Doutrinas Cristãs

Milagres provam que é Deus quem está operando?

 

Na Bíblia, os milagres e sinais seguiram os apóstolos e eram evidência da presença de Deus (Atos 2:435:12Mt.10:1). Portanto, hoje muitos esperam que milagres aconteçam pelo mesmo motivo. E em alguns lugares, eles acontecem. Mas, milagres não provam que Deus está operando. Os falsos mestres e falsos pastores também podem realizar falsos milagres. Considere as palavras de Jesus.

Muitos dirão a mim naquele dia: ‘Senhor, Senhor! Não temos nós profetizado em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? E, em teu nome, não realizamos muitos milagres? Então lhes declararei: Nunca os conheci. Afastai-vos da minha presença, vós que praticais o mal.” (Mt. 7:22-23).

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão grandes sinais e prodígios, a fim de enganar, se possível, até mesmo os eleitos” (Mt 24:24).

Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se de apóstolos de Cristo.  Não é de admirar, pois até Satanás se disfarça de anjo de luz” (2 Co.11:13–14).

Portanto, as Escrituras nos alertam sobre os falsos milagres. Isso significa que podem ocorrer milagres que não são de Deus. Se eles não são de Deus, então por inferência são realizados por Satanás e seus demônios.

Exemplos de falsos milagres

Lembre-se de que milagres não provam que Deus está operando. Existem muitos relatos de falsos milagres na Bíblia que foram resultado de atividades demoníacas. Lembre-se de que Satanás se disfarça de anjo de luz (2 Coríntios 11:14). Ele quer parecer bom para induzir as pessoas ao erro. E, visto que ele é um grande enganador (João 8:432 Coríntios 11:3), ele usará  tudo o que tiver ao seu alcance  inclusive “milagres” para enganar as pessoas.

Os mágicos do Faraó transformaram um bastão em uma cobra

Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram conforme o Senhor ordenara; e Arão lançou seu cajado diante de Faraó e seus servos, e ele se tornou uma serpente. Então Faraó chamou também os sábios e os feiticeiros, e eles também, os mágicos do Egito, fizeram o mesmo com suas artes secretas” (Êxodo 7:10-11).

Sinais mágicos realizados por falsos mestres

Ora, havia um homem chamado Simão, que antes praticava magia na cidade e surpreendia o povo de Samaria, dizendo ser alguém grande; e todos eles, do menor ao maior, estavam dando atenção a ele, dizendo: “Este homem é o que se chama o Grande Poder de Deus”. E eles estavam dando atenção a ele, porque por muito tempo ele os havia maravilhado com suas artes mágicas” (Atos 8: 9-11).

O anticristo será capaz de realizar falsos milagres

Então será revelado aquele iníquo a quem o Senhor matará com o sopro de Sua boca e encerrará com o aparecimento de Sua vinda; 9 isto é, aquele cuja vinda está de acordo com a atividade de Satanás, com todo o poder e sinais e falsos prodígios” (2 Ts. 2:8,9).

A besta faz descer fogo do céu

Ele realiza grandes sinais, de modo que até mesmo faz descer fogo do céu à terra na presença dos homens” (Apocalipse 13:13).

O perigo de buscar sinais e milagres como prova da presença de Deus

Por outro lado, o perigo de buscar sinais e milagres é que isso pode levar as pessoas a serem enganadas. Mas, por outro lado, os cristãos devem buscar a Cristo e orar por sinais e milagres. O povo de Deus deve orar na expectativa de que Cristo faça um milagre. Mas se ele não o fizer, está tudo bem. Afinal, nossa esperança não deve estar apenas em sinais e milagres, mas na pessoa de Cristo que nos salvou de nossos pecados. Às vezes, Deus não realiza milagres por um bom motivo – para que confiemos mais no Autor dos milagres do que nos sinais que Ele realiza.

 

 Lembre-se de que milagres não provam que Deus está presente.

 

Porque chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, querendo fazer cócegas nos ouvidos, acumularão para si instrutores de acordo com seus próprios desejos” (2 Timóteo 4:3).

Teste os espíritos e milagres

Amado, não acredite em todos os espíritos, mas teste os espíritos para ver se eles vêm de Deus porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Nisto conheces o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; este é o espírito do anticristo, do qual vocês ouviram falar que ele vem, e agora já está no mundo ”(1 João 4:1-3).

Porque o inimigo do evangelho é muito enganador e porque existem falsos mestres na igreja cristã, devemos testar todos os espíritos e obras milagrosas. A maneira de fazer isso é comparar o que eles dizem e fazem com as Escrituras. Escrevi um artigo sobre isso: Como identificamos os verdadeiros milagres?   Por favor, leia. Olhe para Jesus, não para os milagres. Milagres não provam que Deus está presente. Em vez disso, a prova da presença de Deus é encontrada no ensino de Cristo e dele crucificado, não nos milagres que alguém pode realizar.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia