Evolução

Evolução Teísta

Por Matt Slick

Uma variação sobre o tema da evolução é a evolução teísta. Ele afirma que Deus iniciou a vida na Terra e permitiu que os princípios evolucionários levassem o homem para onde ele está – talvez com uma pequena ajuda de Deus aqui e ali. Pelo menos essa teoria inclui Deus. Mas essa teoria foi desenvolvida em parte por pessoas que acreditam na Bíblia e que pensam que a evolução tem algum mérito.

Além disso, é uma tentativa de responder aos muitos problemas existentes não apenas no registro fóssil, mas também em como a vida poderia de algum modo se formar aleatoriamente do nada. Devido a problemas como estes alguns acreditam que podem ser explicados simplesmente acrescentando Deus à figura, ou seja,Deus dirigiu a evolução.

Para aqueles que defendem a Bíblia como a Palavra de Deus, a evolução teísta não deve ser uma opção viável. A Bíblia diz:

Saiba que o SENHOR é Deus. Foi ele quem nos criou…” (Salmo 100:3).

As Escrituras afirmam que Deus criou tudo o que existe. Deus disse: “Haja” … e houve.

As Escrituras falam da palavra criativa de Deus. Quando Deus fala, isso ocorre. Ele disse “Que haja”, e assim foi.

Não diz:

“Haja um desenvolvimento lento através de um processo evolutivo”.

Deus disse em Gênesis 1:26 : “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”.

A palavra hebraica para “fazer” neste versículo e no versículo 25, onde Deus cria os animais, é “asah”. Significa fazer, trabalhar, , produzir. Este não é simplesmente o entendimento hebraico limitado dos princípios evolucionários.

Os animais terrestres foram feitos de maneira diferente do homem. Os animais foram feitos da terra, mas o homem foi feito diretamente por Deus: “o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem se tornou um ser vivente”. (Gênesis 2: 7).

A evolução afirma que o homem evoluiu das formas de vida que se desenvolveram no oceano. Aqui, Deus criou o homem do pó da terra – não da água do oceano.

Se a evolução é verdadeira e a Bíblia é verdadeira, como é explicada a formação de Eva? Ela foi criada a partir de uma das costelas de Adão ( Gênesis 2:22 ). Não há como explicar isso se a evolução teísta for verdadeira, ou seja, a menos que você queira dizer que Eva não foi feita do lado de Adão. Então, se você fizer isso, estará duvidando da própria Palavra de Deus.

 

Além disso, Jesus disse em Marcos 10: 6: “Mas, no começo da criação, Deus ‘os fez homem e mulher’.” O começo não era um lodo evolutivo; no começo da criação havia Adão e Eva.

Embora essas informações sejam breves e longe de completas, deve ser óbvio que a evolução teísta e as Escrituras não podem ser harmonizadas.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia