Perguntas Sobre

Os anjos podem ter relações sexuais com pessoas?

Por Matt Slick

Não sabemos ao certo se os anjos podem ter relações sexuais com mulheres, porque a Bíblia não nos diz. No entanto, alguns cristãos pensam que isso é possível, e outros não. Várias escrituras são usadas para ambos os lados do argumento. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

  • Mt. 22:30, “Porque na ressurreição eles não se casam, nem se dão em casamento, mas são como anjos no céu.”
  • Lucas 20: 34-36:“Os filhos desta era se casam e são dados em casamento, 35 mas aqueles que são considerados dignos de atingir essa era e a ressurreição dos mortos, nem se casam, nem são dados em casamento; 36 para nem podem mais morrer, pois são como anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição “.
  • Gênesis 6: 1-4:1Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, 2viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. 3Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.  4Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade. “

Podemos ver pelo Mt. 22:30 e Lucas 20: 34-36 que os anjos não se casam, mas isso não significa que eles não podem assumir a forma humana e ter relações. Não estou defendendo que eles tenham relações sexuais com as pessoas, estou simplesmente afirmando que não podemos afirmar nenhuma das posições desta passagem, especialmente quando a Bíblia nos diz que as pessoas têm entretido anjos sem nem mesmo saber (Hebreus 13: 2) Isso significa que os anjos podem ter a aparência humana a um estado tão convincente que não podem ser distinguidos das pessoas. Se for esse o caso, parece lógico que um anjo (um caído) possa imitar uma forma física humana, incluindo os órgãos sexuais. Por outro lado, não vejo apoio bíblico para essa manifestação de anjos caídos em forma humana. Portanto, ainda nos resta uma resposta absoluta.

Gênesis 6: 1-4 acima é uma passagem mais controversa. A questão é: quem são os filhos de Deus? Eles são anjos ou pessoas? Alguns comentaristas pensam que os Filhos de Deus eram descendentes de Sete:

“Pelo primeiro entende-se a família de Sete, que eram piedosas; pelo segundo, os descendentes do apóstata Caim. Casamentos mistos entre princípios e práticas opostas eram fontes de extensa corrupção. As mulheres, elas próprias piedosas, esposas e mães exercem uma forte influência para a existência da religião em sua casa e, consequentemente, as pessoas daquela era afundaram na depravação “. 1

Outros comentaristas ensinam que os Filhos de Deus eram anjos, já que o termo “Filhos de Deus” é usado em outros lugares para se referir a anjos, como sugerem as seguintes escrituras:

  • Jó 1: 6:“Houve um dia em que os filhos de Deus vieram se apresentar diante do Senhor, e Satanás também veio entre eles”.
  • Jó 38: 7:“Quando as estrelas da manhã cantaram juntas, e todos os filhos de Deus gritaram de alegria?”

No entanto, o termo “filhos de Deus” também se refere aos cristãos no Novo Testamento, como Gl. 3:26 declara: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”. Como a pergunta em questão lida com uma escritura do Antigo Testamento, devemos examinar o contexto dessa escritura em particular para ver como ela é usada.

Seja qual for o caso, não conhecemos as habilidades dos anjos. Dado que eles são criaturas muito poderosas e inteligentes, é possível que eles possam se manifestar como seres humanos. Isso foi verificado nas escrituras, como podemos ver na seguinte passagem: “Não deixes de mostrar hospitalidade a estranhos, pois com isso alguns têm entretido anjos sem saber”. (Hb. 13: 2). Como eles podem aparecer na forma humana sem o conhecimento das pessoas, parece que um anjo caído que se manifesta na forma humana seria capaz de ter relações sexuais com uma pessoa.

Jamieson, R., AR Fausset e D. Brown, Um Comentário, Crítico e Explicativo, sobre o Antigo e o Novo Testamento, Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, 1997.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia