Perguntas Sobre

Devemos pronunciar corretamente o nome do Salvador para sermos salvos?

Por Matt Slick 

 Há um movimento entre alguns grupos que dizem que devemos pronunciar o nome de Jesus de maneira apropriada ou estaremos pecando.  

Existem variações nas posições. Alguns dizem que o nome de Jesus deve ser pronunciado apropriadamente de acordo com o grego, enquanto outros dizem que deve ser pronunciado como Yeshua (ver o nome de Jesus é realmente Yeshua? ). Seja qual for a afirmação, ambas não se sustém. 

 Não é a pronúncia de uma palavra que nos torna cristãos ou não. É receber Jesus, que é Deus em carne, pela fé que nos faz cristão.  O nome  não precisa ser pronunciado de uma maneira específica, como se essa pronúncia tivesse algum poder em si mesmo. Em vez disso, somos salvos pela fé na obra de Cristo na cruz, e isso não pode ser desfeito pela falha em pronunciar o nome de Jesus corretamente. 

 Pense nisso. Devemos dizer “theos” ao dizer “Deus”, pois é assim que a palavra é pronunciada em grego? 

 Ou quando chamamos Jesus de “Salvador” como em Fp. 3:20 , devemos pronunciar a palavra como é em grego “sotare”, ou não há problema em usar a palavra na língua portuguesa “salvador”?  

A palavra para Cristo é pronunciada em grego como “cristos”. Devemos pronunciar isso corretamente também para ter certeza de que não estamos acidentalmente servindo a um falso messias? Claro que não! 

 A verdade é que ninguém realmente sabe a pronúncia exata de Jesus de acordo com o grego. Os professores gregos só podem ensinar aos alunos as pronúncias que receberam de seus professores.  

Depois de centenas de gerações, alguém pode ter absoluta certeza de como o grego antigo foi pronunciado? Eu me lembro que no seminário quando um professor falou sobre isso, ele disse que ninguém tinha certeza absoluta de como o grego é pronunciado. Ele disse que eles tinham uma boa ideia da pronuncia, mas ninguém tinha absolutamente 100% de certeza. Então, se aqueles que dizem que devemos pronunciar o nome de Cristo corretamente, devem colocar sua fé em tal ideia, então eles, por sua própria admissão, devem saber que podem estar pronunciando erroneamente o verdadeiro nome do Messias. 

 Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos“. ( Atos 4:10-12 ). 

  

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia