Budismo

O Budismo e o Cristianismo são compatíveis?

 

Por Luke Wayne

Tradução David Brito.
O budismo e o cristianismo fazem alegações de verdade mutuamente excludentes em quase todos os pontos essenciais. Simplesmente não há como combinar esses dois sistemas sem redefinir completamente um ou ambos.

 Desde a década de 1960, no entanto, à medida que o budismo avançou cada vez mais na vida ocidental e à medida que a cultura nas Américas e Europa tornou-se cada vez mais pluralista, podem-se encontrar cada vez mais pessoas que se identificam como budistas e cristãs. O argumento para isso (quando se articula um argumento) geralmente é mais ou menos assim:

O budismo (afirma-se) é agnóstico na questão de Deus. Não há nada inerentemente contrário ao cristianismo no pensamento e na prática budistas, e assim pode-se dedicar-se ao Deus cristão seguindo o caminho budista para a iluminação. Essas alegações  no entanto, são totalmente falsas.

Agnosticismo Budista?

O budismo histórico reconheceu a existência de uma variedade de deuses e semideuses acima e além da humanidade, mas ensinou que eles eram criaturas mortais que faziam parte do mesmo ciclo de morte e renascimento que homens e animais. Eles faziam parte do cosmo budista, mas não eram prescritos como objetos de devoção budista. Eles estavam presos no mundo do sofrimento e precisavam de iluminação para realizar o Nirvana assim como os homens. 1

Em relação a esses deuses, o budismo pode ser verdadeiramente agnóstico. Muitos budistas ocidentais modernos rejeitam a noção de deuses, e isso não os impede, de forma alguma, de serem budistas. Tais deuses não são centrais para qualquer ensinamento budista, e não faz diferença para as doutrinas budistas se elas existem ou não mais do que a existência ou inexistência de um tipo particular de animal. Os deuses são apenas uma das variedades de seres que sofrem no ciclo de morte e renascimento do qual o budismo busca a liberação.

No entanto o Deus cristão não é assim. Quando os cristãos falam de Deus, eles não estão falando de um ser mortal, finito, sofrendo como qualquer outro ser. Eles não estão falando de um ser em necessidade de libertação de qualquer coisa. Eles não estão falando de um ser que é meramente uma parte do sistema de coisas. Eles não estão falando de um ser que pode ou não existir. Eles estão falando de um Criador Eterno, Perfeito, Imutável, Todo-suficiente de tudo o que é e a quem todos nós devemos nossa adoração e daremos contas como nosso Juiz e Rei. Nesse sentido, o budismo não acredita em Deus . De fato, o budismo não pode permitir a existência de tal deus. 2

A doutrina  e ideias central para o budismo é a impermanência de todas as coisas e a doutrina de nenhum eu distinto e duradouro na existência. 3  Se há algo eterno e imutável, não é budismo. Se, como Colossenses 1: 16-17 diz: ” Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”, então não se pode dizer que todas as coisas são impermanentes e subsistem, ou que não existem coisas reais. Qualquer um que afirme ser budista e cristão deve alterar radicalmente o ensino budista em quase todos os assuntos possíveis, ou então deve mudar drasticamente o que eles querem dizer com “Deus” a tal ponto que não é mais reconhecível como algo remotamente cristão.

Ensino Budista e Cristão

Homem:

O budismo ensina que o eu pessoal é uma ilusão . Não existe “eu” ou “você” nem mesmo agora, e certamente nenhuma alma ou espírito do homem que transcenda essa vida física. 4

O cristianismo ensina que homens e mulheres são criados à imagem de Deus e são distintos e dominam outras coisas vivas na Terra ( Gênesis 1: 26-28 ). A pessoa que se desenvolve no útero é a mesma pessoa todos os dias da sua vida ( Salmos 139: 13-16 ). Existe existência consciente após a morte ( Lucas 16: 19-31 ), e esses mesmos “eus” pessoais ressuscitarão no último dia ( Atos 24:15 ), alguns para a vida eterna e outros para a condenação eterna, ( João 5: 28- 29 ).

Pecado:

 O budismo ensina que não há certo e errado moral . O bem e o mal são uma falsa dualidade que os iluminados devem superar. 5 A justiça e erro são meramente subjetivos, 6 uma distinção que fazemos artificialmente por conveniência. 7 A justiça e a injustiça, explica o budismo, são conceitos potencialmente perigosos enraizados na falsa noção de que existe um Deus Criador que governa e julga a todos nós. 8

O cristianismo ensina que existe tal Deus e que há, de fato, certo e errado. O mal, ou pecado, está quebrando os mandamentos de Deus ( 1 João 3: 4 ) e ficando aquém de Seu padrão ( Romanos 3:23 ). Temos o dever não apenas de evitar o mal, mas também de fazer o que é bom ( Gálatas 6: 9-10 ) mesmo para aqueles que nos odeiam ( Lucas 6:27 ). De fato, saber o que é bom e não fazer isso é mau ( Tiago 4:17 ). Os conceitos de justiça e maldade, bem e mal, obediência e pecado; estas são bastante centrais para tudo o que o cristianismo tem a dizer.

Sofrimento: 

No budismo, o sofrimento vem da nossa ilusão de ser um eu pessoal e de nossas ações de acordo com essa ilusão. 9 Porque pensamos que existimos como seres distintos e duradouros, separados de outros objetos, desejamos coisas e nos apegamos a coisas que são, de fato, passageiras e ilusórias. Daí vem o sofrimento. Não são apenas desejos insalubres ou impróprios, mas sim todos os desejos pessoais que causam nosso sofrimento. 10

Toda volição, todo ato da vontade, é karma e perpetua o “samsara”, ou o ciclo de morte e renascimento. 11 O budista deve aprender a ser livre de todos os desejos, não mais buscando o que é agradável e evitando o que é doloroso ou pensando em uma experiência como preferível a outra. 12 Ele deve deixar de louvar o que é bom ou lamentar o que é mau, abandonando toda essa dualidade. 13 Essa é a liberdade budista do sofrimento.

No cristianismo, é o mal humano e a desobediência a Deus que primeiro trouxe sofrimento e morte ao mundo ( Romanos 5:12 ). O que o homem mais precisa é ser lavado de sua culpa e abandonar seu pecado. Enquanto os cristãos creem que os desejos humanos egoístas são o que nos levam à tentação e ao pecado ( Tiago 1:14 ) e que muito sofrimento e contenda vêm de desejos errados que não são cumpridos ( Tiago 4: 1-3 ), no entanto, também são justos desejos que devem ser cultivados. Há bênção para aqueles que têm fome e sede de justiça ( Mateus 5: 6 ), e devemos buscar com seriedade e coerência o reino de Deus ( Mateus 6:33).). No final, Deus satisfará os desejos justos daqueles que estão em Cristo. Ele os abençoará com a vida eterna e removerá seu sofrimento para sempre ( Apocalipse 21: 3-4 ).

Salvação: 

Diferentes ramos budistas prescrevem uma variedade de coisas diferentes em relação ao caminho mais eficaz para a iluminação e escapar do sofrimento da vida e do ciclo de morte e renascimento. No mínimo, no entanto, todos se apegam à centralidade da aderência ao caminho óctuplo estabelecido por Buda para que alguém possa escapar do ciclo de sofrimento através da remodelação autodisciplinada dos pensamentos, visões, palavras e ações da pessoa. 14 Quando alguém cessa a ação cármica, o desejo pessoal e a ilusão da auto existência, alcança a iluminação, realiza o Nirvana e, assim, transcende o sofrimento e o ciclo de renascimento.

No cristianismo, a salvação é o perdão dos pecados e a ressurreição corporal para a vida eterna com Deus. Isso não é por mérito ou merecido, mas é o dom gracioso de Deus que recebemos através do arrependimento e da fé. ( João 3: 16-21 )

Eternidade: 

A esperança budista é voltada para a realização do Nirvana. Nirvana significa soprar ou extinguir, como uma chama desprovida de ar ou esgotando seu combustível. 15 Não é a extinção da existência pessoal desde que o budismo insiste que nunca houve existência pessoal para extinguir, mas sim a extinção da ilusão da existência pessoal. 16 É o fim do desejo, anseios, vícios ou a ideia de si mesmo como algo distinto e separado. 17 Não é um lugar em que se entra ou se adquire um estado. É simplesmente a realização do que já é a realidade última. O renascimento é então o fim, o sofrimento cessa, os desejos são eliminados e tudo simplesmente “é”.

A eternidade cristã não poderia ser mais oposta. A existência pessoal continua para todos, alguns para a vida eterna e outros para o julgamento eterno ( João 5: 28-29 ). Aqueles que são salvos de seus pecados em Jesus Cristo têm vida corporal eterna sem dor ou sofrimento na própria presença de Deus ( Apocalipse 21: 3-4 ). Aqueles que permanecem na culpa de seus pecados são castigados por seu mal para sempre no inferno: “E a fumaça de seu tormento sobe para todo o sempre; eles não têm descanso dia e noite” ( Apocalipse 14:11 ).

Conclusão

Esta mera amostragem de alguns dos ensinamentos mais centrais do budismo e do cristianismo não é de forma alguma exaustiva das diferenças, mas deve ser suficiente para mostrar que essas duas religiões são totalmente incompatíveis. De fato, seria difícil conceber dois sistemas de crença que discordassem mais fundamentalmente até mesmo dos conceitos mais básicos das verdades fundamentais. Qualquer cristão que professa abraçar a filosofia de Buda está necessariamente também negando o evangelho de Jesus Cristo. Pense nisso!

  • Keith Yandell e Harold Netland, “Budismo: Uma Exploração e Apreciação Cristã” (IVP Acadêmico, 2009) 21
  • ibid, 183-184
  • “O Ensinamento de Buda” (Bukkyo Dendo Kyokai, 1966) 298
  • Walpola Rahula, “O que o Buda Ensinou: Edição Revisada e Ampliada com Textos de Suttas e Dhammapada” (Grove Press, 2007) Kindle Edition, Chapter 6
  • “O Ensinamento de Buda” (Bukkyo Dendo Kyokai, 1966) 62
  • Thich Nhat Hanh, “O Coração dos Ensinamentos do Buda” (Broadway Books, 1998) 56
  • “O Ensinamento de Buda” (Bukkyo Dendo Kyokai, 1966) 53
  • Walpola Rahula, “O que o Buda Ensinou: Edição Revisada e Ampliada com Textos de Suttas e Dhammapada” (Grove Press, 2007) Kindle Edition, Chapter 6
  • Rodney Smith, “Saindo da Auto-Decepção” (Shambhala Publications, 2010) 4
  • Keith Yandell e Harold Netland, “Budismo: Uma Exploração e Apreciação Cristã” (IVP Acadêmico, 2009) 16
  • Walpola Rahula, “O que o Buda Ensinou: Edição Revisada e Ampliada com Textos de Suttas e Dhammapada” (Grove Press, 2007) Kindle Edition, Chapter 3
  • Rodney Smith, “Saindo da Auto Decepção” (Shambhala Publications, 2010) 6
  • “O Ensino de Buda” (Bukkyo Dendo Kyokai, 1966) 62
  • Walpola Rahula, “O que o Buda Ensinou: Edição Revisada e Ampliada com Textos de Suttas e Dhammapada” (Grove Press, 2007) Kindle Edition, Chapter 5
  • Houston Smith e Philip Novak “Budismo: Uma Introdução Concisa” (HarperCollins Publishers, 2003) 51
  • Walpola Rahula, “O que o Buda Ensinou: Edição Revisada e Ampliada com Textos de Suttas e Dhammapada” (Grove Press, 2007) Kindle Edition, Chapter 4
  • Keith Yandell e Harold Netland, “Budismo: Uma Exploração e Apreciação Cristã” (IVP Acadêmico, 2009) 23-24

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia