Catolicismo

Os católicos adoram a Maria?

Por Matt Slick

A adoração é uma ação que tem aspectos físicos e espirituais. Vamos definir a adoração antes de vermos se a Igreja Católica Romana defende a adoração a Maria (adoração, devoção a, confiar em, glória devida, olhar para, orar, adorar).

Os católicos atribuem a Maria aspectos físicos (altares, reverências, festas, locais) e espirituais “em seu sentido mais geral, é uma homenagem prestada a uma pessoa ou uma coisa. Neste sentido, podemos falar de culto ao herói, adoração do imperador, de demônios, dos anjos, até mesmo de relíquias, e especialmente da cruz.” (newadvent.org/cathen/15710a.htm)

  • “O serviço de louvor, adoração, ação de graças e petição dirigida a Deus através de ações e atitudes. O culto cristão é trinitarista em forma, como o louvor é oferecido a Deus através de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo.”
    • (McKim, Donald K .. Dicionário de Termos Teológicos de Westminster, Segunda Edição: Revisado e Expandido (Kindle Locations 15488-15490). Westminster John Knox Press. Kindle Edition.)

Deus adverte as pessoas a não caírem na idolatria e falsa adoração. Isso leva ao pecado. Considere este verso de Isaías. Ela se encaixa ao povo católico romano?

“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído” (Isaías 29: 13).

Adoração “Eu te amo, ó SENHOR, a minha força. O SENHOR é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador, meu Deus, a minha rocha, em quem me refugio; O meu escudo e o poder da minha salvação, a minha fortaleza” (Salmo 18:1–2). E, “Atribuições ao SENHOR, ó filhos dos poderosos, declara ao SENHOR glória e força. 2 Atribui ao SENHOR a glória devida ao seu nome; adorai ao SENHOR em santo mandamento” (Salmos 29:1-2) E, “Senhor, abre os meus lábios, para que a minha boca declare o teu louvor” (Salmos 51:15).
Altares “ Levemo-nos e subiremos a Betel, e ali farei um altar a Deus , que me respondeu no dia da minha angústia e esteve comigo onde quer que eu tenha ido” (Gênesis 35: 3).
Curvar-se “Quando Pedro entrou, Cornélio o encontrou, caiu a seus pés e o adorou . 26 Pedro, porém, levantou-o, dizendo: “Levanta-te; Eu também sou apenas um homem ”(Atos 10:25-26 ). E, “Moisés apressou-se a curvar-se para a terra e a fazer adoração  9 Disse ele: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, ó Senhor, que o Senhor vá em nosso meio, ainda que o povo seja tão obstinado e perdoe nossa iniquidade e nosso pecado, e nos leve como Sua própria possessão ”(Êxodo 34: 8–9).
Veja também, Ap. 22: 8–9 .
 
Devoção  “E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma” (1 Coríntios 7:35). “Todas as gerações me chamarão abençoado”: “A devoção da Igreja à Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão”. A Igreja honra justamente “a Santíssima Virgem com especial devoção . Desde os tempos mais antigos a Santíssima Virgem foi honrada com o título de ‘Mãe de Deus’, a cuja proteção os fiéis voam em todos os seus perigos e necessidades…. uma devoção muito especial […] difere essencialmente da adoração que é dada ao Verbo encarnado e igualmente ao Pai e ao Espírito Santo, e favorece grandemente essa adoração. ” As festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e à oração mariana, como o rosário, “epítome de todo o Evangelho”, expressam esta devoção à Virgem Maria “
Confiar “Portanto, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus confiem suas almas a um Criador fiel, fazendo o que é certo” (1 Pe 4:19). ” Ao nos entregarmos à oração dela , nós nos entregamos à vontade de Deus junto com ela: ‘Seja feita a tua vontade’ (CIC 2677).
Festas “Amanhã será uma festa ao Senhor” (Êxodo 32: 5). ” As festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e à oração mariana, como o rosário,” epítome de todo o Evangelho “, expressam esta devoção à Virgem Maria” (CIC. 971).
Glória  Tributai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade” (1Cr 16:29). ” Nós, portanto, que, embora indignos, ocupamos o lugar de Vigário de Cristo sobre a terra, nunca cessaremos de promover a glória de tão grande Mãe , enquanto durar a vida .” (Vatican.va)
Localizações “ Nossos pais adoravam nesta montanha, e vocês dizem que em Jerusalém é o lugar onde os homens devem se manifestar .” 21 Jesus disse a ela: “Mulher, creia-me, vem uma hora em que nem nesta montanha nem em Jerusalém. adorarás o Pai? ”(João 4: 20–21). Nossa Senhora de Guadalupe, México, 1531

Nossa Senhora de Lourdes, França, 1858

Nossa Senhora de Fátima, Portugal, 1916

Nossa Senhora de Banneux, Bélgica, 1933

Nossa Senhora de Medjugorje, Bósnia,1981

·etc …

Olhar para ” Assim nossos olhos olham para o Senhor nosso Deus , até que ele seja misericordioso para conosco” (Salmos 123: 2). “Depois de falar da Igreja, sua origem, missão e destino, não podemos encontrar melhor maneira de concluir do que olhando para Maria ” (CCC 972).
Oração para “Então invoquei o nome do SENHOR: ‘Ó SENHOR, peço-te, salva a minha vida!'” (Salmo 116: 4).

“Jesus falou estas coisas, e levantando os olhos para o céu, Ele disse: ” Pai, chegou a hora, glorificai o teu Filho, para que o Filho te glorifique, 2 assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que a todos os que Lhe deste, possa dar a vida eterna ” (João 17:1. –2 ).

“Voltemo-nos em oração a Maria, Mãe da Igreja e Mãe de nossa fé. Mãe, ajudar a nossa fé! Abre os nossos ouvidos para ouvir a palavra de Deus e reconhecer a sua voz e chamar …” (Vatican.va)

“Este duplo movimento de oração a Maria encontrou uma expressão privilegiada na Ave Maria: Ave Maria [ou Alegra-te, Maria]: a saudação do anjo Gabriel abre esta oração … “(CIC 2676)

Adoração  “Você deve temer somente o SENHOR seu deus; e você deve adorá-lo e jurar pelo seu nome ”(Dt. 6:13 ).

“Então Jesus lhe disse:“ Vai, Satanás! Porque está escrito:’adorarás o SENHOR teu Deus, e só a Ele servirás  ”(Mateus 4:10).

“ E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.  ”(Apocalipse 19:10).

“… quando ela [Maria] é o tema da pregação e da adoração, ela induz os fiéis a virem ao seu Filho …” (Concílio Vaticano II, p. 420, ver documentação aqui .)

“Existem vários graus deste adoração: … 3) Como a Santíssima Virgem tem uma posição separada e absolutamente supereminente entre os santos, a adoração paga a ela é chamada de hiperdulia (para o significado e história destes termos, ver Suicer, Thesaurus ecclesiasticus, 1728). ”( newadvent.org/cathen/15710a.htm)

 

“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído” Isaías 29;13

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia