Doutrinas Cristãs

Communicatio idiomatum, a comunicação de Atributos.

O communicatio idiomatum tem sua fonte na encarnação onde o Verbo Divino se tornou carne na pessoa de Cristo ( João 1: 1 , 14 ). Isso significa que na única pessoa de Jesus existem duas naturezas distintas : divina e humana. Nós chamamos isso de União Hipostática.

No entanto, vemos na Bíblia que os atributos de ambas as naturezas são atribuídos à única pessoa de Cristo. Em outras palavras, os atributos da divindade e da humanidade são ambos atribuídos à única pessoa de Jesus. Portanto, o communicatio idiomatum significa “que as propriedades de ambos, a natureza humana e a natureza divina, são agora propriedades da pessoa e, portanto, são atribuídas à pessoa”. 1 Novamente, isso significa que a única pessoa de Jesus pode exibir atributos de divindade (onipresença, onisciência, etc.) e, ao mesmo tempo, exibir atributos da humanidade (comer, caminhar, aprender, crescer, etc.). O communicatio idiomatum não significa, entretanto, que algo particular à natureza divina foi comunicado à natureza humana. Da mesma forma, isso não significa que algo específico à natureza humana tenha sido comunicado à natureza divina.

Para tornar isso mais claro, vamos dar uma olhada em alguns versículos que ilustram esse princípio.

João 17: 5: “E agora, glorifica-me junto comigo, pai, com a glória que tive diante de ti antes que o mundo existisse“.

Observe aqui que Jesus, a pessoa, está reivindicando a glória que Ele tinha com o Pai antes do mundo. Jesus está reivindicando o atributo da pré-existência antes que o mundo fosse criado. Como pode o homem, reivindicar isto desde que Jesus, o homem, não existiu até que Ele nasceu na terra? A resposta é que a pessoa Jesus, tem duas naturezas, divina e humana; e os atributos da natureza divina foram atribuídos à única pessoa de Cristo.

Deixe-me repetir isso: João 17: 5 demonstra que os atributos da natureza divina (a pré-existência divina antes que o mundo existisse) foram atribuídos à pessoa de Jesus. Portanto, Jesus poderia reivindicar a glória da natureza divina que existia antes do mundo existir, porque os atributos da natureza divina são atribuídos à única pessoa de Jesus.

Outro verso que demonstra essa qualidade é. . .

João 3:13 : “E ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem“.

Aqui, Jesus afirma ter descido do céu. Como pode ser isso a menos que Jesus seja pré-existente de alguma forma? Não há ensino na Bíblia que as pessoas preexistam. Nós temos nossa formação e começo no útero. No entanto, Jesus está afirmando que ele tem uma pré-existência. Novamente, este é um exemplo dos atributos da natureza divina de Jesus na pré-existência – sendo atribuído à única pessoa de Jesus.

Lembre-se, vemos que João 1: 1-2 , 14 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus … 14 E o O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade”.

Isso significa que a Palavra que era Deus e estava com Deus se tornou carne. Então dizemos que na encarnação há a habitação na pessoa de Cristo Jesus de duas naturezas distintas: a divina e a humana. Em outras palavras, Jesus é tanto Deus como homem – divino e humano; e as qualidades do divino e do humano são contadas / atribuídas à única pessoa de Jesus.

É simples e profundo.

A seguir estão outros versículos que ilustram este ponto com comentários após cada um:

  1. João 6:62: “Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
    1. Aqui Jesus está afirmando ter uma existência prévia em uma posição superior. Como pode ser isso, se Jesus fosse apenas um homem com um começo na terra? A resposta é que Ele é tanto Deus como homem; e que a qualidade da natureza divina preexistente é atribuída à pessoa de Jesus, de modo que Jesus pudesse legitimamente afirmar ter descido do céu onde Ele antes estava.
  2. Atos 20:28, ” Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue..
    1. Diz que Deus comprou a igreja com o seu próprio sangue. Aqui vemos os atributos da humanidade sendo atribuídos a Deus na e através da obra expiatória de Cristo. Visto que Jesus é Deus em carne e como homem Ele tinha sangue, pode-se dizer que Deus comprou a igreja com Seu próprio sangue.

Como você pode ver, a communicatio idiomatum é ensinada nas escrituras. Mas não é apenas uma curiosidade teológica. Tem uma parte vitalmente importante na natureza da expiação.

A expiação e a communicatio idiomatum

Quando pecamos, ofendemos um Deus infinitamente santo porque nós quebramos a lei de Deus. Como somos capazes de apaziguar um Deus infinitamente santo quando somos finitos e profanos?

Nós não podemos. Portanto, a única pessoa que pode apaziguar Deus e que pode oferecer um sacrifício suficiente para agradar um Deus infinitamente santo, é o próprio Deus.

Portanto, Deus o Verbo se fez carne e habitou entre nós ( João 1: 1 , 14 ). Em Jesus existem duas naturezas: divina e humana. Agora vamos olhar a cruz.

No sacrifício de Jesus, temos Jesus morrendo. Mas a natureza divina de Cristo também morreu?

Não, não, porque Deus não pode morrer. Se o “lado” divino de Jesus não morreu, então como é o sacrifício de Cristo de infinito valor? A resposta é encontrada na communicatio idiomatum porque neste ensino (como vimos nas escrituras acima), a qualidade e os atributos da natureza divina foram atribuídos à pessoa de Cristo. Então, mesmo que o lado divino de Jesus não tenha morrido, a pessoa de Cristo morreu; e a pessoa de Cristo foi capaz de reivindicar os atributos divinos como Seus. Portanto, a morte de Cristo foi infinitamente valiosa e capaz de nos salvar de nossos pecados .

Mas, nas seitas que negam que Jesus é Deus em carne, eles têm um sacrifício na cruz que não é infinito em valor. Eles têm o sacrifício de uma coisa criada, um Jesus que não é divino por natureza. Seu falso Cristo, que não é Deus em carne ( João 1: 114 ), não é capaz de oferecer um sacrifício de valor infinito que seja suficiente para nos purificar de todos os nossos pecados. Portanto, eles ainda estão em seus pecados. É por isso que Jesus disse em João 8:24 : ” Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.”

Deus disse em Êxodo 3:14 “EU SOU O QUE EU SOU“, e Ele disse: “Assim direis aos filhos de Israel: EU SOU me enviaste para vós“. Jesus também disse em João 8: 55-59  “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão nascesse, eu sou, Por isso apanharam pedras para atirá-lo; mas Jesus se escondeu e saiu do templo.”

Os judeus queriam matar Jesus. Por quê?

Eles nos contam mais tarde em João 10:33 quando disseram a Jesus: “Por uma boa obra nós não o apedrejamos, mas por blasfêmia; e porque tu, sendo homem, fazes de ti próprio Deus.” Mas as seitas negam que Jesus é Deus, tal como os judeus, e por isso as palavras de Jesus tornam-se ainda mais importantes;

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecadosJoão 8:24 ).

 

 

1.Berkhof, L., Teologia Sistemática , WM. B. Eerdmans Publishing Co .; Grand Rapids, Michigan, 1988, p. 324

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia