Perguntas Sobre

Por que Jesus não herdou o pecado original?

Por Matt Slick

Se todas as pessoas têm pecado original e Jesus era um ser humano, então Jesus não deveria ter uma natureza pecaminosa?

Antes de podermos responder a essa pergunta, precisamos saber o que significa o termo “pecado original”. Este é um termo usado para descrever o efeito do pecado de Adão sobre seus descendentes (Rm. 5:12-32). Especificamente, é nossa herança de natureza pecaminosa de Adão. A natureza pecaminosa se originou com Adão e é transmitida de pai para filho. Somos por natureza filhos da ira (Ef. 2: 3). Portanto, se herdamos nossa natureza pecaminosa de nossos pais, Jesus, que teve Maria como mãe, deve ter tido uma natureza pecaminosa. Certo? Não necessariamente. Eu acredito que a natureza do pecado é passada através do pai. Deixe-me explicar.

Alguns comentaristas da Bíblia, com quem eu concordo, mantêm a posição de que a natureza do pecado é passada através do pai. O suporte para essa posição é encontrado no fato de que o pecado entrou no mundo através de Adão, não Eva. Lembre-se, Eva foi quem pecou primeiro. No entanto, o pecado não entrou no mundo através dela. Entrou através de Adão. Rm. 5:12 diz:

Portanto, assim como através de um homem o pecado entrou no mundo, e a morte através do pecado, e assim a morte se espalhou para todos os homens, porque todos pecaram“.

O conceito por trás disso é chamado de liderança federal ou representativa. Isso significa que uma pessoa (pai) representa seus descendentes. Vemos esse conceito ensinado em Hb. 7: 9-10: 

9E, por assim dizer, pode-se entender que Levi, que recebe os dízimos, entregou-os por meio de Abraão, 10pois, quando Melquisedeque se encontrou com Abraão, Levi ainda não havia sido gerado por seu pai. O sacerdócio de Cristo é eterno”

Vemos em Hebreus que Levi, um descendente distante de Abraão, teria pago o dízimo a Melquisedeque quando Abraão foi quem ofereceu o dízimo, não Levi. isto significa que existe apoio bíblico para a ideia de que a natureza pecaminosa foi passada através do Pai. Como Jesus não tinha um pai biológico literal, a natureza pecaminosa não foi passada a Ele. No entanto, uma vez que ele tinha uma mãe humana Ele era totalmente humano, mas sem pecado original.

Jesus tem duas naturezas: Deus e homem, Cl. 2: 9 diz:

Porque nele habita toda a plenitude da divindade na forma corporal“.

Jesus recebeu Sua natureza humana de Maria, mas Ele recebeu Sua natureza divina através de Deus, o Espírito Santo. Portanto, Jesus é Deus e homem. Ele era sem pecado, não tinha pecado original e era totalmente Deus e totalmente homem.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia