Molinismo

Por que o Molinismo é falho

O molinismo é falho como posição filosófica porque é fundado em duas suposições antibíblicas: Livre Arbítrio Libertário e Graça Preveniente.

 Com o livre arbítrio libertário, os molinistas nos dizem que Deus sabe eternamente o que diferentes pessoas farão em várias circunstâncias, incluindo quem escolherá livremente receber a Cristo. A graça preveniente é a obra de Deus sobre o pecador que o capacita a chegar a um lugar de escolha de Cristo. Vamos dar uma olhada.

 O livre arbítrio libertário é definido pelos molinistas como …

  • “Por definição, a habilidade ou poder de escolher ou abster-se de escolher é o que se chama liberdade libertária.” (Keathley, Kenneth. Salvation and Sovereignty, (p. 26). B&H Publishing Group, Nashville, TN, 2010, Kindle Edition. P. 26) 
  • “O libertarianismo é a visão de que o agente moralmente responsável é, em certo sentido, a origem de suas escolhas, e que as condições anteriores, como as circunstâncias, não são o determinante final para esse agente. ” (Keathley, Kenneth. Salvation and Sovereignty, B&H Publishing Group, Nashville, TN, Kindle Edition, 2010, p. 69)
  • “O ensino das Escrituras parece afirmar que os humanos pós-Gênesis 3 possuem livre arbítrio libertário, incluindo liberdade para escolher entre opostos em questões relativas à salvação ou qualquer outro bem espiritual.” (Andrews, Max. Uma introdução ao molinismo: Escritura, razão e tudo o que Deus ordenou (The Spread of Molinism Book 1) (Kindle Locations 239-240). Kindle Edition.)
  • “A doutrina do livre arbítrio libertário de Molina afirma que um ser senciente tem a capacidade de fazer qualquer coisa em uma gama completa de alternativas que seja consistente com sua natureza.” (Notas aprovadas por Kirk MacGregor do Diálogo entre Matt Slick e Dr. Kirk MacGregor, 06/04/2017.) 1

Para ser claro, existem diferentes visões do libertarianismo, incluindo hard e soft. Embora não seja tão simples quanto essas duas visões, essas são as básicas.

  • “Um libertário radical argumenta que, para uma pessoa ser genuinamente livre, ela deve sempre ter a habilidade de escolher o contrário, ou deve estar livre de influências externas.” (Keathley, Kenneth. Salvation and Sovereignty, B&H Publishing Group, Nashville, TN, Kindle Edition, 2010, p. 69).
  • “… o libertarianismo suave mantém ideias comparáveis ​​ao determinismo suave de sua contraparte. Ambos acreditam que o caráter de uma pessoa governa suas escolhas.” (Keathley, Kenneth. Salvation and Sovereignty, B&H Publishing Group, Nashville, TN, Kindle Edition, 2010, p. 70).

Qualquer que seja a visão que os diferentes molinistas sustentem, a questão que preocupa é a capacidade do não regenerado de escolher Cristo livremente. Este não pode ser o caso devido à proibição revelada pelas escrituras – que é listada posteriormente neste artigo. Mesmo Molina concordou que a pessoa caída e não regenerada não pode escolher Cristo por sua própria vontade.

  • “Embora Molina discordasse dessas conclusões de Lutero e Calvino, ele concordou com um aspecto do raciocínio de Calvino. Molina concordou que o impacto do pecado original sobre a humanidade foi tão grande que incapacitou sua faculdade mental de escolher livremente fazer o bem espiritual, incluindo uma resposta positiva à oferta de salvação de Cristo. Como resultado, Molina deduziu, junto com Calvino, que os humanos deixados por conta própria não poderiam escolher a salvação livremente. Mas, contra Calvino, Molina acreditava que a graça suficiente de Deus para a salvação dada a todos os humanos pelo o Espírito Santo – a saber, a graça preveniente de Deus – restaurou sobrenaturalmente sua faculdade mental de escolher o bem espiritual. ” (MacGregor, Kirk R.,Luis de Molina: A Vida e Teologia do Fundador do Conhecimento Médio, Zondervan. Grand Rapids, MI, Kindle Edition, 2015, p. 72, referenciando Molina, Commentaria, 14.13.6, 38)

Visto que Molina afirmou a doutrina bíblica da depravação total e seu efeito incapacitante resultante sobre o pecador, ele propôs um meio pelo qual Deus supera esse problema: a graça preveniente. Falando genericamente, a graça preveniente é a graça de Deus que vem antes da salvação que leva uma pessoa a uma posição onde ela pode então escolher Cristo.

  • “No entendimento de Molina, a graça preveniente não permite nada em uma pessoa, e não muda a natureza de uma pessoa. Em vez disso, é a obra de Deus onde Ele organiza um conjunto de circunstâncias (ou seja, provavelmente incluindo a apresentação do evangelho) e monergisticamente produz respostas a essas circunstâncias na pessoa. Enquanto a pessoa não resistir ao movimento de Deus, Deus irá regenerar a pessoa. O que Deus está procurando é que a pessoa não resista a sua obra salvítica. Se a pessoa resistir, então Deus permitirá que ela faça o que quer e a pessoa não será salva.” (Notas aprovadas por Kirk MacGregor do Diálogo entre Matt Slick e Kirk MacGregor, 06/04/2017)
  • “graça preveniente é” o processo monérgico imerecido no qual Deus tira uma pessoa totalmente depravada do abismo da condenação, levando-a ao ponto de regeneração “. (Notas aprovadas por Kirk MacGregor do Diálogo entre Matt Slick e Kirk MacGregor, 06/04/2017)

Agora, para ser claro, há aqueles que dizem que a graça preveniente tem um efeito sobre o caráter / natureza do pecador, por meio do qual ele é habilitado a escolher Cristo livremente. Depois que ele escolhe acreditar, Deus o regenera.

  • “Mas contra Calvino, Molina acreditava que a graça suficiente de Deus para a salvação dada a todos os humanos pelo Espírito Santo – ou seja, a graça preveniente de Deus – restaurou sobrenaturalmente sua faculdade mental de escolher o bem espiritual. ” (MacGregor, Kirk R., Luis de Molina: The Life and Theology of the Founder of Middle Knowledge, Zondervan. Grand Rapids, MI, Kindle Edition, 2015, p. 72).
  • “Molina se opôs a esta versão de liberdade humana compatibilista com base em que Deus dá a todos os humanos graça suficiente para superar quaisquer restrições causais impostas a eles pela queda.” (MacGregor, Kirk R., Luis de Molina: A Vida e Teologia do Fundador do Conhecimento Médio, Zondervan. Grand Rapids, MI, Kindle Edition, 2015, p. 50).

Eu vejo um problema. Por um lado, o Dr. MacGregor (um molinista convicto) afirma que a graça preveniente é o movimento providencial de Deus sobre uma pessoa para levá-la a um lugar de decisão. Em outras palavras, Deus organiza as circunstâncias e se a pessoa não resistir no caminho, ela se encontrará capaz de escolher Cristo livremente e Deus a regenera. Por outro lado, o Dr. MacGregor diz que a graça preveniente “restaurou sobrenaturalmente sua faculdade mental para fazer o bem espiritual.” Esta graça preveniente é dada “para superar qualquer restrição causal imposta a eles pela queda.” 2

Então como funciona? A graça preveniente é meramente um arranjo de circunstâncias? É um efeito sobre a pessoa que restaura sua capacidade de escolher o bem espiritual? Ou é uma combinação de ambos? Qualquer que seja a posição sustentada por qualquer molinista em particular, é uma posição inválida porque as Escrituras falam o contrário.

A Bíblia diz que o não regenerado está incapacitado

O incrédulo nunca escolherá livremente Deus em sua pecaminosidade porque o coração do incrédulo é mau e enganoso (Jr 17:9) e do interno do seu coração flui todo tipo de mal (Marcos 7:21-23). Ele é um escravo do pecado (Rm. 6:20), está morto em suas transgressões e pecados (Efésios. 2:1), é por natureza filho da ira (Efésios 2:3), está em inimizade com Deus (Efésios 2:5) e não pode receber as coisas espirituais (1 Coríntios 2:14). É por isso que ele não pode vir a Cristo (João 6:446:65).

As Escrituras acima falam claramente da restrição sobre os não regenerados. Ele é perverso, enganoso, cheio de maldade, um escravo do pecado, em inimizade com Deus e não pode receber as coisas espirituais. Simplesmente não pode. Não quer dizer que ele possa nas circunstâncias certas. Não diz que ele pode com a graça preveniente que o capacita a escolher receber a Cristo.

Mesmo com a graça preveniente como uma opção, por que uma pessoa acredita e outra não? Deus não sabe como operar a graça preveniente ao redor / dentro de uma pessoa para fazê-la acreditar? Ainda se resume à habilidade humana. Este é outro problema que o molinismo não pode responder, mas as escrituras sim. 

Mas, voltando ao problema.

Porque o não regenerado está incapacitado devido à sua natureza decaída, deve ser Deus quem elege as pessoas para acreditar (Atos 13:48), escolhe quem será santo e irrepreensível (Efésios 1:4), nos predestina à adoção (Ef. 1:5), chama de acordo com o Seu propósito (2Tm.1:9), nos escolhe para a salvação (2 Ts. 2:13), concede o ato de crer (Fp 1:29), opera a fé no crente (João 6:28-29), nos concede o arrependimento (2 Tm 2:24-25), nos faz nascer de novo (1 Pedro 1:3), nos faz nascer de novo não por nossa vontade, mas por Sua vontade (João 1:12-13), atrai as pessoas a Si mesmo (João 6:44), concede que vamos a Jesus (João 6:65), nos predestina para a salvação (Rm. 8:29-30), e ele faz tudo isso de acordo com o Seu propósito (Ef 1:11).  

Se a graça preveniente, combinada com o livre arbítrio libertário for suficiente, então não seria necessário que Deus indicasse as pessoas para crer, predestiná-las, chamá-las, conceder que elas creiam, conceder arrependimento, fazê-las nascer de novo não por sua própria vontade, conceder que eles venham a Jesus, etc. Se tudo o que Deus tem a fazer é levar alguém a um lugar de decisão, então ele não precisa apontar para a vida eterna (Atos 13:48), conceder que eles creiam (Filipenses 1:29), faça-os nascer de novo não por sua própria vontade (João 1:13), etc. A posição molinista não faz sentido. Mas uma vez que esses versículos estão aqui, eles falam contra a graça preveniente.

Além disso, Deus não sabe “quanta graça preveniente” operar sobre uma pessoa para fazê-la crer? Ou a salvação depende, em última análise, das escolhas de livre arbítrio do homem, contra as escrituras?

  • João 1:12-13 , “Mas a todos quantos o receberam, a eles deu o direito de se tornarem filhos de Deus, mesmo aos que crêem no seu nome, 13 os que nasceram , não do sangue, nem da vontade dos carne nem da vontade do homem, mas de Deus . “
  • João 6:65, “E ele estava dizendo: ‘Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se não for concedido pelo Pai.'”
  • Atos 13:48, “Quando os gentios ouviram isso, começaram a regozijar-se e glorificar a palavra do Senhor; e todos os que haviam sido designados para a vida eterna creram”.
  • Phil. 1:29, “Pois a vocês foi concedido, por amor de Cristo, não só crer nEle, mas também sofrer por Ele.”
  • 2 Tim. 2: 24-25, “O servo do Senhor não deve brigar, mas ser bom para com todos, capaz de ensinar, paciente quando injustiçado, 25 com gentileza corrigindo aqueles que estão em oposição, se talvez Deus possa conceder-lhes arrependimento levando a o conhecimento da verdade. “
  • 1 Pedro. 1:3, “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que de acordo com sua grande misericórdia nos fez nascer de novo para uma esperança viva por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.”  

Conclusão

À luz das Escrituras listadas neste artigo, deveria ser óbvio que o Molinismo falha porque as premissas filosóficas necessárias sobre as quais é construído, o Livre Arbítrio Libertário e a Graça Preveniente, são antibíblicas. A Escritura os contradiz.

 

 

 

1-Todos os sublinhados são adicionados por mim.

2- Reconheço que o Dr. MacGregor não representa todos os molinistas. Mas, seu trabalho sobre Molina é extenso, e ele representa o que Luis de Molina afirmou. Além disso, o Dr. MacGregor e eu conversamos via Skype em 6 de abril de 2017. Eu o achei muito simpático, inteligente e humilde. Quando me concentro nos problemas que vejo em seus escritos, não quero desrespeitá-lo.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia