Pseudo Cristã

Deusa Mãe

Por David Brito

Um irmão em Cristo me chamou a atenção de um folheto que lhe foi entregue por uma pessoa que estava “evangelizando” e se identificava como “cristão” e membro de uma igreja por nome de Igreja De Deus.

No folheto que lhe foi entregue estava a pergunta: “Por que chamamos Deus de Pai?

Após breve pesquisa descobri tratar-se de mais uma seita, desta vez nascida na Coréia do Sul, segue um breve resumo sobre esta seita e algumas de suas principais heresias.

O nome oficial da igreja é Word Mission Society no Brasil e países da América Latina se apresenta apenas como A Igreja de Deus e foi fundada no ano de 1964 e hoje conta com mais de 400 templos somente na Coréia e alega ter mais de 3 milhões de membros  com mais de 7.500 igrejas espalhadas pelo mundo.

O Fundador que também se auto intitulava Jesus Cristo se chamava Ahnsahnghong e sua esposa alegadamente é a deusa mãe.

Principais Heresias

Assim como toda seita pseudocristã, eles se dizem a única e verdadeira igreja de Cristo na terra,[The Church of God is the only true church that obeys God’s commandments and holds to the testimony of Jesus (Rev 14:12){A igreja de Deus é a única igreja que obedece os mandamentos de Deus e mantém suas ordenanças (ap. 14:12)}] acreditam em heresias que também são compartilhadas pelo mormonismo, Testemunhas de Jeová, adventistas do Sétimo dia, A Voz da Verdade, etc. Abaixo um breve resumo dos falsos ensinos desta seita diabólica.

Trindade

Declaram crer na Trindade, mas certamente não é a Trindade bíblica defendida e ensinada pelo cristianismo histórico, bíblico e ortodoxo, são em parte unicistas, acreditando que o Deus Pai ora se manifestou como Filho e ora como o  Espírito Santo, com a diferença de que seu fundador é o Jesus-Espírito Santo o qual já retornou e ascendeu novamente.

Pré-existência

Algumas seitas como o Mormonismo, Espiritismo, etc. apregoam a pré-existência da alma, mas eles vão ALÉM ao ensinar que existíamos no céu como anjos! sim como anjos, e depois de cometermos uma “sério pecado” que não dizem qual, fomos expulsos do céu, e então por esta razão Cristo veio nos Salvar.

Deusa Mãe

No Site oficial em inglês eles já começam alegando exatamente o que toda a seita alega, “ser diferente” com a seguinte frase,”Somos uma igreja diferente, e ser diferente não significa estar errado”. Um dos ensinos que os fazem diferentes é alegar que se existe um Deus Pai, obviamente existe uma deusa mãe! E para isso usam textos que nada têm a ver com o assunto, fora de contexto como é de praxe no mundo das heresias. Primeiro pedem para ler Mateus 6:9 que diz; “Pai nosso que estás no céu”, depois Romanos 8:16; “O próprio espírito testifica como nosso espírito que somos filhos de Deus” para depois então irem para o “Grand finale” com a pergunta:

Se existem Deus Pai e seus filhos, quem mais deve existir?

Para então citarem Gálatas 4:26, “Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe”. Sim, chega a ser ridículo, mas com essa alegação pífia assassinando toda a boa exegese e hermenêutica eles conseguem arrebanhar milhões de analfabetos bíblicos e desavisados não só na Coréia e ao arredor do mundo, mas infelizmente também no Brasil.

Festas solenes judaicas

Além de serem sabatistas (guardarem o dia de sábado) também comemoram algumas festas do Antigo Testamento

REFUTAÇÃO BÍBLICA

 Deusa Mãe: Não há o menor indicio da possibilidade de existência de uma deusa mãe nas escrituras judaico cristãs, quer na tradição judaica, cristã, Talmud, AT ou NT.

A alegação é baseada na falácia de que se Deus é Pai, então existe uma mãe, rebaixando Deus ao entendimento e condições de seres humanos, quando as escrituras nos dizem de forma clara que Deus é Espírito João 4:24. Insondáveis são os caminhos de Deus e ninguém pode plenamente conhecê-lo Romanos 11:33-36.

E por fim Deus é retratado como Pai por ser Criador, aquele o qual por meio dEle tudo veio a existir. Deus espera que tenhamos um relacionamento de pai e filho  pois assim como um filho confia em em seu pai, da mesma forma Deus espera que confiemos nEle Pv 3:5, dEle também recebemos a correção de Pai Pv 3:11-15, etc.

Se Existe um Pai também existe uma mãe?…Não, nem sempre!

Vejamos alguns exemplos:

Estas foram as palavras de José do Egito:

“Portanto, não fostes vós que me mandastes para o Egito mas, sim, Deus, e Ele me estabeleceu como Aba, pai do Faraó, seu vizir e administrador de todo o Egito”.Gn.45:8

Se a lógica utilizada é se existe um pai tem quem existir uma mãe, então quem foi a mãe do Faraó se José era o pai?

Ele estava usando a palavra Pai para descrever o relacionamento deles, não os laços familiares biológicos. Da mesma forma, o apóstolo Paulo chama Timóteo de seu filho amado (2 Timóteo 1: 2)  e seu “verdadeiro filho na fé” (1 Timóteo 1: 2). Ele também escreve para a igreja em Corinto:

“Porque, se você tivesse incontáveis ​​tutores em Cristo, ainda assim não teria muitos pais, pois em Cristo Jesus eu me tornei seu pai através do evangelho” (1 Coríntios 4:15 ).

Nada disso exige que Paulo tenha uma esposa ou mulher que seja mãe de Timóteo ou dos cristãos de coríntios. Novamente, essas passagens estão descrevendo um relacionamento.

Quando pensamos na Trindade, o próprio Deus é Pai, Filho e Espírito. Deus sempre foi pai e filho. O Filho não nasceu em algum momento, nem precisou de uma mãe para nascer. O Filho é eterno. Ele é chamado de “Filho” e o Pai é chamado de “Pai” porque esses termos melhor descrevem seu relacionamento. Não tem nada a ver com origens ou ciclo de vida. Como vemos, não há absolutamente nada inerente ao título “pai” que exija a existência de uma mãe. Quando a Bíblia se refere a Deus como Pai, sempre o faz de maneiras que exemplificam Seu poder, Sua obra, e Seu relacionamento dentro de Seu próprio ser Trinitário e com Seu povo redimido. Nada disso implica, de forma alguma, um segundo Deus ou uma contraparte materna. De fato, insistir em uma segunda divindade diminuiria completamente toda essa maravilhosa verdade sobre o único e verdadeiro Deus vivo.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia