Espiritismo

Principais posições doutrinárias do Espíritismo

Por David Brito

Espírito Santo

O Espiritismo pretende ser a terceira revelação de Deus á humanidade. A primeira revelação teria vindo através de Moisés, a segunda através de Jesus, e a terceira através do espiritismo. Observe a declaração de Kardec:

“Reconhece-se que o espiritismo realiza todas as promessas de Cristo a respeito do Consolador anunciado. Ora, como é o Espirito da Verdade que preside ao grande movimento da regeneração, a promessa da sua vinda se acha por essa forma cumprida, porque, de fato, ele é o verdadeiro Consolador”. ( A gênese, 34)

Resposta Bíblica

O Espirito Santo é o “outro” (ekeinos – pronome demonstrativo masculino no grego) Consolador (João 14;16,26), sendo assim a terceira pessoa da Trindade. Jesus é o advogado (1ª João 2.1). A palavra Paráclito é traduzida por Consolador, Advogado, Amparador,. O Espirito Santo possui atributos pessoais: Sentimento (Ef 4.20), vontade própria (1ª Coríntios 12:11) e Inteligência (João 14:26)

Comunicação com os mortos

O próprio Kardec reconheceu ser impossível a identificação dos espíritos que falam pelo médium, ao declarar: “A identidade constitui uma das grandes dificuldades do espiritismo prático. É impossível, com frequência, esclarecê-la, especialmente quando são espíritos superiores antigos em relação a nossa época. Entre aqueles que se manifestam muitos não tem nome conhecido para nós, a fim de fixar nossa atenção, podem assumir o de um espirito conhecido, que pertence a mesma categoria. Assim, se um espirito se comunica com o nome de São Pedro, por exemplo, não há nada mais que prove que seja exatamente o apostolo desse nome. Pode ser um espirito do mesmo nível por ele enviado”. (O que é Espiritismo, p. 318).

Agora imagine que alguém vá até uma reunião espirita para falar com um ente querido que já faleceu, o médium incorpora um espirito que diz ser fulano de tal, mas segundo Kardec, não há nem uma garantia que aquele espirito seja realmente quem diz ser.

Pode-se confiar nos médiuns?

Como sabemos, em todos seguimentos da sociedade, podem haver os falsos profissionais, charlatões,  e no mundo religioso não é diferente, temos falsos pastores, padres, lideres espirituais, etc, mas, e no caso dos médiuns?

Sobre esse assunto Kardec declarou “ “Os médiuns de mais altos merecimentos não estão isentos das mistificações dos espíritos mentirosos. Em primeiro lugar, porque nenhum médium é suficientemente perfeito para não apresentar ponto vulnerável que pode dar acesso aos maus espíritos”.

 A Bíblia e a comunicação com os mortos.

Deus proíbe tal forma de comunicação;

Não vos voltareis para os que consultam os espíritos dos mortos nem para os que adivinham o futuro, porquanto eles vos contaminariam. Eu Sou Yahweh, vosso Deus. Levítico 19:31:

O homem ou a mulher que, entre vós, invocarem os espíritos dos mortos, forem médiuns, adivinhos ou se envolverem com obras de feitiçaria, serão sumariamente condenados à pena de morte por apedrejamento; e seu sangue cairá sobre eles. Levítico 20:27

 Assim Saul morreu por causa da sua infidelidade para com Yahweh, o SENHOR, porquanto não havia obedecido à Palavra de Yahweh e, além disso, procurou uma médium tentando consultar os mortos. 1 Crônicas 10:13

 A Reencarnação

Definição: A crença de que a alma se transfere de uma existência física para a outra, até que depois de ter vivido muitas vezes na terra, a alma é liberada da existência terrena e absorvida pelo Absoluto.

Segundo Kardec; “..é só depois de varias encarnações ou depurações sucessivas, num tempo mais ou menos longo, e segundo seus esforços, que eles atingem objetivo para o qual tendem” ( O Livro do espíritos, cap. IV , p. 167)

 

O que diz a Bíblia?

As Escrituras não fazem qualquer menção da palavra ou conceito da Reencarnação.

As Sagradas escrituras são enfáticas ao apontar para a crença da Ressurreição.

Definição de Ressurreição: Ressurgir, Ressuscitar, Voltar à vida. A diferença entre ressurreição e reencarnação, é que na ressurreição a pessoa volta com o mesmo corpo em que morreu, já na reencarnação a alma volta em um corpo diferente;

Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. Lucas 24:39

Salvação pelas obras

Allan Kardec declarou;

“Fora da caridade não há salvação”(O Evangelho Segundo o Espiritismo.p. 98)

Léon Denis (pensador espirita): “Não, a missão de Cristo não era resgatar com o seu sangue os crimes da humanidade. O sangue, mesmo de um Deus, não seria capaz de resgatar ninguém. Cada qual deve resgatar-se a si mesmo, resgatar-se da ignorância e do mal. Nada de exterior a nós poderia faze-lo. É o que os espíritos, aos milhares, afirmam em todos os pontos do mundo” (Cristianismo e Espiritismo, p.98)

 O que ensina a Bíblia.

Remissão de pecados pelo sangue de Cristo.

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1ª João 1:7)

E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados. (Ap. 1:5)

Salvação pela fé somente.

Obras não salvam

Ora, todos nós estamos na mesma condição do impuro! Todos os nossos atos de justiça se tornaram como trapos de imundícia. Perdemos o viço e murchamos como folhas que morrem, e como o vento as nossas próprias iniquidades nos empurram para longe. (Isaias 64.6)

Salvos pela fé em Cristo e nada mais.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Ef. 2;8-9)

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
(Tiago 2:18)

Somos salvos para as boas obras, e não pelas boas obras.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia