Adventismo

Os cristãos devem adorar a Deus somente no sábado?

No Antigo Testamento, Deus declarou:

Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás todo o teu trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nele não farás nenhuma obra, nem tu nem o teu filho, nem a tua filha, nem a tua serva, nem o teu gado, nem o teu estrangeiro que fica contigo” (Ex. 20:18-10). Era costume dos judeus se reunir no sábado, para adorar a Deus. Jesus foi à sinagoga no sábado para ensinar (Mateus 12: 9João 18:20), assim como o apóstolo Paulo (Atos 17: 218: 4) sabath – Nyimbo Mpya

Então, se no Antigo Testamento somos ordenados a guardar o sábado e no Novo Testamento vemos judeus, Jesus, e os apóstolos fazendo a mesma coisa, então por que adoramos no domingo?

Em primeiro lugar, dos dez mandamentos listados em Êxodo 20: 1-17, apenas 9 deles foram reformulados no Novo Testamento. (Seis em Mt. 19:18, assassinato, adultério, roubo, falso testemunho, honrar os pais e adorar a Deus; Rm.13: 9, cobiça. Adorar a Deus adequadamente abrange os três primeiros mandamentos) O que não foi reafirmado foi o mandamento sobre o sábado. Em vez disso, Jesus disse que Ele é o Senhor do sábado (Mt 12:8).

Na criação, Deus descansou no sétimo dia. Mas, visto que Deus é todo-poderoso, Ele não se cansa. Ele não precisa fazer uma pausa e descansar. Então, por que diz que Ele descansou? A razão é simples: Marcos 2:27 diz:

O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.”

Em outras palavras, Deus estabeleceu o sábado como um descanso para Seu povo, não porque Ele precisava de uma pausa, mas porque somos mortais e precisamos de um tempo de descanso, e um tempo para colocar nosso foco em Deus. Nisso, nossos espíritos e corpos são renovados.

O sistema de Lei do AT exigia a guarda do sábado como parte do sistema moral, legal e sacrificial geral pelo qual o povo judeu satisfazia os requisitos de Deus para comportamento, governo e perdão de pecados. O sábado era parte da lei nesse sentido.

Para “permanecer” no favor de Deus, você também tinha que guardar o sábado. Se não fosse guardado, então a pessoa estava em pecado e muitas vezes seria punida, não apenas por quebrar o descanso do sábado. (Ezequiel 18: 4 ; Rm. 6:23 ; Deut.13:1-9; Num. 35:31Lev. 20: 2, etc.).

Mas com a expiação de Jesus, não somos mais obrigados a guardar a Lei como meio de nossa justificação. Os requisitos da Lei foram cumpridos em Cristo. Agora temos descanso da lei. Agora vivemos no “sábado”, continuamente.

Jesus nos colocou no sábado, e no sábado não mais nos tirou!

 

Somos livres para adorar no domingo?

Dentro do Novo Testamento há ampla evidência de que o sábado do sétimo dia não é mais um requisito.

Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.” (Rm. 14: 5-6).

Toda a seção de Rm. 14:1-12 vale um estudo cuidadoso. As instruções aqui são que os indivíduos devem estar convencidos em suas próprias mentes sobre qual dia eles observarão para o Senhor.

Se o dia de sábado fosse uma exigência, então a escolha não seria do homem, mas de Deus. 

Para mim, sem dúvida nenhuma, este versículo é suficiente para responder à pergunta. Além disso,

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”. (Colossenses 2:16-17).

Observe a sequência de tempo mencionada em Colossenses 2:16-17 acima .

Um festival é anual.

A lua nova é mensal.

O sábado é semanal.

 Ninguém deve julgar o outro a respeito disso.

O sábado é definido como uma sombra, a realidade é Jesus. Jesus é nosso sábado. Então, se alguém está julgando você porque você adora no sábado, ele está errado e em pecado, e é exatamente isso que Hellen White, a falsa profetisa dos Adventistas do Sétimo dia faz ao afirmar que “adorar a Deus no domingo é a marca da besta”.

Da mesma forma, se você considera o domingo acima do sábado (Rm. 14: 5-6), tudo o que você precisa fazer é estar convencido em sua própria mente de que está tudo bem.

Existe alguma evidência no NT de que os cristãos se encontravam no domingo?

E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.” (Atos 20: 7).

O primeiro dia da semana é domingo, e este é o dia em que as pessoas se reuniram.  Embora não seja absolutamente necessária, esta passagem pode ser facilmente vista como a reunião da igreja no dia de domingo, o qual possui duas funções importantes da igreja: partir o pão (comunhão) e uma mensagem (pregar / ensinar). Além disso, Lucas incluiu o sistema romano, bem como o sistema judaico de contagem de dias. O sistema judaico era de sol a sol. Mas Lucas também usou o sistema romano: meia-noite à meia-noite (Lucas 11: 5; Atos 16:2520: 727:27). Este é um ponto sutil que mostra que o sistema judaico do sábado não foi usado exclusivamente por Lucas.

Se o sábado era obrigatório, por que o uso do sistema não judeu?

“ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.” (1Co.16:1-2).

Observe aqui que Paulo está direcionando as igrejas para se reunirem no primeiro dia de cada semana e separar a parte o dinheiro. O que pode indicar se tratar do dízimo.

Portanto, o dia instruído para a igreja se reunir é o domingo, o primeiro dia da semana e é nesse dia que os gálatas deveriam separar o dinheiro da coleta.

Este é um dia oficial de adoração estabelecido pela igreja? 

Você decide. 

Este versículo se aplica aos cristãos hoje? 

Certamente que sim.

Eu estava no Espírito no dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma grande voz como o som de uma trombeta, 11 que dizia:“ Escreve num livro o que vês, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso e a Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia ”(Apocalipse 1:10-11).

 

O Novo Dicionário da Bíblia diz sobre o termo, ‘Dia do Senhor’ em Apocalipse 1:10:

“Esta é a primeira ocorrência existente na literatura cristã de“ te kuriake hemera ”. A construção adjetiva sugere que era uma designação formal do dia de culto da igreja. Como tal, certamente aparece no início do século ”

(Inácio, Epístola aos Magnesianos, 1.67).

Em muitas igrejas hoje, o termo “Dia do Senhor” é usado para designar o domingo, o mesmo que era usado no segundo século.

Espero que isso seja evidência suficiente para mostrar a você que a Bíblia não exige que adoremos no sábado. Na verdade, temos a liberdade (Rm. 14: 1-12) para adorar no dia em que acreditamos que devemos. E ninguém deve nos julgar com relação ao dia que o fizermos.  Em Cristo, somos livres e não estamos mais debaixo do julgo da lei (Rm. 6:14).

Conclusão

 Os adventistas do sétimo dia têm todo o direito de adorar no sábado e devem fazê-lo se estiverem convencidos de que essa é a coisa certa a se fazer. No entanto, se algum membro da igreja adventista do sétimo dia exigir que uma pessoa adore a Deus no sábado como um sinal do “verdadeiro” Cristianismo ou da “verdadeira” redenção, então isso está errado. De acordo com Rm. 14:1-12, somos livres para fazê-lo no dia em acharmos melhor.

Além disso, o domingo é o dia em que o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos. O povo judeu que rejeitou Jesus continuou a adorar no sábado. Mas foram os cristãos que celebraram a ressurreição de Jesus, e esta foi provavelmente a força motriz para se reunir no primeiro dia da semana.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia