Testemunhas de Jeová

Jesus ressuscitou dos mortos no mesmo corpo em que Ele morreu?

Sim, Jesus ressuscitou dos mortos no mesmo corpo em que Ele morreu.

Em João 2:19-21 , Jesus disse: “Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo“.  

Jesus profetizou que Ele ressuscitaria dos mortos no próprio corpo em que Ele morreu. Agora mesmo, no céu, Jesus tem um corpo físico. Ele tem cicatrizes nos pulsos, tornozelos, e no lado de seu corpo. Ele reteve as feridas de Sua crucificação. Depois de sua ressurreição, Ele apareceu a Tomé. “Então Ele disse a Tomé: ‘Põe aqui o teu dedo e vê as Minhas mãos, e chega até aqui a tua mão, e põe-na no Meu lado; e não seja incrédulo, mas crente'” (João 10:27). Observe que Jesus ainda reteve o buraco no Seu lado onde ele foi perfurado. “mas um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água” (João 19:34).

Alguns estudiosos pensam que quando Jesus apareceu aos discípulos na estrada para Emaús em Lucas 24:13-35 a razão pela qual eles não o reconheceram foi que Jesus havia sido espancado na face, e Sua barba havia sido arrancada de Seu rosto e Ele estava simplesmente irreconhecível. Não foi até depois que Ele partiu o pão e expôs Seus pulsos que eles então viram quem Ele era; mas isso é apenas uma teoria.

Seu corpo era um corpo glorificado. Era o mesmo corpo, mas era diferente. 1Co.15:42-44 diz: “Assim também é a ressurreição dos mortos. É semeado um corpo perecível, é ressuscitado um corpo imperecível; 43 é semeado em desonra, ressuscita em glória, é semeado em fraqueza, é elevado em poder;  é semeado um corpo natural, é criado um corpo espiritual. Se existe um corpo natural, há também um corpo espiritual “.

Não sabemos exatamente o que um corpo ressuscitado é capaz de fazer; mas Jesus apareceu em ambientes sem aviso prévio. Talvez possamos ter a mesma habilidade em nossa ressurreição.

A ressurreição física de Jesus é uma doutrina muito importante. 1 Co. 15:14 diz: “e se Cristo não ressuscitou, então nossa pregação é vã; vossa fé é vã também“. A razão de ser tão importante é que a ressurreição física de Jesus é a prova de que a morte foi conquistada e que também nós seremos ressuscitados fisicamente. Dizer que Jesus não ressuscitou dos mortos é dizer que a morte teve vitória sobre ele. Se assim fosse, estaríamos sem esperança; e o pecado ainda teria seu poder.

1 Co. 15: 53-57 ,”53Pois é impreterível que este corpo que perece se revista de incorruptibilidade, e o que é mortal, se revista de imortalidade. 54No momento em que este corpo perecível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, for revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “Devorada, pois, foi a morte pela vitória!” 55“Onde está, ó Morte, a tua vitória? Onde está, ó Morte, o teu aguilhão?” 56Porquanto, o aguilhão da Morte é o pecado, e o poder do pecado é a Lei. 57Contudo, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo!”.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia