Sem categoria

O Islamismo Nega a Crucificação de Cristo

Por Luke Wayne

Tradução David Brito

O Alcorão afirma que Jesus não morreu na cruz. Insiste em que Deus fez parecer àqueles que tentam matar a Jesus que eles O crucificaram, mas que Ele realmente não foi para a cruz e, em vez disso, foi arrebatado para Deus. Tudo isso vem de apenas uma breve passagem no capítulo 4 (Sura):1

Textos do Alcorão em vermelho/ Textos da Bíblia em azul

E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de
Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na
realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram,
senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que
discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não
possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente
em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram.
Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele
Poderoso, Prudentíssimo,” (Sura 4:157-158).

Essa passagem contradiz a história, a profecia divina e até as próprias palavras de Jesus. Também mostra uma clara dependência dos mitos gnósticos que se desenvolveram muito depois da vida de Jesus. Tais razões são mais que suficientes para rejeitar estas palavras do Alcorão. Há outro assunto, no entanto, que o muçulmano deve também fazer uma pausa para considerar seriamente. Esses versículos apresentam ao Islã um dilema teológico que exige uma resposta cuidadosa.

A passagem parece implicar que apenas aqueles que procuraram matar Jesus foram obrigados a ver Jesus como crucificado. Isso, no entanto, não faz sentido porque os seguidores de Jesus se convenceram de que Ele havia morrido na cruz e ressuscitado dos mortos. Esses versículos explicam por que aqueles que queriam matar Jesus acreditavam ter conseguido, mas isso não explica a ascensão do cristianismo entre as testemunhas oculares judias que amavam e acreditavam em Jesus. Por que eles estavam convencidos de que Jesus havia morrido e ressuscitado novamente? De fato, por que eles estavam tão convencidos que estavam dispostos a morrer e apostar toda a sua eternidade nessa realidade?

De fato, vamos dizer por um momento que o Alcorão, enquanto apenas explicitamente mencionando os judeus que pensaram ter matado Jesus, significa dizer que foi feito para aparecer a todos que Jesus morreu na cruz, até mesmo os discípulos de Jesus e aqueles que creram e seguiu os ensinamentos de Jesus. Se é assim, significa que Deus enviou Jesus com uma mensagem, mas intencionalmente minou essa mensagem, enganando milagrosamente as próprias pessoas que abraçaram aquela mensagem, acreditando na morte e ressurreição de Jesus. De fato, foi apenas esse milagre enganoso que deu origem ao cristianismo entre os seguidores que ouviram e acreditaram nos ensinamentos de Jesus.

Se a afirmação islâmica fosse verdadeira, isso significaria que Allah saiu do seu caminho para desfazer tudo o que ele havia enviado Jesus para realizar e, em vez disso, Allah convenceu todos os seguidores de Jesus que Jesus era um salvador crucificado e ressuscitado. Os líderes judeus que queriam Jesus morto continuaram a rejeitá-lo da mesma forma, de modo que esse truque não fez diferença nem uma para eles. Seu único efeito foi fazer com que os seguidores judeus de Jesus acreditassem que Jesus morreu por seus pecados e ressuscitou. Se aceitássemos o relato do Alcorão, teríamos que concluir que o único resultado significativo do milagre de Allah era dar origem à própria religião que o Islã veio ao mundo, 600 anos depois, denunciar como um excesso pecaminoso!

Muitos muçulmanos com quem conversei tentaram explicar isso dizendo que Allah tinha que fazer isso porque ele não podia permitir que seu profeta sofresse tal indignidade. “Deus não permitiria que seu profeta fosse morto por seus inimigos“, dizem eles. Esta explicação tem dois problemas. A primeira é que o próprio Alcorão discorda dele. O Alcorão frequentemente aponta que muitos dos profetas foram injustamente mortos por seus inimigos. Por exemplo, o Alcorão repreende os judeus em palavras como:

“...e assassinaram injustamente os profetas. E também porque
se rebelaram e foram agressores….” (Sura 2:61).

Quando lhes é dito: Crede no que Deus revelou! Dizem:
Cremos no que nos foi revelado. E rejeitam o que está
além disso (Alcorão), embora seja a verdade corroborante
da que já tinham. Dize-lhes: Por que, então, assassinastes
os profetas de Deus, se éreis fiéis?‘” (Sura 2:91).

Alerta aqueles que negam os versículos de Deus,
assassinam iniquamente os profetas e matam os
justiceiros, dentre os homens, de que terão um
doloroso castigo,” (Sura 3:21).

“…Estarão na ignomínia onde se encontrarem, a menos
que se apeguem ao vínculo com Deus e ao vínculo com o
homem. E incorreram na abominação de Deus e foram
vilipendiados, por terem negado os Seus versículos, morto
iniquamente os profetas, bem como por terem
desobedecido e transgredido os limites,” (Sura 3:112).

Havíamos aceito o compromisso dos israelitas, e lhes
enviamos os mensageiros. Mas, cada vez que um
mensageiro lhes anunciava algo que não satisfazia os seus
interesses, desmentiam uns e assassinavam outros,” (Sura 5:70).

Uma passagem particularmente digna de nota afirma que:

Deus, sem dúvida, ouviu as palavras daqueles que
disseram: Deus é pobre e nós somos ricos. Registramos o que disseram, assim como a iníquo matança dos profetas, e lhes diremos: Sofrei o tormento da
fogueira. Isso vos ocorrerá, por obra das vossas próprias mãos. Deus não é injusto para com Seus servos São aqueles que disseram: Deus nos comprometeu a
não crermos em nenhum mensageiro, até este nos apresente uma oferenda, que o fogo celestial consumirá. Dize-lhes: Antes de mim, os mensageiros vos
apresentaram as evidências e também o que descreveis. Por que os matastes, então? Respondei, se estiverdes certos.?‘” (Sura 3:181-183).

Mesmo de acordo com o Alcorão, o fato de que Allah “não é injusto para com Seus servos” não significa que esses servos nunca sejam mortos nesta vida. Em vez disso, significa que haverá recompensa na vida por vir. Ironicamente, mencionando especificamente o profeta que validou seu status profético chamando fogo celestial para consumir uma oferta e depois contando esse profeta entre aqueles que os judeus mataram, esta passagem realmente nega a libertação de Elias, um profeta que a Bíblia explica que foi arrebatado para o céu vivo sem enfrentar a morte! Claramente, o Alcorão não ensina que Deus libertará todos os seus profetas da morte nas mãos de seus inimigos. Em outra Sura, lemos:

Concedemos o Livro a Moisés, e depois dele enviamos muitos mensageiros, e concedemos a Jesus, filho de Maria, as evidências, e o fortalecemos com o Espírito da Santidade. Cada vez que vos era apresentado um mensageiro, contrário aos vossos interesses, vós vos ensoberbecíeis! Desmentíeis uns e assassináveis outros,” (Sura 2:87).

Esta passagem não afirma, é claro, que o próprio Jesus foi morto, mas inclui Jesus entre os profetas, um dos quais foi morto. Não coloca Jesus em um status especial de profetas que Alá nunca permitiria ser morto. De fato, apenas dois versos antes da Sura 4: 157, a passagem que nega que Jesus morreu, lemos:

…...por matarem iniquamente os profetas, e por dizerem: Nossos corações estão insensíveis! Todavia, Deus lhes obliterou os corações...” (Sura 4:155).

Portanto, não há nada no Alcorão que diga que Alá nunca permitiria que um profeta fosse envergonhado e morto nesta vida. De fato, o Alcorão deixa claro que muitos profetas foram injustamente mortos. A justiça de Deus para isso é futura e eterna. Os profetas não têm promessa de libertação nesta vida. De fato, de acordo com a tradição islâmica, Muhammad (supostamente o maior de todos os profetas) foi envenenado até a morte. Se Alá permitir que até mesmo Maomé seja assassinado por seus inimigos, os muçulmanos não têm uma boa razão para dizer que Alá jamais permitiria que Jesus morresse na cruz.

Mas, por uma questão de argumento, digamos que fosse verdade. Digamos que Allah nunca permitiria que Jesus fosse envergonhado e morto. Por que Ele simplesmente não derrubou os inimigos de Jesus ou levou Jesus vivo para o céu sem fingir sua morte? Qualquer uma dessas opções teria vindicado a Jesus sem levar seus discípulos (e incontáveis ​​outros através de suas pregações) a supostos erros e excessos.

Não, é insuficiente afirmar que Deus enganou o mundo só porque Ele não queria que Jesus morresse. Então, por que isso aconteceu? Por que todos os seguidores de Jesus passaram a acreditar que Ele havia morrido na cruz por seus pecados? Por que Deus permitiu que eles acreditassem e pregassem isso se tudo fosse um mal entendido baseado em um milagre destinado apenas a enganar os inimigos de Jesus?

A melhor explicação é que os profetas do Velho Testamento e os seguidores de Jesus estavam certos e que o autor do Alcorão está errado. Deus não minou o ensino de Jesus ao enganar Seus discípulos. Ele validou Jesus ao ressuscitá-lo dos mortos! Assim como os primeiros cristãos repetidamente afirmaram:

Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;  A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela,” (Atos 2:22-24).

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito,” (1 Pe 3:18).

Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.,” (Hb 9:28).

O próprio Jesus referiu-se a “Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mateus 26:28) e predito explicitamente que O Filho do Homem deve sofrer muitas coisas e ser rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e escribas, e ser morto e ser ressuscitado no terceiro dia “(Lucas 9:22). Os seguidores de Jesus acreditavam que Jesus morreu e ressuscitou porque Ele disse a eles que iria morrer e eles então viram acontecer. Deus não os enganou, ao contrário, Deus os preparou para entender essas coisas e se converterem de seus pecados.

O cristianismo não é um erro ou excesso que Deus criou acidentalmente ou maliciosamente através de milagres enganosos. O cristianismo é a verdade. Sura 4: 157 está errada.

  • 1. Todas as citações do Alcorão neste artigo são da versão Sahih International e https://alcorao.com.br

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia