Apologética

Oito razões pelas quais precisamos da apologética.

Por Matt Slick

Existem várias razões pelas quais precisamos de apologética.

A primeira e mais óbvia é que somos ordenados a defender a fé: 1 Pedro 3:15 diz: “Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. “

Segundo, precisamos de apologética porque ajuda os cristãos a conhecerem sua fé. Isso é algo que infelizmente falta entre os crentes. A maioria não sabe muito sobre sua fé, quanto mais descrever a Trindade, as duas naturezas de Cristo, Sua ressurreição física ou até mesmo dizer a diferença entre justificação e santificação. A apologética ajuda a definir e defender a verdade do evangelho.

Em terceiro lugar, a apologética é uma tentativa de manter as pessoas fora do inferno. Deus leva o pecado muito a sério, e Ele punirá aqueles que se rebelaram contra Ele e não estão cobertos pelo sangue de Cristo. Como cristãos, devemos nos motivar a apresentar a verdade da salvação em Cristo Jesus. Não devemos ficar de braços cruzados e ignorar o dilema do incrédulo. Precisamos lhes dizer que o pecado é real porque Deus é real e que quebrar a lei de Deus tem uma consequência. Desde que todos pecamos, não podemos manter a lei de Deus perfeitamente. Além disso, não podemos desfazer a ofensa a um Deus infinitamente santo porque não somos infinitos ou santos; a única coisa que resta para nós é cair no julgamento de Deus. Mas Deus providenciou um meio de escaparmos desse julgamento. É por isso que Deus se tornou homem em Jesus. Ele alegou ser Deus (João 8:24,58; compare com Êxodo 3:14). Jesus levou nossos pecados em Seu corpo na cruz (1Pe 2:24). Ao confiar em Cristo para o perdão dos nossos pecados, seremos poupados do justo julgamento de Deus sobre o pecador. A salvação não é encontrada no budismo, no islamismo, no relativismo ou em si mesma, só é encontrada em Jesus. Precisamos não apenas defender a palavra e a verdade de Deus, mas também apresentar o evangelho a todas as pessoas, para que elas possam escapar do julgamento que está por vir.

Quarto, precisamos de apologética para combater a má imagem que o cristianismo recebeu na mídia e na cultura. Tele evangelistas e seus escândalos, tanto sexual quanto monetários são uma desgraça para o cristianismo. A igreja católica também não ajudou com seus escândalos envolvendo padres. Além disso, a mídia é muito tendenciosa contra o cristianismo, e você verá opiniões negativas do cristianismo promovidas em todos os lugares.

Quinto, precisamos de apologética porque há uma constante ameaça de apostasia na igreja cristã. Tal é o caso com denominações, que defendem abertamente a homossexualidade em violação direta das Escrituras (Rm. 1: 18-32).

Em sexto lugar, outra razão pela qual precisamos de apologética é a dos muitos ensinamentos falsos que existem por aí. O mormonismo ensina que Deus costumava ser um homem em outro mundo, que ele trouxe uma de suas esposas deusa com ele para este mundo, que eles produzem descendentes espirituais que nascem em bebês humanos, e que você tem o potencial de se tornar um deus de seu próprio mundo.

 As Testemunhas de Jeová ensinam que não há Trindade, que Jesus é o Arcanjo Miguel, que não há inferno e que apenas 144.000 pessoas irão para o céu. O ateísmo nega a existência de Deus, abertamente ataca o cristianismo e está ganhando terreno na vida pública e nas escolas. O Islã ensina que Jesus não era Deus em carne, que Jesus não ressuscitou dos mortos e que Ele não expiou nossos pecados. Ensina que a salvação é parcialmente baseada em suas obras e parcialmente baseada na graça de Allah. Ensina que o Espírito Santo é o anjo Gabriel (Sura 2:97; 16: 102); que os Jinn são seres invisíveis criados (51:56) do fogo (15:27; 55:15); e que Maomé era maior que Jesus. Mesmo dentro da igreja cristã, existem falsos ensinos. Podemos ver que, tanto dentro da igreja cristã quanto fora dela, falsos ensinos estão bombardeando crentes (e descrentes) em todo o mundo.

Em sétimo lugar, a ascensão da imoralidade no Brasil é uma ameaça não só para a sociedade, mas também para o cristianismo. Esta é uma questão séria porque uma sociedade imoral não pode durar muito tempo. As estatísticas do grupo Barna Research(USA) mostram que 64% dos adultos e 83% dos adolescentes disseram que a verdade moral depende da situação em que você se encontra. Dezenove por cento (19%) da população adulta acredita que “toda a ideia do pecado está ultrapassada”. Cinquenta e um por cento (51%) acreditam que “se uma pessoa é boa, ou boa o suficiente, ganhará um lugar no Céu”.

Quando a moral de uma sociedade falha, a sociedade como um todo falha. Basta olhar para a história da Roma Antiga, da Grécia Antiga ou nos atuais estagiários da Enron, Watergate e Casa Branca. A imoralidade se infiltra em todas as áreas da nossa cultura. Considere isto: no New York Times, on-line, de 12 de maio de 2002, no artigo “Com jogos de destruição, homens tornam-se meninos”, o autor, Warren St. John, entrevista alguns jogadores sobre o que ele diz ser um videogame popular. Um jovem disse: “O que eu gosto de fazer é entrar no carro, dirigir e fazer tiroteios. Você pode tirar alguém do carro, espancá-lo e roubar seu dinheiro e seu carro. É divertido ter essa capacidade”. . . . Um publicitário de Long Island disse que o fascínio do jogo se resume a “apenas continuar a matar”. Nem todos os videogames são violentos, mas o fato de ser tão popular e de os jovens estarem sendo treinados por eles é muito perturbador.

Eu não estou defendendo uma regra sociopolítica teocrática. Mas esses tipos de tendências sociais são perturbadores e refletem um declínio moral na América e ao redor do mundo, onde o que é bom é chamado de mal e o que é mal é chamado de bom. Deus nos diz em Fp. 4: 8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Não podemos ignorar a palavra de Deus sem sofrermos as consequências.

A oitava razão pela qual precisamos de apologética é que as escolas não são amigáveis ​​ao cristianismo. Minha própria experiência em escolas não cristãs foi um forte despertar para a hostilidade não provocada que existe na escola, onde os professores de filosofia, professor de história e até mesmo o professor de arte, todos de uma forma ou outra denegriram os cristãos e o cristianismo. Recentemente recebi este e-mail de uma mãe;

Nosso filho desde que saiu de casa e frequentou a faculdade perdeu a fé, e se tornou ateu. Parece que os livros na faculdade geram ateus porque eles estão cheios de filosofias contrárias a existência de Deus. Ela está na faculdade há quatro anos, e uma das últimas vezes que tivemos a chance de conversar com ela, ela disse que não pensa mais sobre o pecado, o céu ou o inferno, porque, de acordo com ela, eles não existem, ela disse que quando era jovem e pediu ao Senhor para entrar em seu coração, ela não sabia o que estava fazendo porque as crianças fazem o que lhes é dito. “

O fato é que o cristianismo está sob ataque no mundo, e precisamos combater o bom combate da fé sem encolher. Precisamos da apologética para dar explicações racionais, inteligentes e relevantes da viabilidade cristã aos críticos e aos preconceituosos que procuram minar os ensinamentos de nosso Senhor Jesus.

Se houve algum tempo em que a apologética foi extremamente necessária, esse tempo é agora.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia