Perguntas Sobre

Como discernir se a voz que ouvimos é do Espírito Santo?

Por Matt Slick

Quando sabemos que o Espírito Santo ou Deus falou ao nosso coração? Como sabemos que estamos fazendo a vontade de Deus e não a nossa vontade?

Essas duas perguntas são comuns e não são tão facilmente respondidas de uma maneira específica. Existem, no entanto, princípios gerais pelos quais podemos saber que ouvimos o Espírito Santo.

Ofereço as seguintes diretrizes, não como uma fórmula, não como uma garantia, mas como um meio de ajudar as pessoas a entender e reconhecer quando o Espírito Santo está falando com elas e por meio delas.

Receba a Cristo como seu Único e Suficiente Salvador

João 1:12: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome“.

    1. Não é preciso dizer que devemos ser cristãos antes de procurarmos ouvir do Espírito Santo. Embora existam muitos grupos não-cristãos, como os Mórmons e as Testemunhas de Jeová, e grupos cristãos aberrantes como os católicos romanos, o primeiro passo necessário é que sejamos habitados pelo Espírito Santo de Deus ao receber Cristo como Senhor e Salvador. Isso só pode ocorrer se uma pessoa é salva do julgamento de Deus confiando, somente pela fé, na obra de Cristo. Certamente, isso significa que devemos entender e saber que Jesus Cristo é Deus em carne, o único Filho do Pai, que ele morreu por nossos pecados e que ressuscitou fisicamente dos mortos.
    2. Portanto, você deve ser habitado por Deus antes de poder ouvir dele.
    3. Portanto, para ouvir do Espírito Santo, você deve primeiro ser salvo.

 

Leia a Bíblia para saber como orar e reconhecer falsas impressões

2 Tim. 3: 16-17, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

    1. Não podemos afirmar que estamos na vontade de Deus e, assim, ouvir o Espírito Santo, se estamos acreditando ou agindo de maneira contrária à Palavra de Deus revelada. Precisamos estudar a Bíblia. Que é a palavra inspirada de Deus e nos guia para que possamos saber como orar e também para que possamos discernir se o que pensamos que ouvimos de Deus é realmente ou não verdadeiro.
    2. Tomemos, por exemplo, os mórmons. Eles oram sobre o Livro de Mórmon e acreditam que o Espírito Santo lhes diz que o Mormonismo é verdadeiro. No entanto, o mormonismo claramente contradiz a Bíblia, pois ensina que existem muitos deuses, que as pessoas podem se tornar deuses, há uma deusa mãe no céu, etc. O que eles pensam que estão ouvindo de Deus, o Espírito Santo, realmente não é dele.
    3. Portanto, lendo a Palavra de Deus, podemos pelo menos eliminar qualquer comunicação suspeita do Espírito Santo, se isso for contrário à Bíblia.
Orar de acordo com a vontade de Deus

1 João 5:14: “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”.

    1. Descobrimos a vontade de Deus, conformando nossas vidas, nossos pensamentos, nossas ações às palavras de Cristo e dos apóstolos, conforme ensinadas no Novo Testamento. Mas, é na oração que entramos na presença de Deus e procuramos ouvir dele.
    2. Portanto, precisamos ouvir a Palavra de Deus e estar em oração pela vontade de Deus.

Confesse seus pecados

Salmo 66:18: “Se eu considerar a maldade em meu coração, o Senhor não ouvirá.”

    1. Não podemos reivindicar andar com Deus e ainda assim permanecer em pecado impenitente. Se você deseja estar na vontade de Deus e ouvir o Espírito Santo operar em seu coração e em sua vida, você deve confessar seus pecados e se arrepender deles. Você não pode ouvir do Senhor se estiver voluntariamente vivendo de maneira contrária à santidade de Deus.
    2. Portanto, se há pecados em sua vida dos quais você não se afastou, você precisa confessá-los diante do Senhor e ser purificado.

Espere no Senhor.

Salmo 40: 1 , “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.”

    1. Às vezes, a resposta à oração leva mais tempo do que esperamos. É por isso que ouvir do Espírito Santo exige que sejamos pacientes. Quando pedimos a Deus, quando buscamos a vontade dele, podemos saber instantaneamente qual é a vontade dele em muitos casos, lendo a Bíblia. Mas naquelas áreas em que a Bíblia não é específica e pedimos a Deus algo sobre a direção da vida, com quem casar, que trabalho realizar etc., devemos esperar para ouvir o Espírito Santo.
    2. Muitas vezes, podemos discernir a vontade do Espírito Santo, tomando consciência de um aumento ou diminuição do desejo em nossos corações, enquanto oramos e esperamos repetidamente por ele. Em outras palavras, Deus sempre coloca um desejo em nossos corações que aumenta com o tempo, enquanto oramos por algo. Se esse desejo está de acordo com as escrituras, provavelmente é do Senhor. Se o desejo em seu coração diminuir, pode ser que o Senhor não esteja falando com você sobre esse assunto. Olhe isto deste modo. Ore e peça ao Senhor para aumentar em seu coração os desejos que são dele e diminuir os que não são. E sempre verifique se seus desejos estão de acordo com a Bíblia.
    3. Portanto, seja paciente e dê ao Senhor a oportunidade de responder a você, de falar ao seu coração.

Nesses princípios, você pode descobrir como ouvir o Espírito Santo, como reconhecer o trabalho dele em você. Seja cheio do Espírito na salvação. Estude o que a Bíblia diz para reconhecer a verdade. Orem por sua vontade. Confesse seus pecados e seja paciente. O Senhor responde, mas às vezes ele tem que preparar as bases antes que a resposta possa se concretizar.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia