Catolicismo

Reganhando a Salvação no Catolicismo Romano

Por Matt Slick

A salvação, no catolicismo romano, é um processo com muitos passos:

Graça Real, Fé, Boas Obras, Batismo, Participação nos Sacramentos, Penitência, Indulgências e Guardar os Mandamentos.

Basicamente, a salvação é alcançada através do batismo e boas obras. É mantido por boas obras e participação nos sacramentos. Se perdido, é recuperado através do sacramento da Penitência, que somente um sacerdote católico romano pode administrar. Acrescente a isso a limpeza purgatorial depois que uma pessoa morre, e você pode ver que a salvação é um processo árduo.

No catolicismo, uma pessoa pode obter a salvação e perdê-la muitas vezes, dependendo do número de pecados cometidos, sua severidade e quanto dos sacramentos que eles participam – a fim de recuperar a graça que lhes permite fazer boas obras pelas quais eles são justificados. Além disso, a graça justificadora é infundida no católico no batismo e nos sacramentos. Essa graça pode ser gradualmente perdida pelos pecados veniais ou perdida junto com os pecados mortais.

À luz de tudo isso, escrevi três artigos inter-relacionados:

A salvação, ou o estado de estar na graça santificante (graça infusa que torna a pessoa santa e aceitável a Deus), pode ser inteiramente perdida se o Pecado Mortal for cometido. Os pecados mortais são pecados extremamente graves, como assassinato, adultério, homossexualidade, etc. O pecado mortal é uma transgressão da lei de Deus que é voluntária, instruída e de propósito. O pecado mortal resulta na perda completa de toda a graça. O relacionamento da pessoa com Deus é cortado. Pecados mortais condenam uma pessoa. Se a pessoa morre em estado de pecado mortal, ele vai para o inferno e nunca escapará.

  • “O pecado mortal é uma possibilidade radical da liberdade humana, como o próprio amor. Resulta na perda da caridade e da privação da graça santificante, isto é, do estado de graça. Se não for redimido pelo arrependimento e pelo perdão de Deus, causa a exclusão do reino de Cristo e a morte eterna do inferno”(Catecismo da Igreja Católica, CIC par. 1861).
  • Morrer em pecado mortal sem se arrepender e aceitar o amor misericordioso de Deus significa permanecer separado dele para sempre por nossa livre escolha. Esse estado de auto exclusão definitiva da comunhão com Deus e com os bem-aventurados é chamado de “inferno” (CIC, par. 1033).

Penitência

No artigo Mantendo a Salvação no Catolicismo Romano, a penitência era um meio de reabastecer a graça perdida devido aos pecados veniais. Mas, em relação ao pecado mortal, o católico também deve realizar a penitência a fim de recuperar a graça santificante que é necessária para a salvação.

  • “A penitência é” necessária para a salvação daqueles que caíram depois do batismo“(CIC, par. 980)
  • Todo o poder do sacramento da Penitência consiste em nos restaurar à graça de Deus. . . A reconciliação com Deus é, portanto, o propósito e efeito deste sacramento ”(CIC, par. 1468).
  • “Como forma de recuperar a graça e a justiça, a penitência era necessária em todos os momentos para aqueles que haviam corrompido suas almas com qualquer pecado mortal” (Concílio de Trento, Sessão 14,).
  • “Quanto àqueles que, pelo pecado, caíram da graça recebida da Justificação, eles podem ser novamente justificados , quando, Deus os excita, através do sacramento da Penitência eles devem ter alcançado a restauração, pelo mérito de Cristo, de a graça perdida: pois esta forma de Justificação é dos perdidos a reparação: que os santos Padres apropriadamente chamaram uma segunda tábua após o naufrágio da graça perdida “(Concílio de Trento, Sessão 6, Decreto sobre Justificação, Capítulo 14).

Para que a penitência funcione, a pessoa deve estar sinceramente arrependida e disposta a realizar as ações necessárias dadas por um padre. Neste processo, um sacerdote absolve os pecados da pessoa e atribui penitência – uma série de coisas que ele deve fazer.

  • “No perdão dos pecados, tanto os sacerdotes quanto os sacramentos são instrumentos que nosso Senhor Jesus Cristo, o único autor e libertador da salvação, quer usar para apagar nossos pecados e nos dar a graça da justificação ” (CIC, par. 987).
  • “A penitência é um sacramento da Nova Lei instituída por Cristo na qual o perdão dos pecados cometidos depois do batismo é concedido através da absolvição do padre àqueles que com verdadeira tristeza confessam seus pecados e prometem satisfazer pelo mesmo” (The Catholic Encyclopedia, Penance).
  • “a absolvição dada pelo sacerdote a um penitente que confessa seus pecados com as devidas disposições remete tanto à culpa quanto ao castigo eterno (do pecado mortal) ” (Enciclopédia Católica, Penitência).

A penitência pode assumir diferentes formas, incluindo ler as escrituras, restituir à parte ofendida, dizer certas orações, como o “Pai Nosso” ou a “Ave Maria”, um determinado número de vezes.

  • “A penitência que o confessor impõe deve levar em conta a situação pessoal do penitente e deve buscar seu bem espiritual. Deve corresponder tanto quanto possível à gravidade e natureza dos pecados cometidos. Pode consistir em oração, oferta, obras de misericórdia, serviço ao próximo, abnegação voluntária, sacrifícios e, acima de tudo, aceitação paciente da cruz que devemos suportar. Tais penitências nos ajudam a nos configurar para Cristo, que sozinho expiou nossos pecados de uma vez por todas. Eles permitem que nos tornemos coerdeiros com o Cristo ressuscitado, “desde que soframos com ele”. “A satisfação que fazemos pelos nossos pecados, porém, não é tanto nossa como se não fosse feita através de Jesus Cristo” (CIC, par. 1460).

O que é importante notar é que as obras da Penitência realizadas pelo católico romano ajudam a “fazer satisfação” pelos pecados.

  • “A absolvição tira o pecado, mas não remedia todas as desordens que o pecado causou. Criado a partir do pecado, o pecador ainda deve recuperar sua saúde espiritual completa, fazendo algo mais para compensar o pecado: ele deve “satisfazer” ou “expiar” seus pecados. Essa satisfação também é chamada de “penitência” (CIC, par. 1459).

O catecismo católico diz que a penitência é um trabalho quando diz “obras de penitência” (CIC, 1430). Portanto, podemos ver que a Penitência está, essencialmente, cuidando dos seus próprios pecados, submetendo-se a um trabalho que liberta você da dívida dos pecados. Esta é a justiça das obras, não importa o que a Igreja Católica Romana ensina!

Resposta Bíblica

Não há nada que possamos fazer para merecer o perdão de Deus. Tudo o que precisamos foi realizado na pessoa de Cristo que foi feita sob a lei (Gálatas 4: 4 ) e cumpriu a lei perfeitamente, nunca tendo pecado ( 1 Pe 2:22 ). Por causa da obra de Cristo, nós recebemos a sua justiça ( Filipenses 3: 9 ) pela fé ( Romanos 5: 1 ). O que a Igreja Católica Romana faz é adicionar um enorme fardo de obras pelas quais um católico romano tenta alcançar, manter e recuperar a salvação. É um processo sem esperança porque não pode salvar.

  • “Pois nós afirmamos que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” (  3:28)
  • “Mas para aquele que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé é contada como justiça” (Romanos 4: 5).
  • “Eu não anulo a graça de Deus; porque, se a justiça vem pela lei, então Cristo morreu desnecessariamente“ (Gl 2:21).
  • ” Ó Insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? ” (Gálatas 3: 1-3)

A adição de obras à salvação invalida a salvação. Essencialmente, está dizendo que a obra de Deus em carne não é suficiente. É por isso que temos esses versículos que condenam a salvação baseada na fé e nas obras.

  • “Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e expulsamos em teu nome demônios, e em teu nome realizamos muitos milagres? E então lhes direi: Nunca te conheci; aparta-te de mim, que pratica a iniquidade ‘”( Mt 7: 22-23 ).
  • Dois homens subiram ao templo para orar, um era fariseu e o outro era cobrador de impostos. 11 “O fariseu permaneceu de pé e orava assim para si mesmo: ‘Deus, agradeço-te por não ser como as outras pessoas: vigaristas, injustos, adúlteros, ou até mesmo como este cobrador de impostos. 12 Eu jejuo duas vezes por semana; Eu pago o dízimo de tudo o que recebo. 13 Mas o coletor de impostos, parado a alguma distância, não estava disposto a erguer os olhos para o céu, mas batia o peito, dizendo: ‘Deus, misericordioso para comigo, o pecador!’ 14 Digo-te que este homem desceu justificado a sua casa em vez do outro; pois todo o que se exalta será humilhado, mas o que se humilha será exaltado “( Lucas 18: 10-14).

Em essência, o católico romano deve realizar obras sob o sistema católico romano de direito que não pode salvar.

  • “Eis que eu, Paulo, vos digo que, se receberdes a circuncisão, Cristo não será de nenhum benefício para vós. 3 E eu testifico novamente a todo homem que recebe a circuncisão, que ele tem a obrigação de guardar toda a lei”. ( Gálatas 5: 2-3)
  • “Porque todos quantos são das obras da lei estão debaixo de uma maldição, porque está escrito: Maldito todo aquele que não observar todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para cumpri-las.” ( Gálatas 3:10)
  • “Para quem mantém toda a lei e ainda tropeça em um ponto, ele se tornou culpado de todos.” ( Tiago 2:10)

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia