Perguntas Sobre

Por que Deus permitiu que Satanás e os anjos pecassem?

Por Matt Slick

Deus permitiu que os anjos, incluindo Satanás, pecassem porque estava dentro de Seu plano soberano fazê-lo. Efésios 1:11 diz: “Nele, fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que cria absolutamente tudo de acordo com o propósito da sua própria vontade“. Portanto, a queda de Satanás e da horda demoníaca estão de acordo com o plano soberano de Deus.

Mas quando perguntamos exatamente por que Deus permitiu, só podemos oferecer opiniões. Talvez Deus tenha permitido que os anjos pecassem, para que o Senhor Deus pudesse realizar o maior ato de amor, ou seja, dar Sua vida pelos outros. Jesus disse que o maior ato de amor é morrer por alguém (João 15:13).

1 João 4:8 nos diz que Deus é amor. João 3:16 nos diz que Deus amou tanto o mundo que deu o seu único filho. Podemos ver que a natureza do amor deve ser centrada no outro, ser sacrificial e até sacrificar a vida de alguém por outro. Visto que a Bíblia diz que Deus é amor, talvez fosse necessário que os anjos caíssem para que o pecado pudesse entrar no mundo e para que Jesus na encarnação pudesse morrer e com essa morte redimir outros.

Alguns podem argumentar que Deus permitiu que os anjos caíssem porque era de acordo com seu livre arbítrio. Em outras palavras, eles tinham o livre arbítrio de permanecer ou não com Deus, e o Senhor permitiu que eles fizessem essa escolha.

Talvez possa ser que tudo criado não possua a qualidade da santidade. A santidade é uma característica da natureza divina e perfeita de Deus. É, entre outras coisas, a incapacidade de pecar. Talvez seja necessário que todas as criaturas sencientes que não têm a qualidade da santidade (porque pertence somente a Deus) acabem inevitavelmente pecando. Isso faria sentido à luz da ideia de que Deus tem que eleger anjos a quem Ele escolheu não pecar (1 Timóteo 5:21). Eles foram impedidos por Deus de cometer pecado.

Não podemos saber por que Deus especificamente permitiu que os anjos e Satanás caíssem e permitissem a existência do pecado, mas podemos confiar que Deus, em Sua grande soberania e sabedoria, permitiu isso por razões que, em última análise, lhe trariam glória, justificariam Sua pureza, demonstrariam Seu amor, e mostra Seu poder acima do mal.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia