Apologética

Mulheres podem ser pastoras, presbíteras ou bispas?

Por Matt Slick  

Será que a Bíblia apoia a ideia de que mulheres podem ser pastoras?  

 Não, não apoia. De acordo com as escrituras mulheres não podem assumir o pastoreio de uma igreja. Vamos checar: 

No início, Deus criou os céus e a terra, o Jardim do Éden e Adão e Eva. Ele colocou Adão no jardim e deu à ele autoridade de dar nome aos animais, depois de tudo isso, criou Eva como ajudadora de Adão1. Esse é um conceito importante porque Paulo se refere à ordem da criação na epístola que escreve para Timóteo, quando discute a relação entre homens e mulheres no contexto da igreja.  

 1 Timóteo 2:12-14 – “Pois não permito que a mulher ensine, nem que exerça autoridade sobre o homem, mas esteja em silêncio. Porque Adão foi criado primeiro, e Eva depois. E Adão não foi enganado; mas à mulher é que foi enganada e caiu em transgressão.”  

1 Timóteo 3:15 – “para que, se eu demorar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e alicerce da verdade 

 Por fim, há uma autoridade estrutural estabelecida por Deus. A mulher não deve ter autoridade sobre o homem, (1 Timóteo 2:12) no contexto da igreja, “a casa de Deus” (1 Timóteo 3:15). Esse versículo não é acerca de aspectos políticos, sociais ou econômicos do mundo secular. Não é sobre uma sociedade patriarcal dos tempos de Paulo. Essa é a instrução acerca da casa de Deus, e é âncora do ensino da verdade doutrinária de que Adão foi criado primeiro.  

 Quando nos aprofundamos nos ensinamentos de Paulo, vemos que o sacerdote deve ser marido de uma só mulher, cuidar bem de sua casa e ter boa reputação (1 Timóteo 3:4-5, 7). Diáconos devem ser homens dignos (1 Timóteo 3:8). Paulo então fala das mulheres no versículo 11, e de suas obrigações em receber instrução. Então, no versículo 12, Paulo diz “Os diáconos devem ser maridos de uma só mulher…” Novamente, em Tito 1:5-7, Paulo diz “Foi por isso que te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que faltava, e que em cada cidade estabelecesses presbíteros como já te orientei; alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem, nem desobedientes. Pois, como responsável pela obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível…” Note que Paulo intercala as palavras “presbítero” e “bispo”. 

A palavra grega para “marido de uma só mulher” é encontrada nestes versos:  

 1 Timóteo 3:2 – andra mias gunaikosandra” = homem/maridos; “mias” = de uma; “gynaikos” = mulher/esposa.  

 1 Timóteo 3:12 – andres mias gynaikosandres” = homens/maridos; “mias” = de uma; “gynaikos” = mulher/esposa.  

 Tito 1:6 aner mias gynaikosaner” = homem/esposo; “mias” = de uma; “gynaikos” = mulher/esposa.  

 Em outras palavras, cada um diz “homem de uma só mulher”. Note que a instrução bíblica é de que pastores, bispos e presbíteros devem ser homens. Andraandres aner são cognatos da mesma palavra grega que significa homem, marido. Em cada um dos casos, aquele que é um pastor, bispo, diácono ou presbítero é um homem.  Ele é marido de uma só mulher, responsável, apto a exortar em na sã doutrina e refutar aqueles que a contradizem”, (Tito 1:9). Não vemos quaisquer instruções de que tais líderes possam ser mulheres. Ao contrário, mulheres são exortadas a serem dignas, não fofoqueiras, mas calmas e fiéis em todas as coisas. (1 Timóteo 3:11). Por que os homens são escolhidos como autoridades? É por causa da ordem da criação de Deus, a qual Paulo faz referência (Gênesis 1-2; 1 Timóteo 2: 12-14). Este não é apenas um costume social que desapareceu com o antigo Israel. 

 Ser pastor é ser uma autoridade 

 YHWH é um Deus de ordem e equilíbrio. Ele estabeleceu ordem dentro da família (Gênesis 3:16; 1 Coríntios 11:3; Efésios 5:22-33; Colossenses 3: 18-21) e da igreja (1 Timóteo 2: 11-14; 1 Coríntios 11: 8-9). Mesmo dentro da Trindade, há uma ordem, uma hierarquia. O Pai enviou o Filho (João 6:38), e tanto o Pai como o Filho enviaram o Espírito Santo (João 14:26; 15:26).2 Jesus disse: “Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas à daquele que  me enviou,” (João 3.38). Fica claro que YWHW é um Deus de ordem e estrutura. Isso também se aplica na igreja cristã. 

 Na criação, Deus fez Adão primeiro e depois Eva. Esta é a ordem da criação. É essa ordem que Paulo menciona em 1 Timóteo 2: 11-14 quando fala de autoridade. Ser pastor é estar em um lugar da autoridade. Portanto, dentro da igreja, para uma mulher ser um pastor, ela teria autoridade sobre os homens da igreja, o que contradiz o que Paulo diz em 1 Timóteo 2: 11-14. 

 E o que dizer de Débora? 

 No Antigo Testamento, Débora era juíza em Israel e tinha autoridade sobre os homens. Isso é verdade, mas o juiz do Antigo Testamento não era um pastor do Novo Testamento. Os contextos são diferentes. A instrução de Paulo é à igreja do Novo Testamento, não aos juízes do Antigo Testamento. Além disso, Débora era uma juíza, ela não era pastora ou presbítera em uma igreja. 

E Gálatas 3:28? 

 “Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Este verso é frequentemente usado para apoiar a ideia de que as mulheres podem ocupar os cargos de presbíteros e pastores porque não há nem homem nem mulher em Cristo. O argumento afirma que, se somos todos iguais, as mulheres podem ser pastoras. Infelizmente, aqueles que usam esse versículo dessa forma não conseguiram entender o contexto. O versículo 23 fala sobre estar debaixo da Lei “antes que a fé viesse” e como nós somos trazidos para mais perto de Jesus e nos tornamos filhos de Deus pela fé. Não estamos mais debaixo da lei, mas da graça e somos “filhos de Abraão, herdeiros segundo a promessa” (v. 29). 3 O ponto dessa passagem é que todos nós somos salvos pela graça de Deus de acordo com a promessa dEle e que não importa quem você é – judeu, grego, escravo, livre, macho ou fêmea. Todos são salvos da mesma maneira – pela graça. Nisso, não há nem homem nem mulher. Este versículo não está falando sobre a estrutura da igreja ou o trabalho dentro dela. Está falando sobre a salvação em Cristo. Portanto, não pode ser usado para apoiar mulheres como pastoras, porque não é disso que se fala. Em vez disso, para descobrir a estrutura e liderança da igreja, você precisa ir àquelas passagens que falam sobre isso: 1 Timóteo 2-3 e Tito 1. 

 Mas esse ensinamento não diminui as mulheres? 

A liderança masculina não deprecia as mulheres. Jesus recebeu sua autoridade de Deus Pai (Mt 28:18). Ele foi enviado por Deus (João 6:38). Ele disse que o Pai era maior que Ele (João 14:28). Isso diminuiu Jesus? Claro que não. As mulheres são de grande valor na igreja e precisam ser usadas cada vez mais de acordo com os dons que receberam. Mas deve ser de acordo com as escrituras.  

 A submissão da esposa ao marido significa que ela é menor que o marido, menos importante ou menosprezada? Mais uma vez, não. Não ter um lugar de liderança na igreja não significa que uma mulher seja menos de uma pessoa, menos importante para Deus ou inferior. Todos são iguais perante Deus, sejam judeus, gentios, livres, escravos, homens ou mulheres. Mas na igreja, Deus estabeleceu uma ordem da mesma forma que estabeleceu uma ordem na família. Não é uma questão de ser menosprezado. É uma questão de ser fiel à palavra de Deus e aqueles que não são, menosprezaram a palavra de Deus. 

 E as mulheres que dizem ter sido chamadas por Deus para serem pastoras?  

Há mulheres que amam suas congregações e disseram que são chamadas por Deus para serem pastoras. É claro que não posso concordar com isso considerando a análise anterior da posição bíblica. Deus não agiria de maneira a contradizer sua palavra. O que acontece então é que, essas mulheres usurparam a posição dos homens e foram contra a revelação das escrituras. Além disso, aquelas que declaram que são chamadas por Deus por causa do excelente trabalho que estão fazendo e do dom que receberam, estão baseando sua teologia na experiência, e não nas escrituras. Esta é, infelizmente, uma ocorrência comum na igreja cristã hoje, onde a experiência, e os desejos são frequentemente colocados acima das Escrituras. 

 E uma missionária que planta uma igreja? 

 A escritura estabelece a norma. Como cristãos, aplicamos o que aprendemos da palavra às situações em questão. Então, sobre a situação em que uma missionária converteu um grupo de pessoas, digamos na selva em algum lugar, e ela estabeleceu uma igreja? Naquela igreja, ela está funcionando como pastor e professor com autoridade sobre os homens na igreja. Ela não deveria fazer isso?  

 Primeiro de tudo, ela não deveria estar lá sozinha. Ela deveria estar com o marido ou, no mínimo, sob a supervisão de um corpo da igreja na presença de outras mulheres e homens. O trabalho missionário não é um esforço solitário para ser tratado por homens ou mulheres solteiras. Segundo, se em um conjunto de circunstâncias altamente incomuns houver uma mulher em uma situação sozinha, é muito mais importante que a palavra de Deus seja pregada e o evangelho da salvação seja entregue aos perdidos. Seja homem ou mulher, fale o evangelho. No entanto, eu diria que assim que houver homens maduros o suficiente para lidar com o pastorado, então ela deve estabelecer a ordem apropriada da igreja conforme revelada nas escrituras e, assim, mostrar sua submissão a ela. Isso significa então que mulheres não deveriam usar jóias? 

1 Timóteo 2: 9-13: “Da mesma forma, quero que as mulheres se adornem com roupas adequadas, modestas e discretas, não com cabelos trançados, ouro ou pérolas, nem com roupas caras; mas sim por meio de boas obras, como convém às mulheres. Que a mulher aprenda em silêncio e com toda submissão, pois não permito que a mulher ensine ou exerça autoridade sobre o homem, mas fique quieta, pois foi Adão o primeiro a ser criado, e depois Eva. 

 Alguns argumentam que se formos proibir as mulheres de serem pastoras, então o contexto de 1 Timóteo 2: 9-13 exige que as mulheres não tenham cabelo trançado, usem ouro ou tenham roupas caras. Como ninguém quer colocar esse tipo de demanda em uma mulher (já que é cultural), então por que deveríamos também exigir que elas não sejam pastoras, uma vez que logicamente isso seria uma advertência baseada na cultura? O problema aqui é que multifacetado.

Primeiro, a objeção ignora o que as escrituras ensinam claramente sobre pastores, presbíteros e bispos. Em segundo lugar, falha em abordar a verdadeira questão da liderança bíblica que reside no homem. Terceiro, falha na exegese adequada da passagem em questão. 

 Em 1 Timóteo 2: 9-13, Paulo nos diz que as mulheres devem se vestir de maneira modesta. Ele usa o exemplo do adorno atual como um exemplo do que não fazer. Esta é uma avaliação culturalmente baseada por Paulo. Note que Paulo enfatiza as boas obras e a piedade como um qualificador (como Pedro, veja 1 Pe 3: 2). Esta não é uma declaração doutrinária ligada a outra coisa que não seja ser uma mulher piedosa tanto na aparência quanto na atitude.  

No versículo 11, Paulo diz que uma mulher deveria receber instruções em silêncio. Por favor, note que a palavra “hesuchia” é traduzida por “quietude” em 1 Timóteo 2:11 e “silenciosa” no versículo 12. Não significa completo silêncio, sem falar. A mesma palavra é claramente usada em outro lugar (Atos 22: 2; 2 Tess. 3: 12) e significa “estabelecido, não perturbado, não indisciplinado”. 

 Uma palavra diferente (sigao) significa “ficar em silêncio, não dizer nada” (cf. Lc 18:39; 1 Coríntios 14:34). 4 Mas não é usada aqui. Então, Paulo está defendendo a ordem neste verso, não o silêncio absoluto. 

No versículo 12-13, Paulo diz: “Mas eu não permito que uma mulher ensine ou exerça autoridade sobre um homem, mas fique em silêncio. Porque foi Adão o primeiro a ser criado, e depois Eva”. Observe que Paulo relaciona diretamente o problema de autoridade com a ordem de criação. Ele não faz isso com o código de vestimenta da mulher. Portanto, o código de vestimenta é cultural e a questão de autoridade é doutrinal, já que o último está ligado à ordem de criação e o código de vestimenta não. 

 Conclusão 

A palavra de Deus nos diz claramente que as autoridades eclesiásticas são homens, maridos de uma só esposa. Uma mulher não pode se qualificar para essa posição em virtude de ser mulher. Se alguém gosta disso ou não é irrelevante para o fato de que isso é o que a Bíblia ensina.  

Se você está em uma igreja onde há uma pastora, peça à razão bíblica para ela estar nessa posição. Claro, fazer isso é ir contra o status quo e você será recebido com resistência. Portanto, considere deixar essa igreja. Afinal, se eles não conseguem acertar essa simples verdade, como você pode confiar neles para conseguir acertar com coisas mais complexas? 

 Se você é o marido de uma pastora, então traga sua esposa para os padrões bíblicos conforme revelado por Paulo, o apóstolo. Não importa se ela gosta ou não. A questão é a submissão à palavra de Deus. Se você é de uma equipe de pastores composta por marido e mulher, então se submeta à palavra de Deus e faça as coisas corretamente. Ela precisa deixar de ser chamada de pastora. Ela precisa parar de assumir o papel do homem. 

 

 

  

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia