Espírito Santo

Preciso falar em línguas ao receber o Espírito Santo?

Você não precisa falar em línguas ao receber o Espírito Santo.

Deus dá diferentes dons espirituais a diferentes crentes para que possamos abençoar e edificar uns aos outros. Como Paulo explicou aos coríntios:

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversidade de operações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. Mas a cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. Porque a um é dada, pelo Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de milagres; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo-as individualmente a cada um, como quer,” (1 Coríntios 12:4).

O Espírito de Deus decide quais dons Ele dará a cada crente de acordo com Sua própria vontade e propósito. O dom de línguas é listado aqui ao lado dos outros dons como algo que um crente tem e outro não. Paulo continua explicando que é o propósito de Deus que todos nós tenhamos dons diferentes para que precisemos uns dos outros e funcionemos juntos como os muitos membros de um corpo. Ele diz, por exemplo:

“Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros, cada um deles, no corpo, assim como ele quis. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Mas agora há muitos membros, mas um só corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; ou ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós” (1 Coríntios 12:17-21).

Neste contexto, Paulo diz claramente:

29Acaso são todos apóstolos? São todos profetas? Ou são todos mestres? Todos têm o dom de realizar milagres? 30Todos têm dons de curar? Falam todos em línguas? Todos as interpretam?  (1 Coríntios 12:29-30).

É claro que muitos cristãos têm o Espírito e receberam dons do Espírito, mas Deus escolheu não dar a eles o dom de línguas. Na verdade, a lógica de Paulo aqui parece assumir que a maioria dos crentes não tinha o dom de línguas, assim como a maioria do corpo não poderia ser olhos, mãos ou joelhos. Qualquer dom espiritual é dado apenas a alguns crentes para edificar a todos e nos unir em comunidades de igrejas locais.

Alguns argumentaram que na narrativa bíblica, falar em línguas sempre foi um sinal externo de um crente sendo cheio do Espírito Santo.

Primeiro, mesmo que isso fosse verdade, só porque vemos que algo aconteceu em uma história bíblica não significa automaticamente que tem que acontecer dessa forma todas as vezes, especialmente quando há textos como 1 Coríntios 12 que dizem claramente que isso não acontece todas as vezes.

Segundo. A alegação nem é verdadeira sobre a narrativa bíblica! Certamente vemos momentos em que o Espírito desceu sobre as pessoas e elas falaram em línguas, mas isso não aconteceu todas as vezes. Na verdade, o enchimento do Espírito Santo geralmente tem a ver com a proclamação ousada e clara da verdade. Por exemplo, o profeta Miquéias diz:

8Contudo, quanto a minha pessoa, graças ao poder do Espírito de Yahweh, o SENHOR, estou cheio de força e de amor pelo que é direito e justo, e assim posso confrontar Jacó com a sua transgressão, e a Israel com o seu pecado!,” (Miquéias 3:8).

Também vemos que João Batista (Lucas 1:15), sua mãe Isabel (Lucas 1:41) e seu pai Zacarias (Lucas 1:67) são todos descritos como cheios do Espírito Santo. Em cada caso, está relacionado a proclamações claras que eles fariam em vez de falar em outras línguas.

Esse padrão mudou quando Jesus derramou Seu Espírito Santo sobre a igreja?

De forma alguma! Por exemplo, no livro de Atos vemos exemplos como:

31E assim que terminaram de orar, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram plenos do Espírito Santo e, com toda a coragem saíram anunciando a Palavra de Deus.,” (Atos 4:31).

Eles são cheios do Espírito Santo, e o resultado é falar a palavra de Deus com ousadia, não falar em línguas estrangeiras. Atos 4:8 também descreve Pedro sendo cheio do Espírito em relação à sua proclamação ousada diante dos escribas e anciãos de Jerusalém. Falar em línguas não é evidência necessária de que alguém é cheio do Espírito Santo. Como humanos, podemos desejar tais experiências chamativas (como os coríntios desejavam), mas o Espírito não nos enche para realizar o que queremos, mas sim o que Deus quer. Não se preocupe só porque você não tem os dons espirituais que acha que deveria ter. Use tudo o que lhe foi dado para amar e edificar seus irmãos e irmãs em Cristo (Romanos 12:6-8), e assim cumprir a vontade e a obra do Espírito Santo em você.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia