Perguntas Sobre

O que é o “batismo com fogo”?

Por Luke Wayne

É comum entre os evangélicos em geral, e aqueles das tendências carismáticas ou pentecostais, interpretar o “batismo com fogo” como outro termo para o “batismo do Espírito Santo”.

Assim, quando João Batista diz: “Eu te batizo com água para arrependimento, mas Aquele que vem depois de mim … te batizará com o Espírito Santo e com fogo” ( Mateus 3:11 , Lucas 3:16).), eles entendem que essa é uma promessa positiva para os crentes de que serão batizados “com o Espírito Santo” e “com fogo”. No contexto, no entanto, essas são duas coisas separadas. O batismo do Espírito Santo é uma promessa positiva aos crentes que serão imersos no Espírito e selados por Ele para a vida eterna. O batismo de fogo, no entanto, é uma promessa negativa de julgamento para o incrédulo. Jesus batizará todos com um ou outro. Você ou recebe o Espírito de Cristo, ou Ele o lançará no fogo. Este foi o ponto de João.

O contexto imediato

Observar o contexto circundante nos ajuda a esclarecer o ponto que João estava tentando fazer. Observe que Mateus relata o que João tinha em mente quando falou estas palavras:

“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? 8Produzi, sim, frutos que mostrem vosso arrependimento! 9Não presumais de vós mesmos, dizendo: ‘Temos por pai a Abraão’; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode gerar filhos a Abraão. 10O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
11Eu, em verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12Ele traz a pá em sua mão e separará o trigo da palha. Recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha no fogo que jamais se apaga”(Mateus 3: 7-12).

Esta passagem é principalmente um aviso sobre o julgamento próximo e a necessidade de se arrepender antes que seja tarde demais. Nele, o fogo é mencionado três vezes em rápida sucessão:

  1. As árvores que não dão frutos serão cortadas e jogadas no fogo.
  2. Jesus virá para batizar com o Espírito Santo e com fogo.
  3. O trigo será levado ao celeiro enquanto o joio é queimado com fogo.

Qual é o fogo nesses contextos? E o que Jesus vem fazer? Na primeira instância, Jesus vem com um machado. As árvores que dão frutos permanecem enquanto as que não dão frutos são cortadas e queimadas. Assim, Jesus vem fazer uma distinção entre aqueles que dão frutos (o “fruto de acordo com o arrependimento” já mencionado na passagem) e aqueles que não. Ele preserva um e destrói o outro. Essa destruição é representada pelo fogo. A terceira instância é bastante semelhante a primeira. Nele, Jesus vem com uma pá para separar o joio do trigo. O trigo é preservado e o joio é novamente destruído pelo fogo. O fogo aqui é claramente um julgamento divino.

Entre essas duas coisas está a declaração de que Jesus veio batizá-las (ou seja, a multidão que João está advertindo e chamando ao arrependimento) com “o Espírito Santo e com fogo”. No contexto, isso está dizendo a mesma coisa. Jesus está vindo para separar os fiéis arrependidos (que serão preservados) dos ímpios não arrependidos (que serão queimados no fogo de Seu julgamento). O Evangelho de Lucas nos dá uma imagem semelhante. Depois de apresentar a mesma imagem que Mateus sobre o machado e o lançamento de árvores infrutíferas no fogo ( Lucas 13: 7-9 ), Lucas se expande mais completamente na chamada de João ao arrependimento ( Lucas 13:10-14 ). Lucas então conclui:

“A esta altura as pessoas estavam em grande expectativa, imaginando em seus corações se porventura João não seria o Cristo. 16Então João esclareceu a todos: “Eu, de fato, vos batizo com água. Entretanto, chegará alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno sequer de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele sim, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 17Ele traz uma pá em suas mãos, a fim de limpar a sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; todavia queimará a palha com o fogo que jamais se apaga” (Lucas 3:15-1).

Mais uma vez, o contexto é um apelo temível ao arrependimento e um julgamento vindouro de alguns e preservação de outros. Assim, o batismo do Espírito é a esperança prometida de todo crente e o batismo de fogo é o destino terrível de todo incrédulo.

Sem julgamento, sem fogo

Também vale a pena notar que os outros dois evangelhos apresentam muito menos detalhes sobre o conteúdo da pregação de João. Especificamente, nenhum deles menciona as advertências de João de julgamento iminente ou sua imagem vívida de árvores e palha sendo lançadas ao fogo. Assim, quando apresentam as palavras de João sobre Cristo, também deixam de fora a referência ao fogo:

“E ele estava pregando e dizendo: ‘Depois de mim vem alguém mais poderoso que eu, e não estou apto a me abaixar e desatar a tira de suas sandálias. Batizei-o com água; mas Ele o batizará com o Espírito Santo ” (Marcos 1: 7-8).

“João testificou dizendo: ‘Vi o Espírito descer do céu como pomba e permaneceu sobre Ele. Não o reconheci, mas Aquele que me enviou para batizar na água me disse:” Aquele a quem você vê o Espírito que desce e permanece sobre Ele, esse é o que batiza no Espírito Santo. “Eu mesmo vi e testemunhei que este é o Filho de Deus” (João 1: 32-34).

Assim, quando o julgamento não está em vista, não somos informados sobre um “batismo de fogo”. Da mesma forma, Lucas depois relata as palavras semelhantes de Jesus ecoando os comentários de João. O contexto dessas citações, no entanto, é especificamente direcionado aos discípulos e à promessa esperançosa do Espírito Santo. Assim, nesses contextos, Lucas diz:

4Certa ocasião, enquanto ceava com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que aguardassem a promessa do Pai, a qual, salientou Ele: “De mim ouvistes! 5Porquanto João, de fato, batizou com água, entretanto dentro de poucos dias vós sereis batizados com o Espírito Santo”. A ascensão de Jesus Cristo” (Atos 1: 4-5).

15Assim que comecei a pregar, o Espírito, num instante, sobreveio a eles da mesma maneira como veio sobre nós no princípio. 16E naquele momento lembrei-me do que o Senhor me havia dito: ‘João, de fato, batizou em água, no entanto, vós sereis batizados com o Espírito Santo!” 17Portanto, se Deus lhes concedeu o mesmo Dom que dera igualmente a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para pensar em contrariar a Deus?” (Atos 11: 15-17).

Em todos esses casos em que o julgamento dos ímpios não é discutido, e apenas a promessa positiva para os crentes é vista, a linguagem sobre batizar no fogo está ausente.

Antecedentes do Antigo Testamento

Enquanto a linguagem exata de ser “batizado” (ou “imerso”) no Espírito Santo foi cunhada por João Batista e Jesus, a imagem é extraída da profecia do Antigo Testamento. Assim, o livro de Atos começa com um lembrete da promessa de que Jesus batizaria Seus seguidores com o Espírito Santo ( Atos 1:4-5 ) e depois explica, quando isso acontece, que foi um cumprimento da promessa anterior registrada pelo profeta Joel:

16Muito diferente disto. O que está ocorrendo foi predito pelo profeta Joel:
17‘Nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre todos os povos, os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.18Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão”( Atos 2:16-18 , veja Joel 2: 28-29 ).

Assim, ser “batizado” no Espírito Santo era, em termos do Antigo Testamento, ter o Espírito “derramado” sobre você. Ambos denotavam a cobertura como com a água, dando sentido à analogia de João com o batismo na água. Da mesma forma, os profetas do Antigo Testamento também usaram uma imagem semelhante relacionada à ideia de um “batismo de fogo”. Por exemplo:

“‘Portanto, espere por mim’, declara o Senhor, ‘para o dia em que eu me levantar como testemunha. De fato, minha decisão é reunir nações, reunir reinos, derramar sobre eles minha indignação, toda a minha ira ardente; Pois toda a terra será devorada pelo fogo do meu zelo ‘”(Sofonias 3:8).

O fogo ardente da indignação de Deus será derramado sobre todas as nações e povos da terra. Este é o batismo de fogo. Linguagem semelhante é usada para o julgamento de Deus em outros lugares, como:

“Inclinou o arco como inimigo; pôs a mão direita como adversário e matou todos os que eram agradáveis ​​aos olhos; na tenda da filha de Sião, derramou a sua ira como fogo” (Lamentações 2:4)

“O Senhor cumpriu a sua ira; derramou a sua ira feroz; e acendeu um fogo em Sião, que consumiu os seus fundamentos” (Lamentações 4:11).

“Quem pode resistir à sua indignação? Quem pode suportar o ardor da sua ira? Sua ira é derramada como fogo E as pedras são quebradas por Ele” ( Naum 1: 6 ).

“Assim derramei a minha indignação sobre eles; os consumi com o fogo da minha ira; o caminho que levei sobre suas cabeças”, declara o Senhor Deus “( Ezequiel 22:31 ).

Assim, como o “batismo do Espírito” apontava para as promessas de Deus “derramando Seu Espírito”, também a imagem de um “batismo de fogo” apontava para as imagens de Deus derramando o fogo de Sua ira.

Outros exemplos

Essa ideia de separar toda a humanidade em duas categorias, uma preservada para a vida eterna e a outra mergulhada no fogo, é central para a compreensão de Jesus de Sua própria missão. Observe, por exemplo, a comovente parábola do reino e do joio:

“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” (Mateus 13:24-30).

Jesus explicou o significado da parábola assim:

“E ele disse: ‘Quem semeia a boa semente é o Filho do homem, e o campo é o mundo; e quanto à boa semente, estes são os filhos do reino; e o joio são os filhos do mal. um; e o inimigo que os semeou é o diabo, e a colheita é o fim dos tempos; e os ceifeiros são anjos. Assim como o joio é recolhido e queimado no fogo, assim será no fim do dia. O Filho do Homem enviará Seus anjos, e eles colherão do Seu reino todas as pedras de tropeço, e os que cometem iniquidade, e os lançarão na fornalha de fogo; naquele lugar haverá choro e ranger de coisas. dentes. Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça “(Mateus 13: 37-43).

O ponto aqui é o mesmo que as imagens usadas anteriormente por João Batista. Jesus veio para preservar os crentes para a vida eterna e lançou os incrédulos no fogo do julgamento divino. Esse é um tema central no ensino de Jesus, especialmente em Mateus, e os dois batismos de Espírito e fogo são apenas uma das muitas expressões dele. Observe, novamente, a cena do julgamento futuro descrita em Mateus 25;

“Mas quando o Filho do homem vier em Sua glória, e todos os anjos com Ele, então Ele se assentará em Seu trono glorioso. Todas as nações serão reunidas diante dEle; e Ele as separará umas das outras, como o pastor separa. as ovelhas das cabras; e Ele as porá à direita e as cabras à esquerda “(Mateus 25: 31-33).

Por um lado, Jesus diz aos crentes:

“Então o rei dirá aos que estão à sua direita: ‘Vinde, vós, que és abençoados por Meu Pai, herdam o reino preparado para você desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).

Por outro lado, ele diz ao resto:

“Então também dirá aos que estão à sua esquerda: ‘Afasta-te de mim, amaldiçoados, no fogo eterno que foi preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41).

Ele então conclui reiterando:

“Estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mateus 25:46).

Mais uma vez, Jesus veio selar alguns para o Seu reino eterno e lançará outros ao fogo. O batismo de fogo é a ira de Deus sobre os incrédulos. Não é a bênção prometida ao crente. Vemos isso, talvez o mais impressionante de todos, quando esse batismo é descrito em Apocalipse:

“E se o nome de alguém não foi encontrado escrito no livro da vida, ele foi jogado no lago de fogo” (Apocalipse 20:15).

Aqueles que são mergulhados no lago de fogo são os incrédulos lançados em tormento eterno. Este é o batismo de fogo que Jesus trará. A mensagem é se arrepender! Creia em Cristo e seja libertado do fogo! Em vez disso, receba o Espírito Santo como um selo para a vida eterna!

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia