Budismo

Os Budistas acreditam em Deus?

Por Luke Wayne

O budismo não é compatível com a crença em um Deus pessoal que é distinto de Sua criação, tem uma vontade soberana e um plano para a humanidade, ou cuja graça pode libertar alguém da culpa e do sofrimento. Nesse sentido mais crucial, os budistas não acreditam em “Deus” como os cristãos definem e usam essa palavra. É claro, pode-se encontrar indivíduos no Ocidente moderno que tentam harmonizar praticamente duas crenças contraditórias, mas não pode ser significativa e consistentemente budista e acreditar em algo como um Deus teísta.

Budismo e Monoteísmo

Embora haja uma tendência moderna e mais recente de retratar o budismo como simplesmente agnóstico na questão de Deus, esse não é o caso se estivermos definindo Deus como cristãos (ou mesmo como judeus e muçulmanos) no uso da palavra.

Em primeiro lugar, o budismo ensina que “nada pode existir por si só, tudo deve ser interdependente com todo o resto”. 1 De fato, no budismo, para obter o fim do sofrimento, deve-se realizar essa “união indivisível” de todas as coisas, não existe um eu pessoal e não há objetos externos. 2 O budista, portanto, não pode conceber “Deus” como um ser real e pessoal que é verdadeiramente único e distinto dessa unidade interconectada que engloba todas as coisas. 3

Em segundo lugar, fora da ideia do próprio Nirvana, o budista não pode conceber nada, muito menos alguém, como permanente ou imutável. 4 Alguns argumentam que Buda permitiu a possibilidade de que o Nirvana em si não fosse permanente. 5 A ideia de que tudo está mudando constantemente e de que nada é verdadeiramente permanente de um momento para o outro permeia praticamente toda a literatura budista. A impermanência de todas as coisas é, de fato, entendida (juntamente com o sofrimento e a ausência de um eu pessoal real) como uma das três marcas de toda a existência. 6 Um Deus imutável e eterno contradiz tal cosmovisão.

Embora alguns possam tentar equiparar o Nirvana a Deus, esse é um profundo mal-entendido. O Nirvana não é pessoal, não é em nenhum sentido um criador e não é capaz de ação. 7 Como observa um estudioso, “se a ausência de um criador pessoal é ateísmo, o budismo é ateísta”. 8 O Dalai Lama explica:

Toda a cosmovisão budista é baseada em um ponto de vista filosófico em que o pensamento central é o princípio da interdependência, como todas as coisas e eventos surgem puramente como resultado de interações entre causas e condições. Dentro dessa cosmovisão filosófica, é quase impossível. ter qualquer espaço para uma verdade atemporal, eterna e absoluta. Nem é possível acomodar o conceito de uma criação divina ” 9

 

Budismo e Politeísmo

Há um segundo sentido, no entanto, em que podemos fazer a pergunta: os budistas acreditam em “deuses”?

No pensamento budista, existem seres sobrenaturais ou entidades além da humanidade?

Existem coisas conscientes além de meramente homens e animais? Há espíritos ou deuses em um sentido mais parecido com o das antigas religiões pagãs ou mesmo aquelas em que os hindus da cultura do Buda acreditavam?

O budismo nega essas entidades?

Em certo sentido, sim, da mesma forma que o budismo nega todas as coisas individuais ou que pessoas realmente existem como coisas verdadeiramente distintas com identidades individuais reais. Mas os budistas acreditam que os deuses existem pelo menos no mesmo sentido em que você ou eu ou vacas ou rochas existem?

A resposta para isso é geralmente sim.

As lendas mais antigas da vida de Buda têm os deuses regozijando-se com a iluminação de Buda. 10 Algumas versões até os envolvem em assegurar que Buda fosse exposto a eventos de sofrimento, de modo que ele chegasse à iluminação. 11 Muitos relatos também têm um espírito maligno presente no momento da iluminação de Buda, tentando tentá-lo e distraí-lo da verdade, sem sucesso. 12 Viaje para qualquer país de maioria budista na Ásia, e não encontrará falta de ídolos, altares e casas espirituais atestando uma cosmovisão que inclua a existência de tais divindades temporais. Na cosmologia budista primitiva, o ciclo de nascimento, morte e renascimento incluía vidas celestes como deuses e semideuses acima da humanidade, bem como nascimentos tortuosos e fantasmagóricos na terra, considerados inferiores aos animais. 13

É vital, no entanto, notar aqui que estas ainda eram vidas presas no ciclo de morte e renascimento. Os deuses são apenas uma parte do mundo temporal fugaz e em constante mudança. Eles estão no mesmo sofrimento final que todos os outros, e na mesma necessidade da iluminação budista de alcançar a liberdade no estado de Nirvana e o reconhecimento da ausência de si mesmo e de distinção. Os deuses podem “existir” no mesmo sentido experimental e qualificado de que qualquer coisa pode ser considerada existente na cosmovisão budista, mas os deuses não podem ajudá-lo. No estrito ensinamento budista, é contraproducente apelar para eles em orações e oferendas ou buscar qualquer coisa deles. Eles podem estar lá, mas esse fato deve ser irrelevante para a prática religiosa.

Hoje, é claro, é possível encontrar muitos budistas ocidentais que negam que essas entidades existam em qualquer sentido, e essa visão não entra em conflito com a prática do budismo, já que o budista não deve apelar para tais entidades para orientação ou ajuda de nenhuma maneira. Pode-se dizer então, que a maioria dos budistas reconhece “deuses”, mas não é instruída a “acreditar neles” no sentido de qualquer tipo de fé ou devoção religiosa. (embora na prática esse tipo de devoção religiosa seja comum em muitos países budistas)

Se não Deus, então o que?

Se os budistas não acreditam em “Deus” no sentido cristão ou monoteísta e não se dedicam a qualquer “deus” no sentido pagão ou politeísta, então há algo na doutrina e na prática budista que possa ser chamado de deus budista? Sim, em certo sentido, mas temos que ter cuidado com a forma como o definimos. É disso que Buda falou quando ele disse:

Há, ó monges, um não nascido, nem se tornou nem criou nem formou. Se não houvesse, não haveria libertação do formado, do feito, do composto

Embora as várias seitas e escolas do budismo dessem corpo e aplicassem essa realidade de forma bem diferente, os budistas falam de uma pura realidade de algum tipo que é a verdade de tudo o que é. O “ilimitado, vasto, misterioso incondicionado”, que não é uma coisa distinta, mas sim uma descrição da própria realidade como uma “união inexplicável”. 15

Atrás da nossa ilusão de objetos distintos, identidades pessoais e realidades imutáveis não são o que realmente é. Existe a essência interconectada do universo que não se pode colocar corretamente em palavras. Simplesmente “é” e isso é tudo o que pode ser dito sobre isso. 16

Não é pessoal e não é distinto ou separado de você ou de qualquer outra coisa. Não é um ser específico com vontade, plano ou propósito. Você não pode orar a ela ou se relacionar com ela como se fosse uma coisa e você fosse outra coisa. Não é de forma alguma como o que um cristão chamaria de “Deus” ou mesmo o que um antigo politeísta chamaria de “deus”, mas é o foco central da religião budista e sua esperança de libertação do sofrimento da vida.

Para muitos budistas tradicionais, se descritos diretamente, é falado simplesmente em termos de Nirvana. A ideia é que não existe uma pessoa distinta que seja “você”. Nada existe separado de tudo ou que persista ao longo do tempo. Não há nada substancialmente o mesmo a partir da coleção de materiais e percepções que você chama de “você mesmo” como uma criança e do conjunto diferente de materiais e percepções que você chama de “você mesmo” como um adulto diferente de uma cadeia causal de eventos entre eles. 17 Isto é verdade não só de si mesmo, mas de todas as outras supostas pessoas e coisas.

Uma vez que você tire todas essas falsas percepções de si mesmo e do mundo, e não há mais nada a desejar e ninguém mais a desejar, existe apenas o que simplesmente “é”, e este é o Nirvana. O fim do sofrimento, a cessação do ciclo de nascimento, morte e renascimento, puro e próprio do ser. Uma “bem-aventurança” transcendente sem eu ou outro. O budismo é a religião do Nirvana. É sobre esse estado de ser, essa compreensão da realidade. Este é seu único objetivo e objeto. Nesse sentido, o Nirvana é o “deus” do budismo. 18

Algumas tradições budistas adicionalmente afirmariam que essas verdades eternas da realidade incondicionada e imutável do universo interconectado, são um princípio eterno de esclarecimento que eles chamam de “Buda”. O homem Siddhartha Gautama, que historicamente é chamado “o Buda”, era meramente um transportador da eterna realidade “Buda” da iluminação e do Nirvana. 19

Buda não é um corpo físico, mas é iluminação. Um corpo pode ser pensado como um receptáculo; então, se o receptáculo estiver cheio de iluminação, pode ser chamado de Buda.” 20

Essas ideias são altamente controversas entre as escolas budistas que não se apegam a elas. Mesmo aqui, no entanto, isso deve ser entendido como uma expressão impessoal da realidade tal como ela é, operando não por uma vontade distinta, mas apenas através das relações causais de coisas impermanentes e estados transitórios de existência. 21 Não é um ser supremo, mas uma verdade indescritível que “não pode ser esclarecida com palavras, só pode ser sugerida em parábolas”. 22 Assim, o “Deus” budista (se é que vamos falar de tal coisa em absoluto) não é um “ser”, mas sim uma realidade indescritível que representa tudo o que realmente é e que está livre de todo sofrimento. A esperança do budista é abandonar qualquer desejo e perder seu próprio eu e por essa realidade simplesmente ser.

 

  • Thich Nhat Hanh, “O Coração dos Ensinamentos do Buda” (Broadway Books, 1998) 6
  • Rodney Smith, “Saindo da Auto-Decepção” (Shambhala Publications, 2010) 6
  • ibid, 4
  • Keith Yandell e Harold Netland, “Budismo: Uma Exploração e Apreciação Cristã” (IVP Acadêmico, 2009) 183
  • Stephen Asma, “Buda para Iniciantes” (For Beginners LLC, 2008) 110
  • Houston Smith e Philip Novak “Budismo: Uma Introdução Concisa” (HarperCollins Publishers, 2003) 56-57
  • Keith Yandell e Harold Netland, “Budismo: Uma Exploração e Apreciação Cristã” (IVP Acadêmico, 2009) 183
  • Houston Smith e Philip Novak “Budismo: uma introdução concisa” (HarperCollins Publishers, 2003) 53
  • O Dalai Lama, “O Bom Coração: Uma Perspectiva Budista sobre o Ensino de Jesus” (Wisdom Publications, 1996) 82 (referenciada em “Budismo: Uma Exploração e Avaliação Cristã” por Keith Yandell e Harold Netland, 183-184)
  • Houston Smith e Philip Novak “Budismo: Uma Introdução Concisa” (HarperCollins Publishers, 2003) 4
  • ibid, 6
  • ibid, 9-12
  • Keith Yandell e Harold Netland, “Budismo: Uma Exploração e Apreciação Cristã” (IVP Acadêmico, 2009) 21
  • Houston Smith e Philip Novak “Budismo: uma introdução concisa” (HarperCollins Publishers, 2003) 54
  • Rodney Smith, “Saindo da Auto Decepção” (Shambhala Publications, 2010) 25
  • ibid, 25
  • Stephen Asma, “Buda para Iniciantes” (For Beginners LLC, 2008) 60
  • Houston Smith e Philip Novak “Budismo: Uma Introdução Concisa” (HarperCollins Publishers, 2003) 53-54
  • “O Ensinamento de Buda” (Bukkyo Dendo Kyokai, 1966) 13-14, 22-23
  • ibid, 31
  • ibid, 31
  • ibid, 33

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia