Doutrinas CristãsTestemunhas de Jeová

A Bíblia identifica Jesus como Jeová?

 

Resultado de imagem para yhwh

Por Matt Slick

A Bíblia claramente chama Jesus de “Deus” em vários lugares e deixa claro que Jesus é divino. As Testemunhas de Jeová, no entanto, reconhecerão que Jesus é um ser divino e até o chamam de deus, enquanto negam que Ele é, de fato, o Deus todo-poderoso e o criador incriado. 

É, portanto, útil poder mostrar alguns dos lugares que a Bíblia identifica Jesus como YHWH (Jeová) pelo nome, assim inequivocamente afirmando que Ele é o Deus vivo e verdadeiro, O Todo-Poderoso.

Os céus são o trabalho de suas mãos

Um bom lugar para começar com uma Testemunha de Jeová é o Salmo 102 . O cristão e as Testemunhas de Jeová concordarão bastante nessa passagem. É muito claramente uma oração a Jeová Deus:

“SENHOR, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor. Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa.” ( Salmo 102: 1-2 ).

Continua declarando importantes verdades sobre Jeová:

“Mas tu, Senhor, permanece para sempre, e o teu nome para todas as gerações” ( Salmos 102: 12 ).

“Assim as nações temerão o nome do Senhor e todos os reis da terra a tua glória. Porque o Senhor edificou Sião; apareceu na sua glória. Considerou a oração dos necessitados e não desprezou a sua oração. “( Salmo 102: 15-17 ).

E fala do reinado futuro de Jeová sobre todos os povos da Terra:

“Isto será escrito para a geração vindoura, que um povo ainda a ser criado louvará o Senhor. Pois Ele olhou para baixo de Sua santa altura; Do céu o Senhor olhou para a terra, para ouvir o gemido do prisioneiro, para Liberta os que foram condenados à morte, para que os homens falem do nome do Senhor em Sião e do seu louvor em Jerusalém, quando os povos se reunirem, e os reinos, para servirem ao Senhor “( Salmo 102: 18- 22).

Ao longo deste capítulo, a palavra aqui traduzida como “Senhor” é o nome “YHWH” ou “Jeová”. O Salmo termina declarando Dele:

“Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim. Os filhos dos teus servos continuarão, e a sua semente ficará firmada perante ti”( Salmos 102: 25-28 ).

Essas proclamações são muito específicas de Jeová e não poderiam ser aplicadas a nenhum outro ser. O cristão e a Testemunha de Jeová podem concordar que isto é quem  Jeová é e não há outro. Quando nos voltamos para o Novo Testamento, no entanto, vemos algo incrível. O autor do livro de Hebreus escreve:

“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão”( Hebreus 1: 8-12 ).

O autor cita dois Salmos e diz que eles estavam falando sobre o Filho. Ambos são poderosos testemunhos da divindade de Cristo, mas para os nossos propósitos aqui, o segundo é o mais importante. Note, novamente, que os versos 10 a 12 citam na passagem:

“Você, Senhor, no princípio estabeleceu os alicerces da terra, E os céus são a obra de suas mãos; Eles perecerão, mas você permanecerá; E todos eles se tornarão velhos como um vestido, E como um manto Você irá rolar como uma vestimenta eles também serão mudados, mas tu és o mesmo, e os teus anos não chegarão a um fim”

Ele está citando aqui do Salmo 102 , uma oração a Jeová pelo nome que não poderia estar falando com ou sobre qualquer outro ser. A citação até se refere ao filho como o “Senhor”. Novamente, em todo o Salmo, no hebraico, a palavra “Senhor” é o nome “YHWH” ou “Jeová”. O Livro de Hebreus, assim, identifica claramente Jesus como Jeová.

Porque ele viu sua glória

No Evangelho de João, lemos:

“Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles. E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure. Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele.”( João 12: 36b-41 ).

João nos diz que Jesus falou, depois foi embora e se ocultou. João está explicando por que “embora tivesse realizado tantos sinais diante deles, ainda assim eles não acreditavam Nele”. “Ele” aqui ainda é Jesus. É Jesus que eles não acreditam, mesmo que Ele tenha realizado sinais. João explica sua recusa em acreditar em Jesus citando Isaías 53: 1 e Isaías 6:10 . João então explica que Isaías disse essas coisas quando “viu a sua glória e falou dele”. O “ele” aqui ainda é Jesus. Isaías estava falando de Jesus e viu a glória de Jesus. Isso faz sentido porque, em Isaías 53 , Isaías falou do Messias e em Isaías 6 Ele viu uma visão de glória. Mas cuja glória ele viu? Isaías nos diz que:

“No ano em que o rei Uzias morreu, vi o Senhor, alto e exaltado, sentado num trono; e o manto do seu manto enchia o templo” (Isaías 6: 1).

Na Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento frequentemente citada pelos escritores do Novo Testamento, o versículo diz:

“E aconteceu no ano em que o rei Ozias morreu, eu vi o Senhor sentado em um trono, alto e sublime, e a casa estava cheia da sua glória”.

Então, qual foi a glória que Isaías viu quando escreveu estas palavras? Os Senhores, YHWHs, e Jeovás. João diz claramente que Isaías viu a glória de Jesus. João, portanto, identifica Jesus como Jeová. Quando Jeová apareceu a Isaías, não foi o Pai, mas o Filho que apareceu. Portanto, embora haja apenas um Jeová, não é somente o Pai que é Jeová. O Filho é Jeová também. Jeová é Deus, mas em mais de uma pessoa. Ninguém viu o Pai, mas o Filho, que também é Jeová Deus, tornou o Pai conhecido. Quando Isaías viu a Jeová, ele estava olhando para o Jesus pré-encarnado.

Eu derramarei meu espírito

Todos os quatro evangelhos relatam que João Batista profetizou:

“Quanto a mim, eu te batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, e não sou digno de tirar as sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e fogo” ( Mateus 3.11 ), veja também Marcos 1: 8 , Lucas 3:16 , João 1:33 ).

Se houvesse alguma dúvida de que Jesus é aquele sobre quem Deus falou, o Evangelho de João relata:

“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.”( João 1: 29-34 ).

Inquestionavelmente, então, João Batista falou de Jesus como aquele que iria imergir Seu povo no Espírito Santo. Quando o Espírito Santo foi derramado, Jesus seria o único a fazer o derramamento. Em Atos 1: 5 , Jesus conecta essa previsão com o derramamento do Espírito no dia de Pentecostes, que ocorreria logo depois em Atos do Capítulo 2. Pedro não vê isso meramente como o cumprimento da profecia de João, no entanto. Ele aponta de volta para a promessa do Velho Testamento de Jeová:

“mas isto é o que foi falado através do profeta Joel: ‘E será nos últimos dias,’ Deus diz, ‘Que eu derramarei do Meu Espírito sobre toda a humanidade; E vossos filhos e vossas filhas profetizarão, E os teus mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão, sim, os meus servos, homens e mulheres, derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão, e concederei maravilhas no céu. Sinais na terra abaixo Sangue e fogo e vapor de fumaça O sol será transformado em trevas E a lua em sangue Antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor E todo aquele que clamar o nome do Senhor será salvo “” ( Atos 2: 16-21 ).

Ele está citando, como Ele diz, o livro de Joel:

“E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar”( Joel 2: 27-32 ).

O Senhor (YHWH) diz que Ele derramará o Seu Espírito. Os escritores dos Evangelhos, o apóstolo Pedro e, na verdade, o próprio Jesus dizem que foi Jesus quem derramou o Espírito. Pedro continua dizendo claramente:

“Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas” ( Atos 2:33 ).

O Filho é distinto do Pai e é o Filho e não o Pai que derrama o Espírito. Jeová prometeu que ele mesmo derramaria o Espírito. Ele não prometeu que um arcanjo ou algum de seus outros seres criados o fariam. Sabemos que o Pai é Jeová, mas aqui vemos que, visto que Jeová não é mentiroso e sabemos que ele guardou a Sua palavra, o Filho que derramou o Espírito também é Jeová. E o Espírito de Jeová não pode ser uma entidade separada do próprio Jeová, então aqui nós realmente vemos o Pai, o Filho e o Espírito como pessoas distintas que são todos Jeová Deus. O cumprimento desta profecia é, portanto, não apenas o testemunho da divindade de Cristo, mas, de fato, da doutrina da

Trindade!

Todo joelho vai se dobrar

Em Filipenses 2 , Paulo deixa claro que Jesus não apenas existiu pessoalmente antes de sua concepção e nascimento humanos, mas que Ele o fez na própria natureza de Deus:

” Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” ( Filipenses 2: 6-7)

Paulo faz um argumento semelhante aos colossenses, afirmando que:

“Pois nele toda a plenitude da divindade habita em forma corporal” ( Colossenses 2: 9 ).

Filipenses 2 continua a deixar bem claro que Jesus não existia apenas como uma criação divina, mas que Ele é o próprio Jeová Deus. Paulo continua dizendo:

“Para que ao nome de Jesus todo joelho se dobre, dos que estão no céu e na terra e debaixo da terra, e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” ( Filipenses 2: 10-11 ).

Aqui, Paulo está aplicando a Jesus as palavras de Isaías, onde o próprio Jeová diz:

“Juro por mim mesmo: A palavra saiu da minha boca em justiça, e não voltará atrás, para que todo o joelho se curve, toda a língua jure fidelidade” ( Isaías 45:23 ).

Jeová jurou pelo Seu próprio nome que todo joelho se dobraria e toda língua confessaria Seu próprio Senhorio. Paulo diz que este juramento de Deus será cumprido em cada joelho curvado e toda língua confessando que Jesus é o Senhor. 

Novamente, Jesus é identificado como YHWH, o SENHOR, Jeová. A passagem inteira, naturalmente, distingue entre o pai e o filho. 

O Filho voluntariamente se submete ao Pai, o Pai exalta o Filho e o Filho glorifica o Pai. Eles são duas pessoas distintas, mas ambos é Jeová Deus. É nisso que os cristãos sempre acreditaram. Esta é, novamente, uma expressão da doutrina cristã da Trindade.

O que dizem as escrituras

 Jesus disse 
João 8:24 : “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados.”

Paulo disse 
Romanos 10: 9-13: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo”.

Judas disse 
Judas 4-5 : “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram ”.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia