Objeções e respostas

Por que acreditar no cristianismo ao invés de todas as outras religiões?

Os críticos frequentemente perguntam por que o cristianismo é melhor do que qualquer outra religião no mundo. De todas as religiões que existem, como pode ser que somente o cristianismo seja verdadeiro?

 Se Deus existe, por que Deus não pode usar religiões diferentes? Todos os caminhos não levam a Deus? Os céticos fazem esse tipo de pergunta o tempo todo; e infelizmente, poucos cristãos têm as respostas. Portanto, na tentativa de demonstrar por que o cristianismo é verdadeiro e todos os outros sistemas religiosos são falsos, preparei a seguinte lista de razões para a superioridade do cristianismo.

Existem coisas como verdades absolutas

Se a verdade é relativa, então a afirmação de que a verdade é relativa é uma verdade absoluta e seria uma afirmação autodestrutiva, provando que a verdade não é relativa. Mas, se a verdade é absoluta, então a afirmação “a verdade é absoluta” é verdadeira e não é autodestrutiva. É verdade que a verdade existe. É verdade que a verdade não se contradiz como acabamos de ver. De fato, é absolutamente verdade que você está lendo este artigo.

Se podemos ver que existe tal coisa como a verdade no mundo, então também podemos ver que pode haver verdade espiritual também. Não é absurdo acreditar em absolutos espirituais mais do que absolutos físicos ou lógicos. Mesmo a afirmação de que todas as religiões levam a Deus é uma afirmação considerada um absoluto espiritual por muitas pessoas. Isso simplesmente demonstra que as pessoas acreditam na verdade espiritual. Por quê? Porque a verdade existe. No entanto, nem tudo o que se acredita ser verdade é verdade. Além disso, todos os sistemas de crença não podem ser verdadeiros, uma vez que muitas vezes contradizem uns aos outros de maneira profunda  e a verdade não é contraditória.

As religiões se contradizem; portanto, elas não podem ser todas verdadeiras.

O mormonismo ensina que existem muitos deuses e que você pode se tornar um deus. O cristianismo ensina que existe apenas um Deus e que você não pode se tornar um deus. O Islã ensina que Jesus não é Deus em carne , já o cristianismo afirma que sim. Jesus não pode ser Deus e não ser Deus ao mesmo tempo. 

Algumas religiões ensinam que reencarnamos, enquanto outras não. Alguns ensinam que há um inferno e outros não. Elas não podem ser todas verdadeiras. Se elas não podem ser todas verdadeiras, não pode ser verdade que todas as religiões levam a Deus. 

Além disso, isso significa que algumas religiões são, no mínimo, falsas em suas pretensões de revelar o verdadeiro Deus (ou deuses). Lembre-se, a verdade não se contradiz. Se Deus existe, Ele não instituirá sistemas de crença mutuamente exclusiva e contraditória, na tentativa de levar as pessoas a acreditar Nele. Deus não é o autor de confusão (1 Co. 14:33 ). Portanto, é razoável acreditar que pode haver uma verdade espiritual absoluta, e que nem todos os sistemas podem ser verdadeiros, independentemente de serem ou não verdadeiros. Deve haver mais do que uma mera reivindicação.

Profecias Cumpridas a respeito de Jesus

Embora existam outras religiões que têm profecias nelas, nenhuma é 100% exata como é a Bíblia; e nenhuma delas aponta para alguém como Jesus que fez declarações incríveis e realizou ações incríveis. O Antigo Testamento foi escrito centenas de anos antes de Jesus nascer, mas o Antigo Testamento profetizou muitas coisas sobre Jesus. Esta é, sem dúvida, evidência de influência divina sobre a Bíblia.

Por favor, considere algumas das muitas profecias de Jesus no seguinte gráfico:

Profecia Profecia do Antigo Testamento Cumprimento do Novo Testamento
Nascido de uma virgem Isaías 7:14 Mt 1:18, 25
Nascido em Belém Miquéias 5: 2 Mt 2:1
Ele seria precedido por um mensageiro Isaías 40: 3 Mt 3:1-2
Rejeitado pelo seu próprio povo Isaías 53: 3 João 7: 5; 7:48
Traído por um amigo próximo Salmo 41: 9 João 13: 26-30
Seu lado perfurado Zc 12:10 João 19:34
Crucificação Salmo 22: 1 
Salmo 22: 11-18
Lucas 23:33 
João 19: 23-24
Ressurreição de Cristo Salmo 16:10 Atos 13: 34-37

O cumprimento da profecia pode ter diferentes explicações. Alguns afirmam que o Novo Testamento foi escrito e alterado para parecer que Jesus cumpriu a profecia do Antigo Testamento (mas não há evidência disso). Outros afirmam que as profecias são tão vagas que não contam (mas muitas das profecias não são vagas). Naturalmente, é possível que Deus tenha inspirado os escritores; e Jesus, que é Deus em carne, cumpriu essas profecias como mais uma demonstração da validade do cristianismo.

As reivindicações e ações de Cristo

O cristianismo afirma ser de autoria de Deus. É claro que apenas fazer tal afirmação não a faz verdadeira. Qualquer um pode fazer reivindicações, mas dar provas dessas afirmações é totalmente diferente. Jesus usou o Nome Divino para Si mesmo ( João 8:58 ), o mesmo Nome Divino usado por Deus quando Moisés perguntou a Deus qual era o Seu nome em Êxodo 3:14 . Jesus disse que Ele poderia fazer tudo o que Ele visse a Deus, o Pai fazer ( João 5:19 ), e afirmou ser um com Deus Pai ( João 10:30 ; 10:38 ). Da mesma forma, os discípulos também o chamavam de Deus ( João 1: 1 , 14 ; João 10:27 ; Colossenses 2: 9 ). Por padrão, se Jesus é Deus em carne, então tudo o que Ele disse e fez seria verdade. Visto que Jesus disse que somente Ele era o Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém pode encontrar Deus sem Ele ( João 14: 6 ), Suas palavras se tornam incrivelmente importantes.

Mais uma vez, fazer uma afirmação é uma coisa. Provar é outra. Jesus  apoiou Suas palavras fantásticas com ações miraculosas? Sim ele fez.

  • Jesus transformou a água em vinho ( João 2: 6-10).
  • Jesus expulsou demônios ( Mt 8: 28-32; 15: 22-28 ).
  • Jesus curou os leprosos ( Mt 8: 3; Lc 17: 14 ).
  • Jesus curou doenças ( Mt 4:23, 24 ; Lc 6: 17-19 ).
  • Jesus curou o paralítico ( Marcos 2: 3-12).
  • Jesus ressuscitou os mortos ( Mt 9:25; João 11: 43-44 ).
  • Jesus restaurou a visão aos cegos ( Mt 9: 27-30; João 9: 1-7 ).
  • Jesus restaurou / curou a surdez ( Marcos 7: 32-35).
  • Jesus alimentou a multidão ( Mt 14: 15-21; Mt 15: 32-38 ).
  • Jesus andou sobre a água ( Mt 14: 25-27).
  • Jesus acalmou uma tempestade com um mandamento ( Mt 8: 22-27; Marcos 4:39 ).
  • Jesus ressuscitou dos mortos ( Lucas 24:39; João 20:27 ).
  • Jesus apareceu aos discípulos após a ressurreição ( João 20:19).

As testemunhas oculares registraram os milagres de Jesus, e os evangelhos foram transmitidos de maneira confiável para nós. Portanto, podemos acreditar no que Jesus disse sobre Si por duas razões:

Primeiro, porque o que Ele disse  concordou com o Antigo Testamento; e segundo, porque Jesus realizou muitos milagres convincentes diante de pessoas que testificaram e escreveram sobre o que eles O viram fazer.

A ressurreição de Cristo

Dentro do cristianismo, a ressurreição é de vital importância. Sem a ressurreição, nossa fé é inútil ( 1 Coríntios 15:14 ). Foi a ressurreição de Jesus que mudou a vida dos discípulos. Depois que Jesus foi crucificado, os discípulos correram e se esconderam. Mas quando viram o Senhor ressuscitado, eles sabiam que o que Jesus havia dito e feito provava que Ele era realmente Deus em carne, o Salvador.

Nenhum outro líder religioso morreu à vista de carrascos treinados, tinha um túmulo vigiado e depois ressuscitou três dias depois para muitas pessoas. Esta ressurreição é a prova de quem Jesus é, e que Ele realizou o que Ele se propôs a fazer: fornecer o único meio de redenção para a humanidade.

Buda não ressuscitou dos mortos. Maomé não ressuscitou dos mortos. Confúcio não ressuscitou dos mortos. Krishna não ressuscitou dos mortos, etc. Somente Jesus ressuscitou fisicamente dos mortos, andou sobre a água, alegou ser Deus e ressuscitou outros dentre os mortos. Ele conquistou a morte.  Por que confiar em alguém que pode ser mantido pela morte física quando temos um Messias maior do que a própria morte?

Conclusão

Por que alguém deveria confiar no cristianismo sobre o islamismo, o budismo, o mormonismo ou qualquer outra coisa? É porque existem verdades absolutas. Apenas no cristianismo existem profecias com exatidão de uma vinda do Messias. Somente no cristianismo temos a transmissão extremamente precisa dos documentos das testemunhas oculares (evangelhos), para que possamos confiar no que foi originalmente escrito. 

Somente no Cristianismo nós temos a pessoa de Cristo que reivindicou ser Deus, realizou muitos milagres para provar Sua reivindicação de divindade, que morreu e ressuscitou dos mortos, e que disse que somente Ele era o Caminho, a Verdade e a Vida. ( João 14: 6). 

Tudo isso contribui para a legitimidade e credibilidade do cristianismo acima de todas as outras religiões – todas baseadas na pessoa de Jesus. É impossível  que Jesus é a única verdade, e outras religiões também são a verdade.

Jesus é verdadeiro e todas as outras religiões são falsas, ou outras religiões são verdadeiras, e Jesus é falso. Não há outras opções. Eu escolho seguir o Senhor Jesus ressuscitado.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia