste último, é uma afirmação de que o próprio Deus não morrerá. Então, qual o certo?

A maioria dos manuscritos hebraicos diz “não vamos morrer”. A Septuaginta (a antiga tradução grega das Escrituras Hebraicas, frequentemente citada no Novo Testamento e usada pelos primeiros cristãos) também tem “não morreremos”. A Vulgata Latina também mantém essa leitura. A cópia de Habacuque entre os Pergaminhos do Mar Morto tem uma lacuna nessa frase, 1 no entanto, os pergaminhos também incluem um comentário sobre Habacuque, cujo conteúdo indica claramente que o texto dizia: “não morreremos”. 2

Não é de surpreender que essa também seja a leitura encontrada em traduções proeminentes em inglês, incluindo a KJV, NKJV, NASB e ESV, bem como as traduções do inglês antigo até John Wycliffe. É a leitura na versão “Árvore da Vida” judaica messiânica, e até mesmo a Tradução do Novo Mundo inclui uma nota de rodapé apontando que “não morreremos” é uma leitura plausível. 

As evidências apoiam fortemente a ideia de que este verso não diz realmente que Deus não morrerá, o que torna o argumento das Testemunhas de Jeová no melhor dos casos tênue antes mesmo de começarmos a discutir o argumento real!

Tendo notado isso, há uma tradição de minoria dos copistas que diz “Você não vai morrer”, e as Testemunhas de Jeová não são as únicas que acreditam que essa é a leitura original. Traduções cristãs populares como a NVI, NRSV e HCSB, todas preferem “Você não vai morrer”. Então, por uma questão de argumento, vamos supor que esta é, de fato, a leitura correta. Isso ainda não prova o ponto de vista das Testemunhas de Jeová.

A morte de Cristo e a imortalidade de Deus

É importante notar que, enquanto Jesus é 100% Deus, Ele não exaure tudo o que Deus é. O Pai não se encarnou em Cristo. Nem o Espírito Santo. Somente o eterno Filho , a Palavra incriada , a segunda pessoa da Trindade, tomou-se carne.

“Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz “( Filipenses 2: 6-8 ).

Deus o Filho, assumiu uma vida humana e assim poderia morrer uma morte humana, mas a morte dele representa a morte daquela vida humana, não a morte da natureza eterna de Deus. O Pai não morreu. O Espírito não morreu. De fato, a natureza eterna e divina da Palavra não morreu. A humanidade que Ele levou sobre Si morreu. Ele veio em carne, e naquela carne Ele morreu e ressuscitou, mas isso fala da mortalidade inicial da natureza humana que Ele assumiu. Não faz finita a natureza divina infinita e imortal de Deus.

Dizer que Deus não pode fazer isso, que Deus não pode entrar em sua criação enquanto permanece divino, é limitar o poder de Deus. Deus, em Sua natureza eterna e divina, é imortal e não pode morrer, mas isso não significa que Deus não pode assumir uma vida humana e, então, que a vida humana venha a morrer. É perfeitamente lógico que Deus pudesse fazer isso sem dizer que Deus, em Sua eterna natureza divina, “morreu”. 

A Palavra, que era eternamente tanto “com Deus” e “era Deus” ( João 1: 1 ), também “se fez carne e habitou entre nós” ( João 1:14 ). Este é o milagre da encarnação.

Este não é um novo conceito filosófico inventado no final da história da Igreja. É a conclusão lógica que vem de examinar as Escrituras como um todo sobre quem era Cristo e o que Ele fez.

 Inácio de Antioquia (35-108 dC), um dos primeiros escritores cristãos depois do Novo Testamento, escreveu a um colega pastor cristão:

“Olhe para Aquele que está acima de todos os tempos, eterno e invisível, mas que se tornou visível por nossa causa; impalpável e impassível, mas que sofreu por nossa causa; e que de todas as formas suportou o sofrimento por nós” (Inácio, Epístola a Policarpo, Capítulo 3).

Alguns manuscritos mais longos até leem:

“que era antes do tempo, mas apareceu no tempo; que era invisível por natureza, mas visível na carne; que era impalpável, e não podia ser tocado, como estando sem corpo, mas por nós se tornou tal, podia ser tocado e tratado no corpo, que era impassível como Deus, mas tornou-se passível por nós como homem, e que de todas as maneiras sofreu por causa de nós “

Em qualquer das versões, temos uma compreensão clara e precoce de que Jesus era tanto Deus quanto homem. Como Deus, Ele era intocável e impassível, mas ao assumir uma natureza humana, Ele poderia sofrer e morrer por nossa causa. Como escreveu o antigo escritor cristão latino Tertuliano:

“Agora, ainda que Cristo seja Deus, sendo também homem, ‘Ele morreu de acordo com as Escrituras’, e ‘de acordo com as mesmas Escrituras foi enterrado'” (Tertuliano, Um Tratado sobre a Alma, Capítulo 60).

Desta forma, não há contradição na ideia de que Deus é imortal, que Jesus é Deus e, no entanto, que Jesus provou a morte humana.

 

  • Martin Abegg Jr., Peter Flint, e Eugene Ulrich, A Bíblia dos Manuscritos do Mar Morto (HarperOne, 1999) 460
  • Geza Vermes, The Complete Dead Sea Scrolls em Inglês (Penguin Books, 2004) 511

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia