Espiritismo

João Batista era Elias reencarnado?

Por David Brito

Nascer, morrer, renascer, e progredir sempre; esta é a lei

(Epitáfio no tumulo de Allan Kardec)

Definição: A crença de que a alma se transfere de uma existência física para a outra, até que depois de ter vivido muitas vezes na terra, a alma é liberada da existência terrena e absorvida pelo Absoluto. Também conhecida como metempsicose ou transmigração da alma.

Muitos defensores da reencarnação, entre eles os Kardecistas, afirmam poder encontrar na bíblia provas a favor da reencarnação. Segue abaixo seus argumentos e as respostas do cristianismo.

João Batista era Elias reencarnado?

 Texto: E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir. Mt.11:14 (ver também 17:10-13, Mc 9:11-13)

 E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Lucas 1:17

  • A palavra chave é “espirito” (pneuma) que entre outras coisas também significa “disposição de mente” “atitude”
  • A mesma disposição ou ministério é encontrado em 2 Reis 2:15 vejamos;

Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.

Elias acabara de ser arrebatado em uma carruagem de fogo, e ao perceberem que Eliseu estava realizando as mesmas obras de Elias os moços disseram; “ espírito de Elias repousa sobre Eliseu” Note que Eles não poderiam estar falando de uma reencarnação de Elias pois em primeiro lugar Elias não havia morrido e sim arrebatado, e segundo Eliseu estava vivo e presente quando Elias foi arrebatado, assim sendo o que os moços estavam dizendo é que o ministério de Elias, agora repousava sobre Eliseu.

Em Mateus 11:14, Jesus falava no sentido figurado, que da mesma forma que o ministério de Elias havia estado sobre Eliseu, agora este também estava com João Batista, pois a força que manifestava nas pregações de João Batista reproduziam de igual modo o espirito e força de Elias.

  • João Batista quando foi interrogado pelos fariseus negou veementemente ser Elias;

“E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não”. João 1:21 (grifo meu)

  • Era crença entre os judeus que Elias, assim como Enoque, não morreram (comparar 2Reis 2:11 com Hb 11:5). Como seria possível que João fosse a reencarnação de Elias, uma vez que para reencarnar é preciso antes morrer!
  • Segundo a doutrina espirita, os espíritos conservam no outro mundo a mesma forma que lhes serviu de envoltório, assim sendo, no monte da transfiguração (Mateus 17), quem deveria aparecer ao lado de Jesus era o ultimo “envoltório” utilizado pelo espirito que supostamente habitou em Elias, ou seja, João Batista, mas quem apareceu foi Elias e não João Batista.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia