Doutrinas Cristãs

Como identificar os milagres verdadeiros e os falsos pastores

Jesus nos advertiu sobre falsos milagres e falsos mestres. Paulo nos disse que Satanás se disfarça de anjo de luz. Isso significa que precisamos ter muito cuidado para identificar verdadeiros milagres, bem como os falsos. Por favor, considere as seguintes escrituras.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?  Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mt. 7:22,23).

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão grandes sinais e prodígios, a fim de enganar, se possível, até mesmo os eleitos” (Mt 24:24).

Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se de apóstolos de Cristo.  Não é de admirar, pois até Satanás se disfarça de anjo de luz” (2 Co.11:13,14).

Se as Escrituras nos alertam sobre os falsos milagres, não devemos acreditar automaticamente que alguém está falando em nome de Deus apenas porque milagres estão presentes. 

Mas, como podemos saber se as pessoas que afirmam ser de Deus e fazem milagres são realmente cristãos verdadeiros? 

É simples, devemos olhar para seus frutos (Mt 7:20) devemos comparar o que eles ensinam e fazem, com as sagradas escrituras assim como seu modo de viver.

Identificando os verdadeiros milagres 

Os verdadeiros mestres de Deus colocam sua fé somente em Cristo e levam outros a Ele, como o único meio de salvação. (Atos 4:12; João 14:6).  Se eles são humildes diante de Deus e das pessoas (Fp 2:3-4). se afirmam que há apenas um Deus (Isaías 43:10; 44:6,8; 45:5) e que Deus é uma Trindade que consiste em três pessoas distintas e simultâneas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Mt. 28:19; 2 Co. 13:14). se ensinam que a salvação é somente pela graça, e somente pela fé em Cristo. Há muito mais, eu recomendo que leia e estude os artigos sobre doutrinas bíblicas. No entanto, aqui está uma lista de algumas das coisas que o verdadeiro povo de Deus ensina para que possamos identificar melhor os verdadeiros milagres.

 

O sacrifício de Jesus na cruz:   o sacrifício de Jesus na cruz é a única razão pela qual qualquer um de nós pode ser salvo (João 4:12; 1 João 1:7). Os verdadeiros mestres apontam para Jesus assim como o Espírito Santo o fez (João 14:26; 15:26).

Jesus é o único caminho para a salvação:   Jesus é o único caminho para a salvação e todos os verdadeiros mestres da palavra de Deus apontarão para ele como o único caminho (João 14:6; Atos 4:12)

A salvação somente pela graça:   O perdão dos nossos pecados é somente pela graça (Ef 2:8-9), somente pela fé (Rm. 3:28; 5:1), somente em Cristo (João 14:6)

 Deus é uma Trindade:  Há apenas um Deus (Isaías 43:10; 44:6,8; 45:5). Deus é uma Trindade que consiste em três pessoas distintas e simultâneas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Mt 28:19; 2 Co. 13:14). Ele não é um Deus em três manifestações, que ora se manifesta como Pai, ora como Filho, ora como Espirito Santo. Ele sempre existiu como uma Trindade.

Arrependimento de seus pecados:   Jesus nos salvou para que pudéssemos estar com o Senhor Deus, mas também para que estejamos livres das cadeias do pecado. É por isso que devemos nos arrepender de nossos pecados (Atos 17:30; Rm. 6: 2; Gl. 5:19–21). Devemos ser santos porque Deus é santo (1 Pedro 1:16).

Piedade: porque fomos comprados com o sangue de Cristo (Atos 20:28), devemos viver uma vida piedosa (1 Timóteo 6:3,11).

Batismo: Como um sinal externo de compromisso com Cristo: O batismo não nos salva de nossos pecados (Rm. 3:28; 4:5; 5:1). É um sinal da aliança de nosso compromisso com Cristo (Mt 28:19).

Ensina as pessoas a amar e adorar o Deus verdadeiro:   Deus é digno de toda honra, louvor e adoração (Mt 22:37). Portanto, devemos adorar a Deus.

Ensina as pessoas a amarem o seu próximo: Jesus disse-nos para amarmos o nosso próximo como a nós mesmos (Mt 22:39). para mostrar bondade, paciência e perdão para com os outros.

Exibe o fruto do Espírito: Há um fruto do Espírito porque a palavra grega para fruto está no singular em Ef. 5:22-23. Se um mestre/pastor é verdadeiramente de Deus, ele manifestará o fruto do Espírito.

Rejeita a adoração dada a eles: Os verdadeiros mestres de Deus rejeitam a adoração dada a eles pelas pessoas (Atos 14:13-15). Eles apontam para Jesus que é a razão de sua salvação e nossa esperança. Se eles recebem adoração e louvor de bom grado, é um sinal de alerta e de que são falsos mestres.

São humildes: Todos os verdadeiros mestres de Deus são ensináveis ​​porque são humildes diante de Jesus, o que significa que também serão humildes diante das pessoas. Se não forem humildes, não estão mostrando o fruto do Espírito (2 Timóteo 2:24,25).

Não desistem diante das dificuldades: Às vezes, ser cristão pode significar resistir as dificuldades. Isso faz parte da vida cristã (2 Coríntios 11:26; 2 Timóteo 3:10-11).

São servos de todos:  Se um mestre da palavra de Deus não está disposto a trabalhar, ajudar a limpar, fazer tarefas braçais em apoio ao corpo de Cristo, então ele não está cumprindo os mandamentos de Cristo para ser um servo de todos (Mt. 23:11)

Disposto a dar a sua vida pelos cristãos: Um verdadeiro mestre de Deus seguirá os passos de Jesus que está disposto a dar a sua vida pelo seu povo (João 10:11-13).

Equipa e edifica o corpo de Cristo: O chamado da liderança na igreja é equipar o corpo de Cristo para a obra de serviço e ministério (Ef 4:11-13). Eles ensinam as pessoas a serem cumpridoras da palavra de Deus

     Ensina a fazer discípulos: Os verdadeiros mestres da palavra de Deus seguem a Cristo e a ordem de Cristo de fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19). Isso significa ensinar as pessoas a seguirem a Jesus, não o pregador ou o mestre.

Discernir a origem dos milagres

Devemos estar sempre prontos para identificar os verdadeiros milagres dos falsos. Embora Deus certamente possa realizá-los hoje (1 Co. 1:7), o inimigo do evangelho também pode fazer milagres por meio de seus servos, os falsos profetas, o falso Cristo e os falsos mestres (Mateus 24:14). É por isso que somos chamados a examinar tudo (1 Ts. 5:21) com a palavra de Deus (Atos 17:11)

Amado, não acredite em todos os espíritos, mas teste os espíritos para ver se eles vêm de Deus porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo .Nisto conheces o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; este é o espírito do anticristo, do qual vocês ouviram falar que ele vem, e agora já está no mundo” (1 João 4:1-3).

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia