Catolicismo

Estariam os católicos Romanos ainda debaixo da Lei e, portanto, perdidos?

Tradução David Brito

Estar debaixo da Lei, significa que a pessoa ainda vive por ela e, portanto está sob seu julgamento. O catolicismo romano ensina que seus membros são obrigados a guardar a Lei, a fim de serem salvos. Portanto, a Igreja Católica Romana mantém seus membros “nos termos da Lei.” Vamos dar uma olhada no que o Catecismo da Igreja Católica diz.

  • “A autoridade do magistério se estende também aos preceitos específicos da lei natural, porque sua observância, exigida pelo Criador, é necessária para a salvação. Recordando as prescrições da lei natural, o magistério da Igreja exerce parte essencial de sua função profética de anunciar aos homens o que (os homens) são de verdade e recordar-lhes o que devem ser diante de Deus” (Catecismo da Igreja Católica 2036)
  • “Os dez mandamentos pertencem à revelação de Deus. Ao mesmo tempo, ensinamos a verdadeira humanidade do homem. Iluminam os deveres essenciais e, portanto, indiretamente, os direitos humanos fundamentais, inerentes à natureza da pessoa humana. O Decálogo contém uma expressão privilegiada da lei natural Desde o começo, Deus enraizara no coração dos homens os preceitos da lei natural. Inicialmente Ele se contentou em lhos recordar. Foi o Decálogo” (CIC 2070).
  • “O Concílio de Trento ensina que os dez mandamentos obrigam os cristãos e que o homem justificado ainda está obrigado a observá-losE o Concílio Vaticano II afirma a mesma doutrina: “Como sucessores dos Apóstolos, os Bispos recebem do Senhor (…)a missão de ensinar a todos os povos e pregar o Evangelho a toda criatura, a fim de que os homens todos, pela fé, pelo Batismo e pela observância dos mandamentos, alcancem a salvação“, (CIC 2068).

Manter os 10 mandamentos

Obviamente, a Igreja Católica Romana ensina que seus membros devem manter a Lei (10 Mandamentos) para serem salvos. Portanto, os católicos estão debaixo da lei, porque eles são obrigados a guardar a Lei, a fim de serem salvos (CIC 2036, 2068).

No entanto, muitos católicos dizem que eles não são salvos por apenas guardarem a Lei. Eles dizem que é pela fé combinada com a manutenção da lei, que eles obtém a graça de Deus. Mas aqueles na Bíblia que procuram ser justificados diante de Deus, mantendo a Lei (juntamente com a sua fé) foram condenados (Lucas 18: 9-14Gálatas 3:1-35: 1-5). Uma vez que eles não são justificados pela fé somente, eles ainda estão debaixo da lei.

Ainda outros católicos dizem que eles não estão sob a Lei do Antigo Testamento. Em vez disso, eles estão sob a Nova Aliança e da Lei de Amor falado por Jesus quando Ele disse a amar a Deus e amar o próximo (Mateus 22: 37-40.). Vamos deixar de lado por um momento o fato de que o Catecismo da Igreja Católica diz que manter os Dez Mandamentos (ou seja, a Lei AT) é necessário para a salvação (CIC 2036) – amar a Deus e amar o próximo é Lei do Antigo Testamento.

· “Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” Dt 6:5

· “Não te vingarás e não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu Sou Yahweh,” (Lv 19:18).

Então, não importa como os católicos romanos respondam, eles ainda estão debaixo da lei. Ou seja, eles estão cumprindo a Lei (juntamente com a sua fé em Deus), a fim de serem salvos. No entanto, a Bíblia fala ao contrário.

Cristo é o fim da Lei

Caros irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus em favor dos filhos dos israelitas é que eles sejam salvos. Porquanto sou testemunha quanto ao zelo que eles devotam a Deus, contudo; o seu zelo não tem como base o real conhecimento. Pois, não reconhecendo a justiça que vem de Deus e buscando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus. Porque o fim da Lei é Cristo, para justificação de todo o que crê. Ora, Moisés ensina desta maneira sobre a justiça que vem da Lei: O homem que pratica a justiça proveniente da Lei viverá por meio dela”. Todavia, a justiça que vem da fé declara: Não digas em teu coração: Quem subirá aos céus? Isto é, para trazer do alto a Cristo. Ou, ainda: ‘Quem descerá ao abismo?, isto é, para fazer Cristo subir dentre os mortos. Mas o que ela diz? A palavra está bem próxima de ti, na tua boca e no teu coração, ou seja, a palavra da fé que estamos pregando (Rm. 10:1-8).

Você entendeu o que Paulo disse no versículo 4? “Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que crê.” Isso é importante porque aqueles que estão em Cristo não estão debaixo da lei. Os verdadeiros cristãos não estão debaixo da lei. Eles não tem que mantê-la para serem salvos, porque eles morreram com a Lei. Considere o seguinte. . .

· “Pois temos conhecimento de que a nossa velha humanidade em Adão foi crucificada com Ele, a fim de que o corpo sujeito ao pecado fosse destruído, para que nunca mais venhamos a servir ao pecado” (Rm. 6:6).

· “Assim também, vós, meus irmãos, morrestes quanto à Lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.” (Rm. 7:4).

· “Mas, agora, fomos libertos da Lei, havendo morrido para aquilo que nos aprisionava, para servimos de acordo com a nova ministração do Espírito, e não conforme a velha forma da Lei escrita” (Rm. 7:6).

Os verdadeiros cristãos morreram para a Lei.

Os verdadeiros cristãos morreram com a Lei. Aqueles que não são cristãos, que não são salvos, ainda estão sob a Lei, porque eles não morreram com a Lei. A lei está morta para os cristãos, porque eles já morreram com Cristo (Romanos 7: 4). Portanto, os cristãos não estão debaixo da lei e não tem que mantê-la para serem salvos ou manter a sua salvação. Em vez disso, os cristãos (tentam) manter a Lei, porque eles são salvos e porque eles amam a Deus. A lei não tem poder sobre os cristãos – não pode salvá-los, mantê-los ou levá-los a perderem a salvação por não mantê-la – porque morreram com Cristo, e a Lei está morta para eles. É por isso que Paulo diz. . .

· “Concluímos, portanto, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente da obediência à Lei!” (Rm. 3:28). (Independente de Amar a Deus, Dt. 6:5 e amar seu próximo, Lv. 19:18).

· “Todavia, ao que não trabalha, mas crê em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça,” (Rm. 4:5).

Somente aqueles que não morreram com Cristo, que não são salvos, que não são cristãos, ainda estão sob a Lei e devem manter a Lei (junto com fé em Deus) para serem salvos. Aqueles que são salvos, são salvos sem a Lei, porque eles morreram para ela. Mais uma vez. . .

· “Mas, agora, fomos libertos da Lei, havendo morrido para aquilo que nos aprisionava, para servimos de acordo com a nova ministração do Espírito, e não conforme a velha forma da Lei escrita. A Lei condena, Jesus liberta ,” (Rm. 7:6).

· “Concluímos, portanto, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente da obediência à Lei!” (Rm. 3:28).

· “Assim também, vós, meus irmãos, morrestes quanto à Lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus,” (Rm. 7:4).

Uma vez que a Igreja Católica Romana requer a guarda da Lei para ser salvo, ela mantém seus membros sob a lei – não debaixo da graça. Eles não são salvos porque eles não morreram para a Lei, pela fé em Cristo Jesus.

Porque eles ainda estão debaixo da Lei, eles estão em apuros. Paulo tem muito a dizer sobre isso. .

·  “Pois todos os que sem a Lei pecaram, sem a Lei também perecerão; e todos os que pecarem sob a Lei, pela Lei serão julgados”. (Rm. 2:12).

·  “Ora, sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz aos que estão sob o domínio da Lei, para que toda a boca se cale e todo mundo fique sujeito ao juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele confiando na obediência à Leipois é precisamente por meio da Lei que chegamos à irrefutável conclusão de que somos todos pecadores. Justificados pela fé em Jesus,” (Rm. 3:19-20).

· “Pois todos os que são das obras da Lei estão debaixo de maldição. Porquanto está escrito: Maldito todo aquele que não persiste em praticar todos os mandamentos escritos no Livro da Lei”(Gl. 3:10).

Obviamente, aqueles que estão debaixo da lei, são malditos, porque eles não podem manter a Lei. Se os católicos pudessem, eles nunca precisariam ir para a confissão. Mas uma vez que eles assim o fazem, eles mostram que eles não estão mantendo a lei, e estão debaixo da maldição (Gl. 3:10) Pois eles estão falhando em mantê-la.

Qual a solução?

A solução é que a Igreja Católica Romana têm de retirar suas próprias obras, O seu guardar a lei, seus próprios esforços e confiar em Cristo completamente para sua salvação. Estar em Cristo, significa que a pessoa morreu com Cristo e, portanto, morreu com a Lei. Ele não pode ser obrigado a mantê-la, a fim de ser salvo. Ele não pode acrescentar quaisquer obras para a salvação, porque se ele tentasse, ele estaria sob a Lei. A verdade é que somos justificados pela fé (Rm. 5:1) e não pela fé e obras.

Acredite somente em Jesus Cristo para ter o perdão de seus pecados. Caso contrário, você ainda estará sob o domínio da Lei, e estará obrigado a cumpri-la para ser salvo, e, portanto, perdido. (Gl. 3:10).

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia