Catolicismo

Os cristãos devem orar a Deus através de imagens de Jesus, anjos e santos?

Por Luke Wayne

No catolicismo romano , é uma prática comum direcionar orações para imagens de Jesus ou do crucifixo, bem como imagens de santos , anjos e da Virgem Maria.

Uma defesa comum desta prática é afirmar que tais orações não são realmente oferecidas à imagem em si, mas sim através da imagem para Deus. Portanto, alega-se, que tal prática não é idólatra ou antibíblica porque as orações são oferecidas somente a Deus. Curvar-se a essas imagens em oração ou acender velas e queimar incenso diante deles é realmente apenas uma maneira de oferecer adoração a Deus através da imagem. Mesmo que a imagem represente um anjo ou um santo humano, a ideia é que esses mensageiros santos trarão a oração a Deus em nosso favor. A oração, diz-se, é oferecida exclusivamente a Deus. Ainda que as Escrituras estejam repletas de muitas admoestações como:

 

Não farás para vós mesmos ídolos, nem erigirás para vós uma imagem ou coluna sagrada, nem fareis uma pedra figurada na vossa terra para curvar-se a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus” ( Levítico 26: 1 ).

Dizem que esses mandamentos não têm nada a ver com a prática católica romana de fazer imagens e se curvar a elas, porque a Bíblia apenas proíbe isso se você estiver adorando a imagem de um outro deus. Se você está se prostrando diante de uma estátua e direcionando suas orações em direção a ela como uma maneira de orar a Deus, isso é uma coisa completamente diferente com a qual as Escrituras não têm problema algum.

Um exame mais detalhado, no entanto, mostra que a Bíblia não se limita a condenar a adoração de ídolos de falsos deuses. Ela lida diretamente com a ideia de fazer imagens que representem o próprio Deus e oferecer nossa adoração a Ele vicariamente através da veneração de tais imagens. Por exemplo, antes de entrar na terra prometida, Deus advertiu Israel através de Moisés:

 

Assim, observem-se cuidadosamente, visto que não viram nenhuma forma no dia em que o Senhor falou a vocês em Horebe, do meio do fogo, para que não sejas corrupto e façam uma imagem de escultura para vocês na forma de qualquer figura, a semelhança de macho ou fêmea, a semelhança de qualquer animal que está na terra, a semelhança de qualquer ave alada que voa no céu, a semelhança de qualquer coisa que se arrasta no chão, a semelhança de qualquer peixe que esteja no debaixo da terra, e cuidado para não levantar os olhos para o céu e ver o sol, a lua e as estrelas, todo o exército do céu, e ser atraído e adorá-los e servi-los, aqueles que o Senhor seu Deus tem destinada a todos os povos debaixo de todo o céu “( Deuteronômio 4: 15-19 ).

E de novo:

Observem-se, portanto, para que não esqueçam o pacto do Senhor vosso Deus, que Ele fez convosco, e façam para vós uma imagem esculpida na forma de algo contra o qual o Senhor, teu Deus, te ordenou” ( Deuteronômio 4: 23 ).

Alguns católicos alegam que essa ordem era temporária, já que naquele tempo Israel “não viu nenhuma forma no dia em que o Senhor falou a eles em Horebe, do meio do fogo”, mas depois Deus apareceu visivelmente aos profetas e finalmente na pessoa de Jesus Cristo. Esta regra, eles alegam, não se aplica mais, já que Deus escolheu se revelar em imagens visíveis. Mas se fosse esse o caso, Moisés estava errado em tê-lo escrito em Deuteronômio, pois Deus já havia se revelado visivelmente! Deus apareceu a Abraão como um “forno de fumaça e tocha flamejante” (Gênesis 15:17) e até mesmo na forma de um homem (Gênesis 18). Jacó também viu Deus à semelhança de um homem e declarou claramente: “Eu vi a Deus face a face, e ainda assim minha vida foi preservada!” (Gênesis 32:30).

O ponto em Deuteronômio não é que Deus nunca tenha aparecido em nenhuma forma visível. Claramente, Deus havia feito isso várias vezes antes. Aqui, no entanto, Moisés explica que Deus escolheu falar-lhes sem forma no monte precisamente para ilustrar o ponto de que eles não deviam adorar a Deus representando-o com imagens. Deus pode decidir tomar uma forma sempre que Ele desejar, mas Ele está acima e além de qualquer forma criada, e nós não devemos adorá-Lo curvando-se e orando às coisas que nos formamos, mesmo em Seu nome.

Da mesma forma, o profeta Isaías “viu o Senhor sentado num trono elevado e exaltado” ( Isaías 6: 1 ). Isso não impediu que Isaías argumentasse contra a idolatria, em parte, na base de que não há imagem ou semelhança com a qual o Deus verdadeiro pode ser comparado:

“A quem então você vai comparar Deus? Ou que semelhança você vai comparar com ele?” ( Isaías 40:18 )

O capítulo continua a contrastar as imagens formadas que os idólatras adoram ao Criador que formou todas as coisas e a quem nenhuma coisa criada é comparável.

A idolatria não é apenas tola porque envolve adorar outras coisas em vez de Deus. É tolice porque não há semelhança na criação à qual podemos justamente comparar Deus. Mesmo que a imagem que estamos adorando seja uma imagem do próprio Deus, Moisés e Isaías a condenam. Mesmo depois da encarnação, quando Deus assumiu a forma humana em Jesus Cristo, Paulo faz um argumento semelhante aos idólatras de Atenas em Atos 17: 22-31.. Seu argumento não é meramente que os deuses a quem os gregos adoram não são realmente deuses. Ele vai além, mostrando o absurdo da própria ideia de que poderíamos representar o Deus que formava todas as coisas por meio de qualquer coisa que um humano pudesse criar.

De fato, existem exemplos na Bíblia em que as pessoas criavam imagens do Senhor como objetos diretos de veneração, e tais passagens sempre denunciam isso claramente como pecado. Mais notoriamente, quando Moisés estava no monte recebendo a Lei, o povo de Israel voltou-se para Arão, que fez uma imagem de um bezerro de ouro ao qual deviam dirigir sua adoração. Observe, no entanto, o que Arão diz claramente sobre qual Deus este bezerro deveria representar:

Então todo o povo arrancou as argolas de ouro que estavam em seus ouvidos e as trouxe para Arão. Ele pegou isto de suas mãos, moldou-o com uma ferramenta de gravura e transformou-o num bezerro de fundição; e eles disseram: ‘Isto é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. Ora, quando Arão viu isto, edificou um altar diante dele, e Arão fez uma proclamação e disse: Amanhã haverá um banquete ao Senhor.” ( Êxodo 32: 3-5 )

O bezerro deveria representar o Deus de Israel que os tirou do Egito, e a festa antes do bezerro era considerada uma “festa ao Senhor”. Não parece que eles pretendiam criar um novo deus inteiramente distinto do SENHOR. A imagem do bezerro era para ser uma imagem de Deus, e a veneração que eles dirigiam ao bezerro deveria ser reverência pelo nome do Senhor. Seu plano lamentavelmente equivocado parece ter sido adorar o único e verdadeiro Deus através desta escultura de um bezerro. Deus não recebeu tal adoração, e considerou-a como um grave pecado. Da mesma forma, no tempo dos juízes, somos informados de um episódio em que:

E HAVIA um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica. 2 O qual disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa lançaste maldições, e de que também me falaste, eis que esse dinheiro está comigo; eu o tomei. Então lhe disse sua mãe: Bendito do SENHOR seja meu filho. 3 Assim restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao SENHOR, para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma de fundição; de sorte que agora to tornarei a dar. 4 Porém ele restituiu aquele dinheiro à sua mãe; e sua mãe tomou duzentas moedas de prata, e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e uma de fundição, que ficaram em casa de Mica. 5 E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote. 6 Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos“(Juízes 17: 1-6 ).

Note, mais uma vez, que o homem dedicou a prata ao Senhor e fez a imagem com o propósito de adorar ao Senhor. Mais tarde na história, ele até nomeou um sacerdote levita para servir diante de sua imagem de prata e se alegra que o SENHOR certamente ficará satisfeito com ele e o abençoará por isso. Ele honestamente pensou que esta era uma maneira adequada de adorar a Deus. O texto usa isso como um exemplo da ignorância pecaminosa do tempo dos juízes.

A Bíblia claramente e repetidamente deixa claro que Deus não quer que Seu povo O adore, curvando-se e orando diante de imagens, mesmo que suas orações às imagens sirvam de oração somente a Deus. Ele não está satisfeito com essa adoração. Enquanto o tabernáculo e o templo certamente continham figuras e esculturas de vários tipos, as pessoas nunca foram instruídas (nem permitidas) a rezar ou queimar incenso a essas imagens. Tais obras de arte e estátuas não eram objetos de culto vicário ou destinatários das orações de Israel. Devemos orar a Deus diretamente, não através de imagens de coisas criadas.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia