Bíblia

Quando os evangelhos foram escritos, e por quem?

As pessoas querem saber quando os evangelhos foram escritos e por quem? Os Evangelhos foram escritos por aqueles cujos nomes levam, e foram escritos muito cedo, antes do final do primeiro século. Datar os evangelhos é muito importante. Se puder ser estabelecido que os evangelhos foram escritos digamos, antes do ano 70 d.C., então teríamos uma boa razão para acreditar que eles foram escritos pelos discípulos de Jesus. mesmo. Se eles foram escritos pelos discípulos, então sua confiabilidade, autenticidade e precisão são mais bem fundamentadas. Além disso, se eles fossem escritos cedo, isso significaria que não haveria tempo suficiente para mitos se infiltrarem nos relatos dos evangelhos, já que foram as testemunhas oculares da vida de Cristo que os escreveram. Além disso, aqueles que estavam vivos na época dos eventos poderiam ter contrariado os relatos do evangelho; e como não temos escritos contraditórios aos evangelhos, sua autoria inicial, bem como a autoria apostólica, torna-se ainda mais crítica.

Destruição do templo em 70 dC, Lucas e Atos

Nenhum dos evangelhos menciona a destruição do templo judeu em 70 d.C. Isso é significativo porque Jesus havia profetizado a respeito do templo quando disse: pedra sobre pedra que não será derrubada” (Lucas 21:6, veja também Mt. 24:1; Marcos 13:1). Esta profecia foi cumprida em 70 d.C., quando os romanos saquearam Jerusalém e queimaram o templo. O ouro do templo derreteu-se entre as paredes de pedra; e os romanos desmontaram as paredes, pedra por pedra, para obter o ouro. Um cumprimento tão óbvio da profecia de Jesus provavelmente teria sido registrado como tal pelos escritores dos evangelhos que gostavam de mencionar o cumprimento da profecia se tivessem sido escritos depois de 70 dC para reforçar as reivindicações messiânicas – como a destruição do templo como Jesus disse – certamente teriam sido incluídas. Mas, não foi incluído sugerindo que os evangelhos (pelo menos Mateus, Marcos e Lucas) foram escritos antes de 70 dC.

Da mesma forma, esse argumento é importante quando consideramos a datação do livro de Atos que foi escrito após o evangelho de Lucas e pelo próprio Lucas. Atos é uma história da igreja cristã logo após a ascensão de Jesus. O Livro de Atos também não menciona os eventos incrivelmente significativos de 70 d.C., que teriam sido extremamente relevantes e profeticamente importantes e exigiriam inclusão em Atos se tivessem ocorrido antes de Atos ser escrito. Lembre-se, Atos é um livro de história sobre os cristãos e os judeus. O fato de que a destruição de Jerusalém e do templo não é registrada é uma evidência muito forte de que Atos foi escrito antes de 70 d. mortes do [apóstolo] Tiago (62 d.C.), Paulo (64 d.C.),1e temos mais evidências de que foi escrito cedo.

Se olharmos para Atos 1:1-2, ele diz: “O primeiro relato que compus, Teófilo, sobre tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar, até o dia em que foi levado para cima, depois de ter dado ordens pelo Espírito Santo aos apóstolos que Ele havia escolhido”. A maioria dos estudiosos afirma que Atos foi escrito por Lucas e que Teófilo (grego “amante de Deus”) “pode ter sido o patrono de Lucas que financiou a escrita de Lucas e Atos”. 2Isso significa que o evangelho de Lucas foi escrito antes de Atos.

  • “No mínimo, Atos não pode ter sido escrito antes do último marcador cronológico firme registrado no livro – a nomeação de Festo como procurador (24:27), que, com base em fontes independentes, parece ter ocorrido entre 55 e 59 d.C.” 3
  • “É cada vez mais admitido que a Logia [Q] foi muito cedo, antes de 50 dC, e Marcos também se Lucas escreveu os Atos enquanto Paulo ainda estava vivo. O Evangelho de Lucas vem (Atos 1:1) antes dos Atos. A data de Atos ainda está em disputa, mas a data inicial (cerca de 63 d.C.) está ganhando apoio constantemente.” 4

Para maior clareza, Q é supostamente um dos documentos de origem usados ​​por Mateus e Lucas ao escrever seus evangelhos. Se Q realmente existisse, então isso empurraria os primeiros escritos das palavras e ações de Cristo para trás, diminuindo ainda mais o tempo disponível para o mito se infiltrar e aumentando a validade e precisão dos relatos do evangelho. Se o que é dito de Atos for verdade, isso significaria que Lucas foi escrito pelo menos antes de 63 dC e possivelmente antes de 55-59, já que Atos é o segundo da série de escritos de Lucas. Isso significa que o evangelho de Lucas foi escrito 30 anos após a morte de Jesus.

Mateus

A igreja primitiva sustentava unanimemente que o evangelho de Mateus foi o primeiro evangelho escrito e foi escrito pelo apóstolo do mesmo nome (Mt. 10:2-4). Ultimamente, a prioridade de Mateus como o primeiro evangelho escrito está sob suspeita, com Marcos sendo considerado por muitos como o primeiro evangelho escrito. O debate está longe de terminar.

O historiador Papias menciona que o evangelho de Mateus era originalmente em aramaico ou hebraico e atribui o evangelho ao apóstolo Mateus. 5

“Irineu (ca. 180 d.C.) continuou as opiniões de Papias sobre Mateus e Marcos e acrescentou sua crença de que Lucas, o seguidor de Paulo, colocou em um livro o evangelho pregado por aquele apóstolo, e que João, o discípulo amado, publicou seu Evangelho enquanto residia na Ásia. Na época de Irineu, Atos também estava ligado a Lucas, companheiro de Paulo.” 6

Isso significaria que, se Mateus escreveu originalmente em aramaico, ele pode ter usado Marcos como um mapa, acrescentando e esclarecendo certos eventos à medida que os lembrava. Mas, isso não é conhecido com certeza.

A citação mais antiga de Mateus é encontrada em Inácio, que morreu por volta de 115 dC Portanto, Mateus estava em circulação bem antes de Inácio entrar em cena. As várias datas mais amplamente aceitas como possíveis datas de escrita do Evangelho estão entre 40 e 140 d.C. Mas Inácio morreu por volta de 115 d.C. e citou Mateus. Portanto, Mateus teve que ser escrito antes de morrer. No entanto, geralmente acredita-se que Mateus foi escrito antes de 70 d.C. e já em 50 d.C.

Marcos

Marcos não foi testemunha ocular dos acontecimentos da vida de Jesus. Ele foi discípulo de Pedro e, sem dúvida, foi Pedro quem informou Marcos da vida de Cristo e o guiou na escrita do Evangelho conhecido por seu nome. “Papias afirmou que Marcos, o Evangelista, nunca tinha ouvido a Cristo, era o intérprete de Pedro, e que ele cuidadosamente deu conta de tudo o que se lembrava da pregação de Pedro.” 7Geralmente, Marcos é considerado o primeiro evangelho com autoria entre 55 d.C. e 70 d.C.

Lucas

Lucas não foi testemunha ocular da vida de Cristo. Ele era um companheiro de Paulo que também não era uma testemunha ocular da vida de Cristo. Mas, ambos tiveram ampla oportunidade de conhecer os discípulos que conheciam a Cristo e aprender os fatos não apenas deles, mas de outros na área. Alguns podem considerar isso prejudicial à validade do evangelho, mas muito pelo contrário. Lucas era um gentio convertido ao cristianismo que estava interessado nos fatos. Ele obviamente entrevistou as testemunhas oculares e escreveu o relato do Evangelho, bem como Atos.

“O primeiro relato que compus, Teófilo, sobretudo o que Jesus começou a fazer e ensinar, até o dia em que foi levado para cima, depois de ter dado ordens pelo Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. A estes também se apresentou vivo, depois de padecer, com muitas provas convincentes, aparecendo-lhes por um período de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus” (Atos 1:1-3).

Observe como Lucas fala de “eles”, daqueles que tiveram encontros pessoais com Cristo. Lucas está simplesmente relatando os eventos dos discípulos. Visto que Lucas concorda com Mateus, Marcos e João e visto que não há informações contraditórias provenientes de nenhum dos discípulos afirmando que Lucas era impreciso e visto que Lucas provou ser um historiador muito preciso, podemos concluir que o relato de Lucas é muito preciso.

No que diz respeito à datação do evangelho, Lucas foi escrito antes do livro de Atos e Atos não menciona “a perseguição de Nero aos cristãos em 64 d.C. ou as mortes de Tiago (62 d.C.), Paulo (64 d.C.) e Pedro (d.C.). 65).” 8Portanto, podemos concluir que Lucas foi escrito antes de 62 dC. “O Evangelho de Lucas vem (Atos 1:1) antes de Atos. A data de Atos ainda está em disputa, mas a data inicial (cerca de 63 d.C.) está ganhando apoio constantemente.” 9

João

O escritor do evangelho de João foi obviamente uma testemunha ocular dos eventos da vida de Cristo, pois fala da perspectiva de ter estado lá durante muitos dos eventos do ministério de Jesus e demonstra um bom conhecimento da geografia e costumes israelenses.

O fragmento de papiro de John Rylands 52 do evangelho de João datado do ano 135 contém partes de João 18, versículos 31-33, 37-38. Este fragmento foi encontrado no Egito, e uma quantidade considerável de tempo é necessária para a circulação do evangelho antes de chegar ao Egito. É o último dos evangelhos e parece ter sido escrito entre os anos 80 e 90.

De nota importante é a falta de menção à destruição do templo judaico em 70 d.C. Mas isso é compreensível, pois João não estava focando em eventos históricos. Em vez disso, ele se concentrou no aspecto teológico da pessoa de Cristo e listou Seus milagres e palavras que afirmavam a divindade de Cristo.

Embora ainda haja algum debate sobre as datas de quando os evangelhos foram escritos, eles certamente foram concluídos antes do final do primeiro século e escritos por testemunhas oculares ou sob a direção de testemunhas oculares.

Referências

Referências
1 ↑ McDowell, Josh, A Ready Defense, Thomas Nelson Publishers; Nashville, Tennessee, 1993, p. 80. O Tiago mencionado aqui não é Tiago, irmão de João, que foi registrado como executado em Atos 12:1-2 . Em vez disso, é o Tiago mencionado em Atos 15:13ss que também é mencionado em Gl.1:19 como apóstolo, irmão do Senhor.
2 ↑ Walvoord, John F., e Zuck, Roy B., The Bible Knowledge Commentary , (Wheaton, Illinois: Scripture Press Publications, Inc.) 1983, 1985.
3 ↑ Mays, James Luther, Ph.D., Editor, Harper’s Bible Commentary , (Nova York: Harper and Row, Publishers, Inc.) 1988.
4 ↑ Robertson, AT, A Harmonia dos Evangelhos , Harper & Row; Nova York 1950. pp. 255-256.
5 ↑ , 7 ↑ Douglas, JD, Comfort, Philip W. & Mitchell, Donald, Editores, Quem é Quem na História Cristã , Wheaton, Illinois: Tyndale House Publishers, Inc.; 1992.
6 ↑ Achtemeier, Paul J., Th.D., Dicionário Bíblico de Harper , (San Francisco: Harper and Row, Publishers, Inc.; 1985).
8 ↑ McDowell, 80.
9 ↑ Robertson, 255-256.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia