Catolicismo

Obtendo a Salvação no Catolicismo Romano

Por Matt Slick

A salvação, no catolicismo romano, é um processo com muitos passos: Graça real, Fé, Boas Obras, Batismo, Participação nos Sacramentos, Penitência, Indulgências e Guardar os Mandamentos.

Basicamente, a salvação é alcançada através do batismo e boas obras. É mantido por boas obras e participação nos sacramentos. Se perdido, é recuperado através do sacramento da Penitência, que somente um sacerdote católico romano pode administrar. Acrescente a isso a limpeza purgatória depois que uma pessoa morre, e você pode ver que a salvação é um processo árduo.

No catolicismo, uma pessoa pode ganhar a salvação e perdê-la muitas vezes, dependendo do número de pecados cometidos, sua severidade e quanto dos sacramentos eles participam – a fim de recuperar a graça que lhes permite fazer boas obras pelas quais eles são justificados. Além disso, a graça justificadora é infundida no católico no batismo e nos sacramentos. Essa graça pode ser gradualmente perdida pelos pecados veniais ou perdida junto com os pecados mortais.

À luz de tudo isso, escrevi três artigos inter-relacionados:

 

Atingindo a Salvação, Parte 1 de 3

Graça real

A graça real é o primeiro passo no processo de alcançar a salvação no catolicismo romano. A graça real é o que Deus dá a uma pessoa para capacitar a pessoa a buscar e responder ao chamado de fé de Deus. Ela ajuda a pessoa a se mover em direção a Deus – onde ele então livremente escolhe aceitar ou rejeitar a obra de Deus em Cristo.

  • A graça real é “uma ajuda sobrenatural de Deus para atos salutares [benéficos] concedidos em consideração aos méritos de Cristo” (Enciclopédia Católica, “Graça Real”).
  • “A graça habitual, a disposição permanente de viver e agir de acordo com o chamado de Deus, distingue-se das graças atuais que se referem às intervenções de Deus, seja no início da conversão ou no curso da obra de santificação” (Catecismo da Igreja Católica). aqui referida como CIC, par. 2000).

Com a graça real trabalhando em uma pessoa, ele é capaz de ter fé que é necessária para a salvação. Mas essa fé não é uma simples fé na obra de Cristo na cruz, A qual somos justificados pela fé somente na obra de Cristo (Romanos 4: 5 5: 1 ; Gl 2:16). Pelo contrário, de acordo com o catolicismo, a fé necessária para a salvação deve ser uma fé que também afirma o que a Igreja Católica Romana ensina.

  • “A fé é necessária para a salvação. O próprio Senhor afirma: ‘Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado’. ( Mc 16:16) ”(CIC 183).
  • “A fé é a virtude teológica pela qual acreditamos em Deus e acreditamos em tudo o que ele nos disse e revelou, e que a Santa Igreja propõe para nossa crença, porque ele é a própria verdade” (CIC 1814).
  • “Baseando-se nas Escrituras e na Tradição, o Concílio ensina que a Igreja, uma peregrina agora na terra, é necessária para a salvação” (CIC 846).

Batismo

Uma vez que a graça real tenha feito seu trabalho e a pessoa acredite no evangelho (e na Igreja Católica Romana), o batismo é um elemento necessário para a salvação no catolicismo romano. É onde os pecados são removidos e a pessoa é justificada diante de Deus.

  • “… O batismo é o primeiro e principal sacramento do perdão dos pecados porque nos une a Cristo, que morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação, para que ‘nós também andemos em novidade de vida'” (CIC 977). ).
  • “O batismo é necessário para a salvação daqueles a quem o Evangelho foi proclamado e que tiveram a possibilidade de pedir este sacramento. A Igreja não conhece outros meios além do batismo que garantam a entrada na beatitude eterna. . . “(CIC 1257).
  • “A justificação tem sido merecida para nós pela Paixão de Cristo. Ela nos é concedida através do Batismo. Ela nos conforma com a justiça de Deus, que nos justifica. Ela tem como meta a glória de Deus e de Cristo, e o dom de Deus.” vida eterna, é a mais excelente obra da misericórdia de Deus “(CIC 2020).

No batismo, segundo a ICAR uma pessoa é restaurada a um estado de inocência diante de Deus, apagando o pecado original . A justificação ocorre no batismo, e a graça santificante (a graça que salva) é infundida nele.

  • “O batismo, ao transmitir a vida da graça de Cristo, apaga o pecado original. . . “(CIC 405).
  • “A justificação é conferida no Batismo, o sacramento da fé. Ela nos conforma com a justiça de Deus, que nos faz internamente apenas pelo poder de sua misericórdia ”(CIC, 1992).
  • “A graça de Cristo é o dom gratuito que Deus nos faz de sua própria vida, infundido pelo Espírito Santo em nossa alma para curá-lo do pecado e santificá-lo. É a graça santificante ou deificante recebida no Batismo” (CIC, 1999).

Boas Obras

De acordo com o catolicismo romano, uma vez que uma pessoa é batizada e seu pecado original é removido, ele deve realizar boas obras porque elas também são necessárias para a salvação.

” Os preceitos específicos da lei natural, porque a sua observância, exigida pelo Criador, é necessária para a salvação ” (CIC, par. 2010).

“O Decálogo [os dez mandamentos] contém uma expressão privilegiada da lei natural. Ela nos é revelada pela revelação divina e pela razão humana ”(CIC 2080).

“… o Concílio Vaticano II confirma: ‘Os bispos, sucessores dos apóstolos, recebem do Senhor … a missão de ensinar todos os povos e de pregar o Evangelho a toda criatura, para que todos os homens alcancem a salvação através de fé, batismo e a observância dos mandamentos, ‘”(CIC 2068).

Boas obras são necessárias porque o catolicismo romano nega a justificação somente pela fé.

Justificação é a declaração de justiça. É onde a justiça de Cristo é imputada no crente (Filipenses 3: 9) pela fé (Romanos 5: 1).

Não é pela fé e algo mais, mas somente pela fé (Rm. 4: 1-5).

Mas, o catolicismo romano declara que se alguém acredita na justificação pela fé somente em Cristo, então ele deve ser amaldiçoado.

” Se alguém disser que somente pela fé o ímpio é justificado ; de uma maneira que significa que nada mais é requerido para cooperar a fim de obter a graça da Justificação, e que não é de modo algum necessário , que ele seja preparado e disposto pelo movimento de sua própria vontade; que ele seja anátema “(Concílio de Trento, cânones em Justificação, Canon 9).

“Se alguém disser que aquele homem é verdadeiramente absolvido de seus pecados e justificado, porque ele certamente acreditava que ele era absolvido e justificado, ou que ninguém é verdadeiramente justificado, mas aquele que acredita ser justificado; e que somente com essa fé, a absolvição e justificação são efetuadas; seja ele anátema “(Concílio de Trento, Cânones na Justificação, Cânon 14).

“ Se alguém disser que a justiça [recebida] não é preservada e também aumentada diante de Deus por meio de boas obras; mas que as referidas obras são meramente os frutos e sinais da Justificação obtidos, mas não uma causa do seu aumento; seja anátema “(Concílio de Trento, cânones sobre a justificação, cânon 24).

 

Assim, no catolicismo romano, alcançar a salvação é um processo que inclui a fé, o batismo e as boas obras. Portanto, no catolicismo romano, alcançar a salvação e ser justificado (estar certo aos olhos de Deus) não é um evento instantâneo recebido pela fé. É um longo processo.

 

Resposta Bíblica

Salvação na Igreja Católica Romana é um sistema de obras combinadas com a fé. Mas o que a Bíblia diz sobre a salvação quando se trata de fé e obras? Ele os separa e diz claramente que as obras não fazem parte da salvação.

” Pois nós afirmamos que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei. 29 Ou Deus é Deus somente dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, também dos gentios, 30 pois Deus realmente justificará o circuncidado pela fé e o incircunciso pela fé é um “. (Rm. 3: 28-30).

“Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne, encontrou 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar;?, Mas não diante de Deus 3 Pois, que diz a Escritura.?“ E Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça . ”4 Ora, àquele que trabalha, seu salário não é contado como favor, mas como o que é devido. 5 Mas àquele que não trabalha, mas crê em Aquele que justifica o ímpio, sua fé é contada como justiça” (Romanos 4: 1-5).

“Não obstante, sabendo que um homem não é justificado pelas obras da Lei, mas pela fé em Cristo Jesus, cremos em Cristo Jesus, para que sejamos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gl 2:16)

Assim, podemos ver que a salvação é pela fé somente em Cristo. Você sabia que adicionar obras à salvação é condenado nas escrituras?

Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?  Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? “Eis que eu, Paulo, digo-vos que, se você receber a circuncisão, Cristo não será de nenhum benefício para você.  E eu testifico novamente a cada homem que recebe a circuncisão, que ele tem a obrigação de guardar toda a Lei.  Você tem foi separado de Cristo, você que está procurando ser justificado pela lei; você caiu da graça “.  (Gálatas 5: 2-4).

Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e expulsamos em teu nome demônios, e em teu nome realizamos muitos milagres?’ 23 E então lhes direi: Nunca te conheci; aparta-te de mim, voz que praticais a iniquidade ‘”(Mt 7: 22-23).

Paulo está claramente ensinando que os gálatas eram tolos. Por quê? Eles estavam adicionando obras para o trabalho do Espírito Santo.

Em Gl. 5: 2-4, Paulo lhes diz se eles receberam a circuncisão, que eles não estariam sob a graça. A circuncisão representava as obras da Lei, e Paulo claramente lhes diz que apenas ser circuncidados (não fazer boas obras) os condenaria. Por quê? Porque era um símbolo de manter a lei. É por isso que Paulo havia dito anteriormente em Gl. 3:10:

Porque todos quantos são das obras da lei estão debaixo de uma maldição, porque está escrito: Maldito todo aquele que não observar todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para executá-las.”

Finalmente, em Mateus 7: 22-23

vemos um relato onde Jesus condena as pessoas no dia do julgamento. Por que eles seriam condenados? Eles estavam apelando para sua fé em Cristo e suas obras para sua salvação no “dia mau”.

Ao adicionar quaisquer obras à salvação ativa, isso significa que a obra de Deus não é suficiente, mas que precisa ser aperfeiçoada – completada pelo esforço humano. É por isso que a salvação é pela graça somente através da fé somente em Cristo. Não pode ser pela fé e por nenhuma das nossas obras.

Rm. 11: 6: “Mas se é pela graça, não é mais com base em obras, caso contrário, a graça não é mais graça”.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia