BudismoHinduísmo

O Karma e a Moralidade

Por Matt Slick

O Karma é um ensino de destaque em muitas religiões orientais (como o hinduísmo e o budismo ) que se tornou cada vez mais atraente para as pessoas no ocidente. A palavra “Karma” significa “ação” ou “feito”. 1

A doutrina religiosa do Karma ensina que qualquer ato de volição ou ação intencional realizada nesta vida produz efeitos que moldam e determinam nossas vidas futuras. O karma está, portanto, profundamente enraizado na ideia oriental de um ciclo potencialmente interminável de renascimentos ou reencarnações.

Karma é igual a moralidade?

Karma não é uma lei moral. É uma lei de causa e efeito pela qual algumas ações têm resultados relativamente desejáveis ​​e outras têm ações relativamente indesejáveis, mas não julga se essas ações são “certas” ou “erradas”, qualquer Karma mantém-se enredado no ciclo de renascimentos e, portanto, deve ser evitado. Como o estudioso budista Walpola Rahula explica:

“A volição pode ser relativamente boa ou ruim, assim como um desejo pode ser bom ou ruim. Portanto, o karma pode ser bom ou ruim. O bom karma (kusala) produz bons efeitos, e o mau karma (akusala) produz efeitos ruins.” volição, karma, bom ou ruim, tem uma força como efeito: força para continuar – para continuar em uma direção boa ou ruim. Seja bom ou ruim, é relativo e está dentro do ciclo de continuidade (saṃsāra). ” 2

Assim, todo karma, seja “bom” ou “ruim”, mantém o indivíduo ligado ao ciclo de sofrimento da morte e do renascimento. Se o Karma fosse real, o objetivo não seria evitar apenas o Karma ruim e acumular o Karma na esperança de uma vida melhor, mas evitar todas os Karma na esperança de libertação deste ciclo interminável de sofrimento. Portanto, o Karma não prescreve que as pessoas façam coisas boas e evitem coisas ruins. Em vez disso, prescreve que abandonemos a idéia de um eu pessoal distinto dos objetos ao nosso redor, para que possamos nos purificar de qualquer desejo. Se agirmos de acordo com os desejos, até mesmo com o objetivo de ajudar as pessoas, estaremos vinculados pelo nosso Karma. Se tivermos uma ambição, mesmo ambição de acabar com uma injustiça, estaremos vinculados pelo nosso Karma. A ação voluntária deve ser evitada, mesmo que a ação seja nobre. Como uma fonte hindu ensina:

“A verdade é que todas as coisas são uma, mas aqueles que veem a diferença vão da morte para a morte como a água corre para o lixo entre as colinas. A alma entra em encarnação de acordo com suas ações e com seu conhecimento”. 3

O grande sábio hindu Samkara disse igualmente:

‘Nem pela prática do Yoga ou do Samkhya, nem pelas boas obras, nem pelo aprendizado, a liberação vem; mas somente através da percepção de que Atman [a essência divina interior] e Brahman [a essência divina universal] são uma – de nenhuma outra maneira. ” 4

Karma não é a ideia de que devemos fazer certas coisas para que o universo nos recompense ou evite certas coisas para que o universo não nos castigue. Também não é uma força de justiça, buscando corrigir erros ou dar às pessoas “o que elas merecem”. O próprio Rahula explica que o Karma não está preocupado com justiça ou moralidade:

“A idéia de justiça moral surge da concepção de um ser supremo, um Deus, que julga, quem faz a lei e decide o que é certo e errado”. 5

O karma, então, não é uma fonte de justiça moral ou virtude ativa. Ou nos encoraja a abandonar toda a motivação e todo desejo de fazer um bem positivo para os outros ou, na melhor das hipóteses, nos dá um pragmatismo que serve a nós mesmos, pelo qual podemos agir de certas maneiras para obter a vida futura que desejamos. Como o autor budista Thich Nhat Hanh explica:

“Certo e errado não são julgamentos morais nem padrões arbitrários de fora. Por meio de nossa própria consciência, descobrimos o que é benéfico (‘certo’) e o que não é benéfico (‘errado’)”. 6

Aplicando a Doutrina do Karma

Considere o que isso significa. Se você busca a iluminação e o fim do sofrimento, deve abandonar todo desejo e toda distinção. Você não pode se sacrificar com o objetivo de ajudar outras pessoas, porque isso implica desejo, idéias de separação e seres distintos. Por um lado, você certamente não vai estuprar, assassinar, roubar ou enganar seu próximo, porque essas coisas decorrem de desejos pessoais de posses, gratificação sexual, poder ou vingança. Por outro lado, você também não procurará curar doenças, realizar reformas que acabarão com as injustiças da sociedade ou até comprará um galão de leite para ajudar uma senhora pobre que não pode se dar ao luxo de alimentar seu bebê. Essas ações também são atos volitivos da vontade. Eles fluem de desejos e da ideia de si mesmos e distinções pessoais no universo.

Se, no entanto, você rejeita a iluminação e decide viver no mundo do Karma e projetar seus futuros nascimentos, e ai? Que tipo de vida você viveria? Bem, isso dependeria do tipo de vida futura que você almeje. O karma não diz que tipo de vida você deve desejar. Apenas diz que, se você fizer certas coisas, certos tipos de efeitos seguirão. Um homem violento pode voltar como um leão, mas, também, um homem violento pode querer ser um leão. Não há nada imoral em ser um leão. É tudo uma questão de preferência. Também pode ser que, embora eu saiba que uma determinada ação venha a me prejudicar em uma vida futura, eu avalio os prós e os contras e decido que vale a pena. Isso pode ser míope, mas quem pode dizer que você não pode ser míope de vez em quando? Karma não tem opinião sobre o assunto.

A única verdadeira fundação

Se queremos um fundamento para a justiça moral e a virtude, o Karma não nos oferece a resposta. Em vez disso, como até mesmo o estudioso budista citado acima admite, ele surge apenas da natureza e dos mandamentos de Deus. O sábio rei Salomão escreveu:

“Quando tudo foi ouvido, a conclusão é: tema a Deus e guarde os seus mandamentos, porque isso se aplica a toda pessoa. Porque Deus julgará todos os atos, tudo o que estiver oculto, seja bom ou mau” ( Eclesiastes 12 13-14 ).

E desses mandamentos, nosso Senhor Jesus disse:

“E ele lhe disse: ‘Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma e com toda a tua mente.’ Este é o grande e principal mandamento. O segundo é o seguinte: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas ”( Mateus 22: 37-40 ).

Este é o nosso único fundamento verdadeiro para a moralidade.

 

  • Walpola Rahula, “O que o Buda Ensinou: Edição Revisada e Ampliada com Textos de Suttas e Dhammapada” (Grove Press, 2007) Kindle Edition, Capítulo 2.
  • ibid
  • David Burnett, O Espírito do Hinduísmo (Monarch Books, 2006) 66, parafraseando o Katha Upanishad
  • Samkara, Jóia da Crista da Discriminação (Mentor Book, 1947) 42, como citado em David Burnett, O Espírito do Hinduísmo (Monarch Books, 2006).
  • Walpola Rahula, “O Que o Buda Ensinou: Edição Revisada e Ampliada com Textos de Suttas e Dhammapada” (Grove Press, 2007) Kindle Edition, Capítulo 3
  • Thich Nhat Hanh, “O Coração dos Ensinamentos de Buda” (Broadway Books, 1998) 11

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia