Perguntas SobreVida Cristã

Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?

Existem duas maneiras de analisar esta questão.

Antes de tudo, tecnicamente falando, não há pessoas boas. A Bíblia diz em Romanos 3:12:

 “Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que pratique o bem, não existe uma só pessoa”.

A razão pela qual não há ninguém que é bom, é que somente Deus é verdadeiramente bom. Lucas 18:19 diz:

 “Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus!”.

Deus é o padrão da justiça, nenhum de nós atingimos esse padrão (Rm 3:23). Portanto, realmente não há pessoas boas e coisas ruins que lhes aconteçam.

Por outro lado, do ponto de vista humano, existem pessoas decentes que são muito agradáveis. Eles são honestos, não mentem, não roubam e tratam as pessoas muito bem. Portanto, apesar de não serem perfeitas, estão tentando fazer o que é certo. Então, por que Deus permitiria que coisas ruins lhes acontecessem? A resposta mais fácil está no efeito do pecado. O pecado está no mundo e afeta todos em diferentes graus. Uma vez ouvi uma ilustração em que alguém dizia que quando alguém lança uma granada na multidão, uma pessoa é atingida, mas outra não. É assim que o pecado é. Afeta as pessoas de maneira diferente, algumas muito, e outras um pouco.

Além disso, Deus pode permitir que coisas ruins aconteçam com pessoas boas, a fim de lhes ensinar lições, discipliná-las, melhorar seu caráter, encorajá-las a depender dele etc. etc. Sabemos pelas Escrituras que nada ocorre sem a permissão de Deus (Efésios 1:11).

Também sabemos que Deus é bom, por isso devemos concluir que ele permite que coisas ruins ocorram porque elas estão de acordo com seu plano soberano e, no final, tudo dará certo – especialmente para aqueles que o amam (Romanos 8:28).

Além disso, pense sobre isso. Se queremos que Deus impeça que coisas ruins aconteçam com pessoas boas, onde é que a linha deve ser traçada?

Quão boa deve ser uma pessoa para ser salva de coisas ruins? Ou, em que nível ruim queremos que Deus pare? Que tal algo ruim que pode levar a uma coisa boa, como a crucificação de Jesus?

Deus deveria impedir coisas ruins quando estas podem levar a um bem maior? Além disso, o que constituiria algo ruim? O que é ruim para uma pessoa pode não ser ruim para outra. Então, em última análise,  quanto mais pensarmos a respeito, torna-se difícil responder à questão, então a melhor coisa a fazer é confiar que Deus permite que as coisas aconteçam conosco por uma razão que nem sempre encontraremos respostas, mas o mais importante é que Deus nos amou a ponto de entregar seu próprio Filho na cruz, e no fim todo o mal será  não só reparado, mas eliminado.(Ap.21:4)

“Ele lhes enxugará dos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada!”

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia