Perguntas Sobre

O que é o Livre-arbítrio?

Por Matt Slick

O livre arbítrio é a capacidade de fazer escolhas sem coerção externa. Há debates sobre até que ponto esse livre arbítrio deve ser entendido no que se refere às pessoas. Existem duas visões principais: compatibilismo e libertarianismo ambas do campo filosófico.

A visão compatibilista é a posição de que a liberdade de uma pessoa é restringida por sua natureza, conforme descrito nas escrituras, e que seu livre arbítrio é consistente com a pré-ordenação de Deus. Em outras palavras, ele só pode escolher o que sua natureza (pecaminosa ou regenerada) permitirá que ele escolha. Portanto, versículos como;

Rm. 3:10 -12:

10 Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem ao menos um; 11não há uma só pessoa que entenda, ninguém que de fato busque a Deus. 12 Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que pratique o bem, não existe uma só pessoa. 13 Suas gargantas são como um túmulo aberto; usam suas línguas para ludibriar, enquanto, debaixo dos seus lábios está o veneno da serpente.

1 Co. 2:14:

14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Rm. 6:14-20

14Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.  15Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.  16Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; 18e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação. 20Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 

são usados ​​para demonstrar que, por exemplo, o incrédulo é incapaz de escolher Deus por vontade própria, pois eles dizem que o incrédulo não pode receber coisas espirituais, não pode fazer o bem (do ponto de vista divino) e é escravo do pecado.

O livre arbítrio libertário diz que a vontade da pessoa não é restringida por sua natureza pecaminosa e que ele ainda é capaz de escolher ou aceitar Deus livremente. Os versículos usados ​​para apoiar essa visão são:

João 3:16:

16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 E

 João 3:36:

 36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. 

Duas subdivisões do livre-arbítrio libertário seriam “Teísmo aberto“, que diz que as escolhas do homem não são conhecidas por Deus até que ocorram e o “livre-arbítrio absoluto não aberto“, que afirma que Deus pode conhecer as escolhas do homem, mas ele não as determina.

A posição bíblica é compatibilismo. Visto que a Bíblia nos ensina claramente que o incrédulo se restringe a fazer escolhas pecaminosas;

1 Co. 2:14 ; 

Rm. 3: 10-12;

Rm. 6: 14-20:

Já as passagens de João 3:16 e 3:36 são possíveis pelo fato de que foi o próprio Deus quem:

Concedeu o crer

Fp.1:29:

29 pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele

O nascer de novo

1 Pedro 1:3 

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

E o escolheu para a salvação

2 Ts 2:13 

13 Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade

Todas as seitas e sistemas religiosos falsos ensinam à visão libertária do livre arbítrio que a salvação e o entendimento espiritual estão completamente ao alcance dos pecadores (apesar de serem escravizados e mortos no pecado). Para eles, a salvação seria totalmente dependente da capacidade do indivíduo de fazer essa escolha.

O homem à parte de Deus

Jr. 13:23 , “23 pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal

Rm. 5:10:

10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida“.

Rm. 8: 7 , ” 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser

 

Versículos relacionados às escolhas de livre arbítrio dos pecadores
    1. João 1:13, “13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.   “.
    2. Rm. 9:16 : “16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia.”
    3. Rm.9:18 : “18 Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.“.
    4. 1 Co. 2:14:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.“.
    5. Fp.1:29 : “29 Porquanto, por amor de Cristo vos foi concedida a graça de não somente crer em Cristo, mas também de sofrer por Ele“.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia