Testemunhas de Jeová

A Organização Torre de Vigia é um interprete Confiável das Escrituras?

 

As Testemunhas de Jeová identificam seu corpo governante, a Organização Torre de Vigia, como o “escravo fiel e discreto ” de Mateus 24:42-46 . Eles acreditam que somente com a ajuda guiada pelo Espírito dessa organização é possível entender adequadamente a Bíblia. Assim diz uma publicação da Torre de Vigia:

Todos os que querem entender a Bíblia devem entender que a ‘sabedoria muito diversificada de Deus’ só pode ser conhecida por meio do canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto” (A Sentinela de 1. ° de outubro de 1994, p. 8).

Eles se identificaram coletivamente como profetas de Deus e admitiram que, se as pessoas estudassem a Bíblia por conta própria, chegariam às crenças cristãs tradicionais, como a Trindade, e não aos ensinamentos distintos. das Testemunhas de Jeová. Somos, portanto, solicitados a abandonar o significado óbvio da Bíblia e, em vez disso, aceitar a interpretação da Watchtower como autoritativa. 

A Organização Torre de Vigia, no entanto, provou ser um intérprete completamente indigno de confiança da Bíblia. Uma prova clara disso vem do fato de que o sistema de interpretação da Watchtower  produziu consistentemente previsões específicas. Quando eles usam sua abordagem da Bíblia para prever eventos futuros (o que eles fizeram em muitas ocasiões), eles falharam o tempo todo.

 Os escritores da Torre de Vigília admitem que este é um teste perfeitamente justo, tendo eles próprios dito:

Jeová Deus é o Grande Identificador de seus verdadeiros mensageiros. Ele os identifica fazendo as mensagens que ele realiza através deles se tornar realidade. Jeová é também o Grande Expositor de falsos mensageiros. Como ele os expõe? Ele frustra seus sinais e predições. assim, ele mostra que eles são prognosticadores autonomeados, cujas mensagens realmente provêm de seu próprio raciocínio falso – sim, seu próprio pensamento carnal! ” (A Sentinela , 1º de maio de 1997, pág. 8)

O problema não é apenas que eles fazem falsas previsões sobre a autoridade da palavra de Deus e são, portanto, falsos profetas. Esse é certamente um grande problema e é mais do que suficiente para rejeitá-los, mas há mais. 

O problema é também que o sistema de interpretação que os leva a essas falsas previsões trai o fato de que eles não têm ideia de como ler e entender a Bíblia corretamente e, portanto, não têm absolutamente nenhum motivo para insistir que suas próprias interpretações fracassadas devam ser acreditadas. Tais falsas previsões são o resultado de seu método particular de interpretação. Esta é uma evidência clara de que esta interpretação é, para usar suas próprias palavras, “raciocínio falso – sim, seu próprio pensamento carnal!”

1925 e o jubileu

Tomaremos como um exemplo claro a previsão fracassada de uma ressurreição de 1925 dos santos. Um artigo de 1922 da Watchtower começa:

Não temos dúvida alguma sobre a cronologia relativa às datas de 1874, 1914, 1918 e 1925″Atalaia , 1922, pg. 147).

E termina:

Aqueles que seguem a cronologia de Jeová são manifestamente seu povo; porque, disse Jesus Cristo, ‘O Espírito da verdade … irá guiá-lo em toda a verdade; ele te mostrará as coisas que virão ‘; e ‘a revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer’ – João 16:13 , Apocalipse 1: 1 , ”(A Sentinela , 1922, pg. 219)

E o que exatamente foi significativo em 1925 sobre o qual a organização Torre de Vigia estava tão certa?

“Portanto, podemos esperar confiantemente que 1925 marcará o retorno de Abraão, Isaque, Jacó e os fiéis profetas do passado, particularmente aqueles nomeados pelo Apóstolo em Hebreus 11, à condição de perfeição humana” ( Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão). 1918, p. 89).

Obviamente, isso não aconteceu. O que eles disseram ser “sem dúvida” era, de fato, falso. Eles alegavam que aqueles que acreditavam nessa cronologia eram manifestamente o povo de Deus, mas a cronologia estava completamente errada.

 Como eles chegaram a esta data em primeiro lugar? Através de uma maneira muito pobre de ler e aplicar a Bíblia, é claro!

Levítico 25: 1-12 descreve o ano do Jubileu. A cada sete anos a terra deveria descansar em vez de ser plantada e trabalhada. Depois de sete desses ciclos de sete anos (ou 49 anos de trabalho e descanso), o quinquagésimo ano era o ano do Jubileu, quando todas as dívidas deviam ser perdoadas e os escravos libertados. Os escritores da Torre de Vigia apontaram para essa prática, depois a combinaram com a previsão de Jeremias de que Israel enfrentaria 70 anos em cativeiro ( Jeremias 25: 11-12 , 29:10 ). A literatura da Torre de Vigia ensinou que o que Jeremias realmente  significava é que haveria 70 anos de cativeiro na Babilônia, mas que haveria 70 desses ciclos de 50 anos do Jubileu. O texto de Jeremias nunca implica isso, mas os escritores da Torre de Vigia insistem que quando Jeremias diz “ano” ele deve significar “ano do Jubileu”. Além do mais, eles nem sequer contaram esses ciclos jubilares do tempo de Jeremias ou do tempo do cativeiro babilônico que Jeremias estava claramente discutindo. Em vez disso, eles inexplicavelmente insistiram que se deve contar a partir de quando o jubileu foi instituído pela primeira vez no tempo de Moisés, que eles calcularam ser 1575 aC. Assim, contando 70 ciclos para a frente de 50 anos (ou 3.500 anos), eles chegaram em 1925 como a data de cumprimento da profecia de Jeremias. Em 1925, segundo eles, o símbolo do ano do Jubileu seria cumprido na realidade última para a qual ele apontava, a restauração de todas as coisas começando com as ressurreições descritas na citação acima..1

Se tudo isso soa mais do que um pouco complicado para você, você não está sozinho! Mas é assim que a literatura da Torre de Vigia interpreta a Bíblia; um verso arrancado daqui e um capítulo de lá são remendados e feitos para encaixar num sistema com o qual não têm nada a ver. Os setenta anos de Jeremias foram claramente anos de cativeiro na Babilônia. Você não tem que aceitar minha palavra, 2 Crônicas 36: 21-22 nos diz isso explicitamente, e diz que eles foram cumpridos quando Ciro trouxe o povo de Israel de volta à terra! Daniel 9 usa a profecia de Jeremias para apontar para uma realidade maior, mas não foi uma conexão forçada sobre os ciclos do Jubileu ou uma ressurreição dos santos em 1925. Foi sobre a vinda do Messias e sobre a salvação final nEle que o retorno da Babilônia prefigurou. Foi sobre a aparição de Jesus que vemos cumprida no Novo Testamento! 

A sociedade Torre de Vigia perdeu tudo isso porque eles não podem interpretar a Bíblia corretamente. Eles provaram que não o podem, porque usaram essas passagens para fazer uma de suas muitas previsões falsas que traem o fracasso de seu sistema interpretativo.

 

  • Este sistema é explicado detalhadamente na publicação da Watchtower Millions Now Living Will Never Dienas páginas 87-89 e na revista Watchtower de fevereiro de 1925 , página 52.

 

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia