Sem categoria

Mantendo a Salvação no Catolicísmo Romano

Por Matt Slick

A salvação, no catolicismo romano, é um processo com muitos passos: Graça Real, Fé, Boas Obras, Batismo, Participação nos Sacramentos, Penitência, Indulgências e Guardar os Mandamentos.

Basicamente, a salvação é alcançada através do batismo e boas obras. É mantida por boas obras e com participação nos sacramentos. Se perdido, é recuperado através do sacramento da Penitência, que somente um sacerdote católico romano pode administrar. Acrescente a isso a limpeza purgatorial depois que uma pessoa morre, e você pode ver que a salvação é um processo árduo.

No catolicismo, uma pessoa pode ganhar a salvação e perdê-la muitas vezes, dependendo do número de pecados cometidos, sua severidade e quanto dos sacramentos eles participam – a fim de recuperar a graça que lhes permite fazer boas obras pelas quais eles são justificados. Além disso, a graça justificadora é infundida no católico no batismo e nos sacramentos. Essa graça pode ser gradualmente perdida pelos pecados veniais ou perdida junto com os pecados mortais.

À luz de tudo isso, escrevi três artigos inter-relacionados:

 

Mantendo a Salvação, Parte 2 de 3

De acordo com o catolicismo romano, depois de receber a justificação inicial no batismo, que remove o pecado original, a graça também é infundida em uma pessoa (Catecismo da Igreja Católica, aqui referido como CIC, par. 1999). Contudo, com cada pecado que uma pessoa comete depois do batismo, há uma perda de graça justificadora. Quanto mais uma pessoa peca, mais graça perde.  Os pecados do veniais (pecados menores) resultam em perdas graduais desta graça, mas os pecados mortais (pecados maiores) trazem uma perda instantânea de toda a graça. – Se uma pessoa morre depois de cometer pecado mortal, ele vai para o inferno.

A fim de substituir a graça que foi perdida, ele deve participar nos sacramentos (principalmente penitência) administrados por um sacerdote devidamente ordenado na Igreja Católica Romana. Essa recuperação da graça permite-lhe fazer boas obras e manter-se em estado de justificação diante de Deus. É assim que o católico romano mantém sua salvação.

A graça infusa deve ser mantida através de uma série de sacramentos.

  • Graça infusa: “A graça de Cristo é o dom gratuito que Deus nos faz de sua própria vida, infundido pelo Espírito Santo em nossa almapara curá-lo do pecado e santificá-lo. É a graça santificante ou deificante recebida no Batismo” (CIC, 1999).
  • Graça infusa: “A graça santificante é o dom gratuito de sua vida que Deus faz para nós; é infundido pelo Espírito Santo na alma para curá-lo do pecado e santificá-lo” (CIC 2023)
  • Sacramentos necessários para a salvação: “A Igreja afirma que para os crentes os sacramentos da Nova Aliança são necessários para a salvação” (CIC, par. 1129).
  • Obtenção da graça: “As principais formas de obtenção da graça são a oração e os sacramentos, especialmente a santa Eucaristia” (O Novo Catecismo de São José de Baltimore, nº 2, Resposta à Pergunta 117).

Como você pode ver, a graça é infundida em uma pessoa através dos sacramentos. Isto é necessário a fim de recuperar a graça justificadora se ela for perdida, de modo que um nível suficiente de graça justificadora possa ser mantido, o que capacita a pessoa a permanecer justificada. A penitência é um dos principais sacramentos usados ​​para manter a salvação de uma pessoa. O importante é que para estar certo com Deus não é somente pela fé, mas pela fé e penitência.

  • Penitência necessária para a salvação: “E este sacramento da  , para aqueles que caíram após o batismo, necessário para a salvação ” (Concílio de Trento, Sessão 14, Capítulo 2).
  • Reconquistar a justificação através da penitência: ” No que diz respeito àqueles que, pelo pecado, caíram da graça recebida da Justificação, eles podem ser justificados novamente , quando, Deus os empolgando, através do sacramento da Penitência eles devem ter alcançado a restauração, pelo mérito de Cristo, da graça perdida: pois esta forma de Justificação é dos perdidos a reparação: que os santos Padres apropriadamente chamaram uma segunda tábua depois do naufrágio da graça perdida “(Concílio de Trento, Sessão 6, Decreto sobre Justificação , Capítulo 14).
  • A recuperação da justificação não é somente pela fé:  “Se alguém disser que ele, que caiu depois do batismo, não é capaz, pela graça de Deus, de ressuscitar, ou que pode realmente recuperar a justiça que perdeu”. , mas somente pela fé sem o sacramento da Penitência , ao contrário do que a santa Igreja romana e universal – instruída por Cristo e seus Apóstolos  até agora professou, observou e ensinou; seja anátema “(Concílio de Trento, Sobre a Justificação , Canon 29).

A penitência é necessária para a salvação – para a recuperação da graça justificadora, que não pode ser recuperada somente pela fé e na obra de Cristo. Por causa disso, o catolicismo ensina que as boas obras são necessárias para perseverar, de modo a manter a graça suficiente para permanecer salvo.

  • Graça da perseverança final: “Os filhos da nossa santa mãe, a Igreja, esperamcom razão a graça da perseverança final e a recompensa de Deus seu Pai pelas boas obras realizadas com a sua graça em comunhão com Jesus” (CIC 2016).

Perseverar na fé, guardar os mandamentos e participar dos sacramentos são parte do processo de salvação. É por isso que a salvação nunca é garantida no catolicismo para o católico comum. Não pode ser porque depende da fidelidade e do esforço de uma pessoa. No romanismo, a graça infundida é necessária porque produz boas obras que, por sua vez, são necessárias para manter a salvação.

  • “Os preceitos específicos da lei natural, porque a sua observância, exigida pelo Criador, é necessária para a salvação” (CIC, 2010).
  • O Decálogo contém uma expressão privilegiada da lei natural. Ela nos é revelada pela revelação divina e pela razão humana ”(CIC 2080).
  • “… o Concílio Vaticano II confirma: ‘Os bispos, sucessores dos apóstolos, recebem do Senhor … a missão de ensinar todos os povos e de pregar o Evangelho a toda criatura, para que todos os homens alcancem a salvação através de fé, batismo e a observância dos mandamentos, ‘”(CIC, par 2068).

Dois tipos de pecado: Venial e Mortal

Existem dois tipos principais de pecado no catolicismo romano: Venial e Mortal. Como os pecados veniais não perdem a salvação, mas os pecados mortais, nós vamos discutir os pecados veniais neste artigo e os pecados mortais no artigo Recuperando a Salvação no Catolicismo Romano

Pecados Veniais são pecados tais como embriaguez, mentir sobre algo trivial, etc. O pecado venial é um pecado menor contra a Lei de Deus, cometido acidentalmente e / ou sem pleno consentimento da vontade. Pecados veniais não condenam uma pessoa. Mas eles resultam na perda de alguma graça justificadora. Se pecado venial suficiente é cometido, pode levar ao pecado mortal e à perda da graça santificante (salvação). Assim, os pecados veniais podem ser reparados e a graça pode ser recuperada através dos sacramentos – mencionados acima. Vamos dar uma olhada.

  • O pecado venial é pecado sem o conhecimento completo: “Comete-se um pecado venial quando não se observa, em matéria leve, a medida prescrita pela lei moral, ou então quando se desobedece à lei moral em matéria grave, mas sem pleno conhecimento ou sem pleno consentimento “(CIC, par. 1862).
  • O pecado venial não remove a graça santificante: “No entanto, o pecado venial não quebra o pacto com Deus. Com a graça de Deus, é humanamente reparável. “O pecado venial não priva o pecador da graça santificante, a amizade com Deus, a caridade e, consequentemente, a felicidade eterna” (CIC, par. 1863).
  • A Eucaristia perdoa os pecados veniais: “A comunhão com o Corpo e Sangue de Cristo aumenta a união da comunhão com o Senhor, perdoa seus pecados veniais e preserva-o dos pecados graves. Desde que receber este sacramento fortalece os laços de caridade entre o comunicante e Cristo, reforça também a unidade da Igreja como Corpo Místico de Cristo “(CIC 1416).
  • Contrição perfeita perdoa pecados veniais “Quando surge de um amor pelo qual Deus é amado acima de tudo, a contrição é chamada de ‘perfeita’ (contrição da caridade). Tal contrição perdoa pecados veniais; também obtém o perdão dos pecados mortais se inclui a firme resolução de recorrer à confissão sacramental o mais breve possível “(CIC 1452).
  • A penitência nos restaura a graça de Deus: ” Todo o poder do sacramento da Penitência consiste em nos restaurar à graça de Deus e nos unir a ele em uma amizade íntima”. A reconciliação com Deus é, portanto, o propósito e efeito deste sacramento “(CIC 1468).
  • Recuperar a justificação através da penitência: “Os efeitos espirituais do sacramento da Penitência são: reconciliação com Deus pela qual o penitente recupera a graça” (CIC 1496).

Podemos ver que no processo de manter a salvação, a participação na Eucaristia (CIC 1416), tendo contrição adequada (CIC 1452), e participando de penitência (CIC 1468, 1496) são meios pelos quais o nível adequado de graça santificante é mantido, para que a salvação não seja perdida.

Resposta Bíblica

Como é o caso no primeiro dos três artigos relacionados (Atingindo a Salvação no Catolicismo Romano), a resposta é a mesma. Portanto, reproduzi a resposta bíblica aqui. Mas, devemos novamente deixar claro que a salvação é um dom gratuito de Deus ( Efésios 2: 8 ), isto é, pela fé ( Rm 5:1 ), e está à parte de nossas obras ( Rm 3:28  Gl 2:16 ).

  • Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.“( Romanos 3: 28-30).
  • “Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”( Romanos 4: 1-5).
  • ” No entanto, sabendo que um homem não é justificado pelas obras da Lei, mas pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus, para que possamos ser justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei, uma vez que pelas obras da Lei, nenhuma carne será justificada “( Gl 2:16 ).

Assim, podemos ver que a salvação é pela fé somente em Cristo. Você também sabia que adicionar obras à salvação é condenado nas escrituras?

  • Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? ” ( Gálatas 3: 1-3)
  • Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído”Gálatas 5: 2-4).
  • Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e expulsamos em teu nome demônios, e em teu nome realizamos muitos milagres?’ 23 E então lhes direi: Nunca te conheci; aparta-te de mim, tu que praticas a iniquidade ‘”( Mateus 7: 22-23).

Em Gl. 3: 1-3 acima, Paulo está claramente ensinando que os gálatas eram tolos. Por quê? Eles estavam adicionando obras ao o trabalho do Espírito Santo. Em Gl. 5: 2-4 , Paulo diz a eles que se eles recebessem a circuncisão, eles não estariam sob a graça. A circuncisão representava as obras da Lei, e Paulo claramente lhes diz que apenas ser circuncidados (não fazer boas obras) os condenaria. Por quê? Porque era um símbolo de manter a lei. É por isso que Paulo havia dito anteriormente em Gl. 3:10 : “Porque todos quantos são das obras da lei estão debaixo de uma maldição, porque está escrito: Maldito todo aquele que não observar todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para executá-las.”

Finalmente, em Mateus 7: 22-23 vemos um relato onde Jesus condena as pessoas no dia do julgamento. Por que eles seriam condenados? Eles estavam apelando para sua fé em Cristo e suas obras para sua salvação no “dia mau”. Ao adicionar quaisquer obras à salvação ativa, significa que a obra de Deus não é suficiente; e precisa ser aperfeiçoada e completada pelo esforço humano. É por isso que a salvação é pela graça somente através da fé somente em Cristo. Não pode ser pela fé e por nenhuma das nossas obras.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia