Catolicismo

Maria pode ouvir nossas Orações?

Por Matt Slick

Não há nada na Bíblia que diga que Maria pode ouvir simultaneamente as orações de pessoas de todo o mundo, em diferentes línguas, faladas e pensadas, um atributo que Deus possui. Mas a Igreja Católica diz que ela pode.

Que a Santíssima Virgem ouça todas as suas orações” (Mensagem de João Paulo II lida por Dom Francesco Marchisano, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes nos Jardins do Vaticano, sábado, 31 de maio de 2003).

Os católicos romanos em todo o mundo oferecem orações a Maria regularmente e esperam que ela os ouça e interceda por eles com Deus e Jesus. Isso é lamentável porque não é bíblico. Eles foram além das escrituras. Precisam se arrepender e se concentrar em Jesus, não em Maria. Mas esse grande arrependimento não acontecerá enquanto a Igreja Católica Romana colocar sua própria autoridade e tradição acima da Escritura – um erro que a levou a muitos ensinamentos falsos.

Apocalipse 5: 8

O versículo principal que a Igreja Católica Romana usa para apoiar a ideia deles de que Maria ouve orações, é encontrado em Apocalipse 5: 8 . Vamos dar uma olhada nesse verso em várias traduções.

  • NASB: “Quando Ele tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, cada um segurando uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (Apocalipse 5 : 8).
  • BKJA: “E assim que o recebeu, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (Apocalipse 5: 8).
  • NAB (site do Vaticano 1), “Quando ele pegou, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um dos anciãos segurava uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações do sagrado. aqueles “( Apocalipse 5: 8 ).

Nada nesse versículo diz que alguém ouve as orações dos santos. É um contexto figurativo e não é explícito. Então, o que dizem os comentários sobre esse verso?

  • “As orações dos santos devem ser identificadas com as de 6: 9-11 e 8: 4 e segs., Que exigem a vindicação divina dos crentes martirizados e que estão diretamente ligados ao julgamento dos ímpios.” 2
  • “orações de santos – como o anjo oferece suas orações ( Apocalipse 8: 3) com incenso (compare Salmos 141: 2 ). Isso não dá a menor sanção ao dogma de Roma de nossa oração aos santos. Embora eles sejam empregados por Deus em alguns caminho desconhecido para apresentar nossas orações (nada é dito sobre a intercessão deles por nós), mas nos é dito para orar somente a Ele ( Apocalipse 19:10 ). Seu próprio emprego é o louvor (de onde todos têm harpas): o nosso é oração.” 3
  • “A preciosidade das orações de todos os crentes (“as orações dos santos”; 8: 3) ao Senhor é enfatizada como são descritas como enchendo taças de ouro na presença de Deus”. 4
  • “Isso não significa que os cristãos na terra possam acessar os crentes agora no céu. É um lembrete simbólico de que Deus se lembra das orações de Seu povo…” 5

Claro que estes são comentários protestantes.

Os católicos interpretariam isso em favor de Maria ser capaz de ouvir nossas orações. Mas, novamente, o texto realmente diz que eles ouvem as orações? Não, não tem. Os santos no céu oferecendo as orações não significa que eles possam ouvir as orações das pessoas na terra. A Igreja Católica Romana leu uma doutrina no texto.

Agora, mesmo se fosse possível que este verso pudesse ser interpretado como significando que os santos no céu podem ouvir as orações dos cristãos, o que eu não afirmo ser legítimo, isso ainda não significa que Maria possa ouvir as orações das pessoas em todo lugar em todo o mundo, simultaneamente, pensado e falado, e em diferentes idiomas. Visto que Apocalipse 5: 8 não nos diz exatamente o que está acontecendo, a Igreja Católica Romana não deveria ir além disso para que não excedam o que está escrito ( 1 Coríntios 4: 6 ) e violem a verdade bíblica. No entanto, vamos dar uma olhada no que catholic.com (em inglês) diz sobre esse verso.

Como as Escrituras indicam, os que estão no céu estão cientes das orações daqueles na terra. Isto pode ser visto, por exemplo, em Apocalipse 5: 8, onde João descreve os santos no céu oferecendo nossas orações a Deus sob a forma de “ouro em tigelas cheias de incenso, que são as orações dos santos” Mas se os santos no céu estão oferecendo nossas orações a Deus, então eles devem estar cientes de nossas orações. Eles estão cientes de nossas petições e as apresentam a Ele intercedendo por nós.” 6

Se as pessoas no céu estão conscientes das orações, elas não dizem como estão cientes. Estou ciente de que meus amigos oram a Deus, mas não sei o que são essas orações a menos que me digam. Não consigo ler a mente das pessoas nem ouço as orações que elas dão a Deus a menos que eu esteja fisicamente presente com elas e elas estejam falando em voz alta. Assim, a Igreja Católica Romana está dando um sentido ao verso além de sua intenção e não está sendo lógica em seu exame. Os católicos estão cometendo o erro interpretativo chamado eisegese .

Mas o céu é diferente

Os católicos romanos dizem que o céu não é como é aqui na terra e que não sabemos o que Maria pode e não pode fazer no céu; portanto, eles argumentam; por que ela não pode ouvir nossas orações e respondê-las?

Mas isso é o argumento do silêncio. Não devemos discutir com o que não sabemos. Devemos discutir o que nós sabemos. Argumentar do que não sabemos abre a porta para dizer qualquer coisa. Por exemplo, a Bíblia não diz nada sobre a vida em outros planetas. Portanto, devemos concluir que não é vida em outros planetas? Claro que não. É por isso que a Bíblia diz que não deveria exceder o que está escrito ( 1 Coríntios 4: 6)  define as escrituras como o guia que não deve ser excedido. Nossa admoestação da Escritura é usar a palavra de Deus como o escabelo sobre o qual construímos nossas verdades, não a ignorância de como o céu poderia ser e então usá-lo para justificar um ensino sobre Maria que  não é suportado nas Escrituras.

E os outros santos?

Muitas vezes ouvimos como Maria pode ouvir nossas orações e até respondê-las. Eu tive católico me dizendo que outros santos também podem ouvir orações. Podem eles também ouvir orações em línguas diferentes, tanto pensado e falado, todos simultaneamente de todo o planeta?

Se eles podem, por que o foco em Maria? Além disso, todos os chamados santos católicos romanos são criaturas. Eles foram criados por Deus que é infinitamente maior que eles. Por que ir aos santos e orar a eles quando Jesus disse para procurá-lo ( João 14:14 ; Mateus 11:28 ) e que somente ele era um caminho para o Pai ( João 14: 6)? Jesus não é suficiente? Deus não é a Trindade perfeita? É claro que Deus é suficiente… A menos que você tire os olhos de Deus e os coloque na sua tradição. Então, novas doutrinas se infiltram e com isso, vem uma série de erros.

  • http://www.vatican.va/archive/ENG0839/__P12O.HTM
  • Beale, GK O Livro do Apocalipse: Um Comentário sobre o Texto Grego. Novo Comentário Internacional do Testamento Grego. Grand Rapids, MI; Carlisle, Cumbria: WB Eerdmans; Paternoster Press, 1999.
  • Jamieson, Robert, AR Fausset e David Brown. Comentário Crítico e Explicativo sobre a Bíblia Inteira. Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, Inc., 1997.
  • Cabal, Ted, Chade Owen Brand, E. Ray Clendenen, Paul Copan, JP Moreland e Doug Powell. A Bíblia de Estudo de Apologética: Perguntas Reais, Respostas diretas, Fé Mais Forte. Nashville, TN: Holman Bible Publishers, 2007.
  • Wiersbe, Esboços Expositivos de Warren W. Wiersbe no Novo Testamento. Wheaton, IL: Victor Books, 1992.
  • http://www.catholic.com/tracts/praying-to-the-saints

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia