Perguntas Sobre

Anjos caídos podem se arrepender e serem perdoados?

Por Matt Slick

Não, anjos caídos não podem se arrepender. Eles foram entregues à sua rebelião pecaminosa.

O arrependimento é algo concedido por Deus às pessoas (2 Timóteo 2:25) e faz parte do ato de salvação que é obra de Deus. Os anjos não têm como serem redimidos, porque o padrão de redenção envolve a encarnação de Deus, onde ele se tornou um de nós e morreu por nós. Isso significa que somos capazes de ser redimidos pelo sacrifício de Cristo, Deus em carne (João 1:114 ; Colossenses 2: 9). Mas não existe essa obra redentora ao reino angélico. Portanto, não há regeneração nem mudança, o que significa que não há arrependimento.

A Bíblia fala de anjos eleitos ou escolhidos. “Eu te exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos a que procures obedecer todas essas instruções sem parcialidade; e não faças nada por partidarismo” (1Timóteo 5:21). Então podemos ver que anjos foram eleitos. Isso provavelmente significa que Deus escolheu os anjos para não cair na grande rebelião espiritual antes da criação do mundo. Alguns acreditam que o Apocalipse tem uma pista para a queda dos anjos;

Apocalipse 12: 4: “E sua cauda varreu um terço das estrelas do céu e as jogou na terra. E o dragão estava diante da mulher que estava prestes a dar à luz, para que, quando ela desse à luz, ele pudesse devorar seu filho.”

Se os anjos foram escolhidos para não cair, provavelmente foi por uma razão, para servir a Deus. Nós, como seres humanos, todos caímos. No entanto, fomos escolhidos para redenção pela graça de Deus ( 2 Tessalonicenses 2:13 Efésios 1:4-5 ).

Portanto, anjos caídos não podem se arrepender, serem salvos e passar a eternidade com Deus. Eles conheciam a Deus no reino espiritual, o rejeitaram e enfrentarão o justo castigo, pois não têm meios de expiar o pecado.

 

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia