Objeções e respostasPerguntas Sobre

O que é pecar contra o Espirito Santo?

Jesus menciona um pecado que é imperdoável em Mt. 12:31-32 e chama isso de blasfêmia contra o Espírito Santo. O que exatamente é esse pecado imperdoável? Para isso, precisamos olhar o contexto.

Mat. 12:22-32 diz: “Então foi trazido a Ele um homem endemoninhado, que era cego e mudo, e ele o curou, de modo que o mudo falou e viu. 23 E todas as multidões ficaram maravilhadas e começaram a dizer , “Este homem não pode ser o Filho de Davi, pode?” 24 Mas quando os fariseus ouviram isso, disseram: “Este homem expulsa demônios somente por Belzebu, o governador dos demônios.” 25 E conhecendo os seus pensamentos, Ele disse a eles,”Qualquer reino dividido contra si mesmo é destruído; e qualquer cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. 26″ E se Satanás expulsa Satanás, ele está dividido contra si mesmo; como então o seu reino permanecerá? 27 “E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Consequentemente, eles serão os vossos juízes. 28” Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, então é chegado o reino de Deus vocês. 29 “Ou como pode alguém entrar na casa do valente e levar-lhe consigo os seus bens, a menos que primeiro amarre o valente? E então saqueará a sua casa. 30“Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. 31 “Portanto, eu vos digo que todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. E qualquer que falar uma palavra contra o Filho do Homem, isso será perdoado; mas o que falar contra o Espírito Santo, não será perdoado, nem nesta era, nem na por vir.

Deixe-me revisar esta seção brevemente. No versículo 22, Jesus curou um homem cego e mudo. Os fariseus acusam Jesus de expulsar demônios pelo poder de “Belzebu, o governador dos demônios” (v. 24). Jesus responde dizendo que um reino dividido cairá (vv. 25-28), e como o diabo deve primeiro ser amarrado antes que você possa saquear sua casa (v. 29). Nos versículos 31-32, Ele afirma que a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada nesta era ou no por vir.

Simplesmente olhando para o contexto, torna-se aparente que a blasfêmia do Espírito Santo é dizer que Jesus fez Seus milagres pelo poder do diabo. Isso é imperdoável. Mas por que? Podemos encontrar uma pista olhando para o ponto em que Jesus começou Seu ministério.

Jesus declarou que Seu batismo era para “cumprir toda a justiça” (Mt 3:15). A palavra “cumprir” deve nos fazer pensar no Antigo Testamento. Basicamente, Jesus foi batizado porque Ele teve que cumprir os requisitos do Antigo Testamento para entrar no sacerdócio. Ele era um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Salmo 110:4 ; Hb 5:8-10; 6:20). Os sacerdotes ofereciam sacrifícios a Deus em nome do povo. Jesus se tornou um sacrifício pelos nossos pecados (1 Pedro 2:21; 2 Coríntios 5:21) em Seu papel como sacerdote. De acordo com o Antigo Testamento, para que um sacerdote fosse consagrado, ele tinha que ser lavado com água (Lv 8:6; Êxodo 29: 4, Mt. 3:13-15) e ungido com óleo ( Lv. 8:12; Êxodo 29:7; Mt. 3:16 ). Ambos foram concedidos a Jesus em Seu batismo. Além disso, ele precisava ter 30 anos (Números 4: 3).

O óleo representa o Espírito Santo que desceu sobre Jesus em Seu batismo (Mt 3:16). Foi depois de Seu batismo que Ele começou Seu ministério e começou a realizar milagres. Ele fez Seus milagres pelo poder do Espírito Santo que veio sobre Ele em Seu batismo. Os fariseus – que sabiam que os milagres de Jesus validavam Suas palavras e ministério (ver João 11:45-48) – estavam tentando desacreditar o messianismo de Jesus, dizendo que Suas obras eram do diabo e não do Espírito Santo. Portanto, quando os fariseus acusaram Jesus de expulsar demônios pelo poder de Satanás, eles estavam blasfemando contra o Espírito Santo, por quem Jesus realizou Seus milagres. Isso é imperdoável porque atingiu o próprio cerne da obra redentora de Deus em Cristo. Ele atingiu a própria natureza do ministério de redenção, testemunho e ensino de Jesus. Jesus estava ministrando no poder do próprio Espírito Santo, cumprindo o plano divino de Deus de prover um sacrifício pelos nossos pecados (João 3:16; 1 João 4:10). Os fariseus estavam atribuindo isso à atividade demoníaca. Esta é uma grande blasfêmia.

Um crente pode cometer o pecado imperdoável?

Não. Um crente não pode cometer o pecado imperdoável. Como alguém que nasceu de novo (João 3: 7), se tornou nova criatura (2 Coríntios 5:17) e recebeu a vida eterna (João 10:27-28) pode realmente cometer o pecado imperdoável? Ele não pode. O próprio Jesus disse que temos vida eterna, não vida condicional:

 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer; e ninguém as arrebatará da minha mão“(João 10:27-28). Além disso, diz em 2 Coríntios. 5:17 que o cristão é uma nova criatura em Cristo. Somos diferentes, não somos mais escravos da velha natureza (Rm. 6:14). Somos regenerados pelo Espírito Santo.

Não há suporte bíblico para um crente cometer esse pecado. Isso não acontece. 

Se você está preocupado com isso, é porque não o cometeu. Se você tivesse feito isso, não ficaria preocupado.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia