Perguntas Sobre

Eu tenho que falar em línguas ao receber o Espírito Santo?

Por Luke Wayne

Não, você não precisa falar em línguas ao receber o Espírito Santo. Deus dá diferentes dons espirituais a diferentes crentes, para que possamos abençoar e edificar uns aos outros. Como Paulo explicou aos coríntios:

1 Coríntios 12:4: “Agora existem variedades de dons, mas o mesmo Espírito. E há variedades de ministérios e o mesmo Senhor. Existem variedades de efeitos, mas o mesmo Deus que opera todas as coisas em todas as pessoas. Mas a cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum, pois a um é dada a palavra de sabedoria através do Espírito, e a outro a palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito; a outra fé pelo mesmo Espírito; para outros dons de cura por um Espírito, e para outro a realização de milagres, e para outra profecia, e para outro a distinção de espíritos, para outros vários tipos de línguas e para outro a interpretação de línguas. o mesmo Espírito opera todas essas coisas, distribuindo a cada um individualmente, exatamente como Ele deseja. ”

O Espírito de Deus decide que presentes Ele dará a cada crente de acordo com Sua própria vontade e propósito. O dom de línguas é listado aqui, ao lado dos outros dons, como algo que um crente tem e outro não. Paulo continua explicando que é o propósito de Deus que todos tenhamos dons diferentes, para que necessitemos um do outro e funcionemos juntos como muitos membros de um corpo. Ele diz, por exemplo:

1 Coríntios 12: 17-21: “Se todo o corpo fosse um olho, onde estaria a audição? Se o todo estivesse ouvindo, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros, cada um deles, no corpo, como Ele desejou. Se todos fossem um membro, onde estaria o corpo? Mas agora existem muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: ‘Não preciso de você’ ; ou novamente a cabeça aos pés: ‘Não preciso de você’. ”

Nesse contexto, Paulo diz claramente:

1 Coríntios 12:30 : “Todos não têm dons de cura, não é? Todos não falam em línguas, falam? Todos não interpretam, não é?”

É claro que muitos cristãos têm o Espírito e receberam dons pelo Espírito, mas Deus escolheu não lhes dar o dom de línguas. De fato, a lógica de Paulo aqui parece assumir que a maioria dos crentes não tinha dom de línguas, assim como a maioria do corpo não podia ser olhos, mãos ou joelhos. Qualquer dom espiritual é dado apenas a alguns crentes com o objetivo de edificar a todos e nos unir nas comunidades da igreja local.

Alguns argumentaram que, na narrativa bíblica, falar em línguas sempre foi um sinal externo de um crente sendo cheio do Espírito Santo. Primeiro de tudo, mesmo que isso fosse verdade, apenas porque vemos que algo aconteceu em uma história bíblica não significa automaticamente que isso deve acontecer toda vez, especialmente quando há textos como 1 Coríntios 12 que dizem claramente que isso não acontece sempre.

Segundo, Certamente vemos momentos em que o Espírito desceu sobre as pessoas e elas falaram em línguas, mas isso não aconteceu todas as vezes. De fato, o preenchimento do Espírito Santo geralmente tem a ver com proclamação clara e ousada da verdade. Por exemplo, o Profeta Miquéias diz:

Miquéias 3: 8: “8Contudo, quanto a minha pessoa, graças ao poder do Espírito de Yahweh, o SENHOR, estou cheio de força e de amor pelo que é direito e justo, e assim posso confrontar Jacó com a sua transgressão, e a Israel com o seu pecado!”.

Também vemos que João Batista (Lucas 1:15), sua mãe Isabel (Lucas 1:41) e seu pai Zacarias (Lucas 1:67) são todos descritos como cheios do Espírito Santo. Em cada caso, está relacionado a proclamações claras que eles fariam, em vez de falar em outras línguas. Esse padrão mudou quando Jesus derramou Seu Espírito Santo sobre a igreja? De modo nenhum! Por exemplo, no livro de Atos, vemos exemplos como:

Atos 4:31 : “31E assim que terminaram de orar, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram plenos do Espírito Santo e, com toda a coragem saíram anunciando a Palavra de Deus.”

Eles estão cheios do Espírito Santo, e o resultado é falar a palavra de Deus com ousadia, sem falar em línguas estrangeiras. Atos 4: 8 também descreve Pedro sendo cheio do Espírito em relação à sua ousada proclamação perante os escribas e anciãos de Jerusalém. Falar em línguas não é uma evidência necessária de que alguém está cheio do Espírito Santo. Como seres humanos, podemos desejar experiências chamativas (como os coríntios), mas o Espírito não nos enche para realizar o que queremos, mas o que Deus quer. Não se preocupe só porque você não tem os dons espirituais que acha que deveria ter. Use o que lhe foi dado para amar e edificar seus irmãos e irmãs em Cristo (Romanos 12:6-8) e, assim, cumpra a vontade e a obra do Espírito Santo em você.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia