Objeções e respostasPerguntas Sobre

Afinal, pode ou não pode julgar?

Jesus disse em Mateus 7: 1:  “Não julgue para não ser julgado”. 

Muitos descrentes citam este versículo quando os cristãos dizem que a homossexualidade é um pecado, ou que o adultério é errado, ou que uma pessoa pode não ser cristã se por exemplo, negar a ressurreição corporal de Cristo ( 1Co 15:14 )  ou mesmo cristãos com pouco conhecimento bíblico citam Mateus 7:1 quando um apologista ou um pastor denuncia falsos pastores.Você sabe qual a diferença entre julgar e julgar? - Universal.org - Portal Oficial da Igreja Universal do Reino de Deus - Universal.org – Portal Oficial da Igreja Universal do Reino de Deus

Mas o que as palavras de Jesus realmente significam?

Ele está dizendo que não podemos dizer que alguém está errado sobre alguma coisa, que alguém não é cristão ou que está em pecado? Considerando que a Bíblia contém muitos versículos que condenam o comportamento pecaminoso, devemos considerar as palavras de Jesus com mais cuidado. Antes de fazermos isso, dê uma olhada nesses versículos que mostram que não há problema em fazer julgamentos espirituais.

  • 1 Coríntios 2:15 : “Mas aquele que é espiritual avalia todas as coisas, contudo ele mesmo não é avaliado por ninguém.”
  • Gálatas 5: 19-21 , “Ora, as obras da carne são evidentes, que são: imoralidade, impureza, sensualidade, 20 idolatria, feitiçaria, inimizade, contenda, ciúme, explosões de raiva, disputas, dissensões, facções, 21 inveja, embriaguez, farras e coisas assim, das quais eu já te avisei, assim como te avisei, que aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus. ”

Em 1 Coríntios. 2:15 a palavra “avalia” é ἀνακρίνω, anakrino . Significa: “Esta palavra significa ‘investigar‘ e é usada para investigação judicial, especialmente antes da audiência propriamente dita.” O versículo imediatamente anterior diz:

“Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque são loucura para ele; e ele não pode entendê-los, porque eles são avaliados espiritualmente ”(1 Coríntios 2:14). Portanto, as coisas espirituais podem ser julgadas pelos cristãos.

Vemos isso quando Paulo fala sobre vários pecados em Gálatas 5: 19-21 e faz um julgamento de que aqueles que praticam essas coisas não serão salvos. Ele diz algo muito semelhante em 1 Coríntios 6: 9-10 . Além disso, considere a seguinte citação.

” . . percebendo o fato de que a lei não é feita para uma pessoa justa, mas para aqueles que são sem lei e rebeldes, para os ímpios e pecadores, para os ímpios e profanos, para aqueles que matam seus pais ou mães, para assassinos e homens imorais e homossexuais, sequestradores, mentirosos e perjuros e tudo o mais que seja contrário ao bom ensino, segundo o glorioso evangelho do bendito Deus, que me foi confiado ”(1 Tm. 1:9-11).

Jesus está falando sobre julgamentos precipitados e injustificados, não aqueles julgamentos que são de boa consideração e de acordo com as sagradas escrituras. Isso faz sentido quando vemos os julgamentos que Jesus fez sobre as pessoas.

  • Mateus. 7: 5 , “Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”
  • Mateus. 23:33 , “Serpentes, raça de víboras, como escaparás da sentença do inferno?”
  • Lucas 11:40 : “Insensatos, não fez aquele que fez o exterior também o interior?”
  • João 8:44 : “Vós sois de vosso pai, o diabo, e quereis cumprir os desejos de vosso pai. . . “
  • João 8:55 , “e vocês não vieram a conhecê-lo, mas eu o conheço; e se digo que não o conheço, serei mentiroso como você, mas conheço-o e guardo a sua palavra ”.

Portanto, Jesus não estaria se contradizendo. Ele fez julgamentos espirituais como fez o apóstolo Paulo. Mas quando fazemos julgamentos, eles precisam estar de acordo com as Escrituras e não julgamentos arbitrários.

O contexto deixa claro que o que Jesus está condenando é aquela disposição de olhar desfavoravelmente para o caráter e as ações dos outros, o que invariavelmente leva ao pronunciamento de julgamentos precipitados, injustos e desagradáveis ​​sobre eles.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia