Perguntas Sobre

Se temos o Espírito Santo, por que precisamos da Bíblia

 

Por Matt Slick

Precisamos da Bíblia porque somos pecadores e precisamos ter as coisas escritas. O Espírito Santo habita nos crentes e trabalha neles para nos indicar Cristo. No entanto, o Espírito Santo não domina nossa vontade, nossa mente e nossos pensamentos, para nos transformar em robôs. Somos feitos à imagem de Deus (Gênesis 1:26) e recebemos certos privilégios para agir livremente de maneira responsável, de acordo com o que Deus nos deu em dons espirituais e bens materiais. O Espírito Santo, que habita nos crentes, é aquele que presta testemunho de Cristo (João 14:26;15:26) e nos guia e ensina (1 João 2:27) No entanto, porque somos pecadores e porque nossas experiências são diferentes e subjetivas, Deus nos deu a palavra escrita, para que não confiemos na experiência pessoal, mas em sua palavra.

A Bíblia narra a história da criação, o chamado de seu povo, sua fidelidade à aliança com eles, sua encarnação, sacrifício na cruz, sua ressurreição e revelação futura. Está cheio de coisas que Deus quer que saibamos. Em certo sentido, há uma reivindicação da obra de Deus e uma declaração de seu plano em redenção. Temos em suas páginas exemplos de adoração, como são encontrados nos Salmos. Temos uma compilação de sabedoria em Provérbios. Temos nos evangelhos o registro do que Deus fez na pessoa de Cristo, incluindo seus milagres, morte, sepultamento e ressurreição. Temos na Bíblia aquelas coisas que são rentáveis ​​para ensino, advertência e correção.

Finalmente, embora sejamos salvos e habitados pelo Espírito Santo, ainda precisamos de orientação e correção, porque não somos perfeitos. O Espírito Santo está em nós, mas não somos robôs que não têm livre-arbítrio. Portanto, Deus nos permite examinar sua palavra e aprender em suas páginas qual é a sua vontade para nós em nossa santificação, relacionamento interno com ele e nossa adoração e adoração à Sua Majestade.

Aqui estão algumas das coisas reveladas a nós nas Escrituras que não podíamos simplesmente saber pelo Espírito Santo vivendo em nós:

Como chegamos aqui: Deus nos criou e ao mundo (Gênesis 1:1-2: 25)

Por que estamos aqui: glorificar a Deus (Isaías 43:7)

O que é um comportamento moralmente correto: os Dez Mandamentos (Êxodo 20:1-17)

As consequências de nosso pecado: condenação (Gênesis 2:17; Mateus 25:46; Romanos 6:23; Apocalipse 14:11)

Quem é Jesus: Deus em carne (João 1:1,14; Colossenses 2:9)

Os meios de nossa salvação: Cristo morrendo na cruz por nós enquanto levava nossos pecados (Isaías 53 4-6; Colossenses 2:14; 1 Pedro 2:24)

O que devemos fazer para obter a salvação: crer e confiar no que Cristo fez na cruz (João 3:16; 6:40; 20:31; Efésios 2:8-9)

Qual é a nossa esperança futura: morar eternamente com Deus (Filipenses 3:20; Colossenses 1:5)

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia