Apologética

Introdução a Apologética

Por Matt Slick

A palavra “apologética” vem da palavra grega “apologia”, pronunciada “ap-ol-og-ee’-ah”. Significa “uma defesa verbal”. É usado oito vezes no Novo Testamento : Atos 22: 1 ; 25:16 ; 1 Coríntios 9: 3 ; 2 Coríntios 10: 5-6 ; Filipenses 1: 7 ; 2 Timóteo 4:16 1 Pedro 3:15, Mas é o último verso que é mais comumente associado à apologética cristã.

Antes, reverenciai a Cristo como Senhor em vosso coração, estando sempre preparados para responder a qualquer pessoa que vos questionar quanto à esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15.)

“A apologética é a tarefa de convencer as pessoas a mudarem de opinião”.

Portanto, a apologética cristã é o ramo do cristianismo que lida com todos e quaisquer críticos que se opõem ou questionam a revelação de Deus em Cristo e na Bíblia. Pode incluir o estudo de assuntos como transmissão de manuscritos bíblicos, filosofia, biologia, matemática, evolução e lógica. Mas também pode consistir em simplesmente responder a uma pergunta sobre Jesus ou uma passagem da Bíblia. O último caso é de longe o mais comum e você não precisa ler muitos livros para fazer isso.

A apologética pode ser defensiva e ofensiva, Fp. 1:7 nos dá instruções do lado defensivo:

Pois é justo que eu me sinta assim com todos vocês, porque eu tenho você em meu coração, pois tanto na minha prisão como na defesa e confirmação do evangelho, todos vocês são participantes da graça comigo. “

 Já 2 Co. 10: 5 nos dá instruções do lado ofensivo: “Estamos destruindo especulações e todas as coisas elevadas levantadas contra o conhecimento de Deus, e estamos levando todo pensamento cativo à obediência de Cristo“.

O apologista pode e deve defender suas razões de crer (1 Pedro 3:15). Mas ele também pode atacar. Ele pode procurar aqueles que se opõem ao cristianismo (2 Coríntios 10: 5) Obviamente, ele deve estar preparado para fazer isso de antemão, e toda apologética deve ser feita com gentileza.

Apologética é a tarefa de convencer as pessoas a mudarem de opinião. Nisso, é semelhante à pregação, porque seu objetivo é, em última análise, a defesa e a apresentação da validade e necessidade do evangelho. É uma tentativa de convencer o ouvinte a mudar suas crenças e vida para se conformar à verdade bíblica e chegar a um relacionamento salvador com Cristo .

Basicamente, a apologética pode ser evidencial (geralmente chamada de “clássica”) ou pressuposicional.

A apologética evidencial lida com as evidências do cristianismo:

A ressurreição de Jesus, os manuscritos bíblicos, profecias cumpridas e ainda por cumprir, milagres, etc.

A apologética pressuposicional lida com os pressupostos daqueles que se opõem ao cristianismo porque pressupostos afetam a maneira como uma pessoa vê evidências e a razão.

Algumas áreas de debate dentro da apologética cristã lidam com o uso de evidências, razão, filosofia, etc.

 O apologista deve usar apenas os critérios aceitáveis ​​para os incrédulos? Podemos usar a Bíblia como defesa de nossa posição ou devemos provar o cristianismo sem ela? Somente a razão é suficiente para provar a existência de Deus ou a verdade do cristianismo? Quanto a razão e a evidência devem ser usadas à luz dos ensinamentos das Escrituras de que é Deus quem abre a mente para entender? Qual o papel da oração, usar a Bíblia, e a natureza pecaminosa do incrédulo no testemunho? Como esses fatores se inter-relacionam para levar um incrédulo à fé? As perguntas são fáceis, já as respostas nem tanto.

Jesus escolheu uma pessoa religiosa altamente instruída como apóstolo, seu nome era Paulo, O resto eram pescadores, cobrador de impostos, médico etc. Eles eram pessoas normais do dia a dia, disponíveis e dispostas a serem usadas pelo Senhor. Eles foram cheios do Espírito de Deus e foram usados ​​como vasos de Deus. Deus usa todas as coisas para a sua glória. Então, fazemos apologética pela fé.

O Senhor chamou todo cristão a estar pronto para defender sua fé. Isso significa que você é chamado a dar respostas razoáveis ​​para perguntas sobre o cristianismo. Agora, isso não significa que você deva ter um doutorado ou que tenha que ir ao seminário. No entanto, isso significa que você deve estar disposto a pelo menos, dar uma resposta para suas crenças. Se você achar que não pode, já em oração a Deus e comece a estudar.

O que você deve estudar?

Você pode orar e pedir ao Senhor para lhe mostrar o que Ele quer que você estude. Peça a Ele que lhe dê vontade para aprender algo. Não importa o que seja. É só pedir. Tudo o que você se interessar é sobre o que você deve aprender, porque provavelmente é algo que Deus deseja que você saiba para uso posterior. É como ter ferramentas em um barracão. Quanto mais você tiver e souber usa-las, mais você pode realizar.

Outra maneira de descobrir o que Deus quer que você estude é através das circunstâncias. Digamos que uma Testemunha de Jeová chegue à sua porta e debata a divindade de Cristo com você, e você descobre que não sabe como defendê-la biblicamente. Nesse caso, você sabe que precisa estudar versículos bíblicos que ensinam que Jesus é Deus em carne. Ou talvez um colega de trabalho lhe pergunte como você sabe que a Bíblia é verdadeira? Se você não tiver uma resposta, ore e comece a pesquisar. Vá a uma livraria cristã e compre alguns livros sobre o assunto. Converse com seu pastor quais.

Às vezes, Deus fará com que um versículo ou assunto da Bíblia “se torne vivo” para você, e isso pode parecer estranho ou interessante. Você pode obter um comentário bíblico, livros de teologia sistemática, ou até mesmo perguntar para quem entende mais do assunto do que você. Ao fazer isso, você estará se preparando e aprendendo a estar pronto para responder perguntas e apontar as pessoas para o caminho verdadeiro. Você ficaria surpreso com quantos detalhes Deus pode usar para ajudá-lo em seu testemunho, mesmo naqueles momentos aparentemente estranhos em que os versos “de repente ganham vida” ou “saltem diante dos seus olhos”

Deus te abençoes e te use para a Glória do seu Santo Nome.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia