Universalismo

Satanás e o universalismo

Satanás deseja a destruição de todas as pessoas.

Satanás quer que as pessoas morram em seus pecados e vão para o inferno. Ele é ódio absoluto e mal completo. Mas, ele também é extremamente astuto com uma inteligência que é vasta e pode ser que o universalismo se torne uma ferramenta do Diabo nos últimos dias. Como? Ensinando que as pessoas podem confiar em Cristo na vida após a morte, uma segunda chance se convertendo a Jesus após a morte.

Estou dizendo que os universalistas são satanistas? De modo nenhum. Muitos deles são pessoas piedosas e servem ao Deus verdadeiro. Mas, quer os universalistas admitam ou não, a doutrina tem o potencial de negar a necessidade de vir a Cristo nesta vida porque ensina que você pode fazer isso na próxima.

No Universalismo, assim como em qualquer doutrina, Satanás pode aplicar vários ensinamentos falsos por meio de seus adeptos. Nenhuma doutrina está imune a ser distorcida. Porém, muitos universalistas negam a Trindade e a divindade de Cristo, mas atraem as pessoas por meio da filosofia universalista. Isso é perigoso. Todas as seitas ensinam um deus falso e são falsas por causa disso. Mas na teologia universalista, isso realmente não importa. Por quê? Porque de acordo com o universalismo, na vida após a morte, as pessoas chegarão ao verdadeiro conhecimento de Deus e se arrependerão e serão salvas. Portanto, mesmo que estejam errados agora, estarão certos mais tarde. Portanto, a necessidade de pregar e ensinar o verdadeiro Deus (trinitário) é muito reduzida. Novamente, isso é perigoso.

Satanás diz: “Não se preocupe em receber Jesus agora. Você pode fazer isso mais tarde.” Então, quando as pessoas morrem, descobrem que é tarde demais. Mas, é Deus quem diz;

  • Eu te ouvi no tempo oportuno e te socorri no dia da salvação” Com certeza vos afirmo que esse é o momento propício, agora é o dia da salvação!” ênfase adicionada. 2Co.6:2
  • “determina Deus, uma nova oportunidade, e a chama de “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por intermédio de Davi e conforme o que já fora proclamado antes: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. Hb 4:7 – ênfase adicionada.

Alguns universalistas ficarão ofendidos com essa linha de raciocínio. Eu não os culpo. Mas, a Bíblia ensina que agora é a hora da salvação, não mais tarde. Alguns universalistas realmente pregam um Deus de amor e perdão e a necessidade de vir a Cristo agora. Tudo bem, desde que eles preguem o verdadeiro Cristo e Ele crucificado e não um falso deus como os mórmons, as Testemunhas de Jeová e os adeptos da Nova Era fazem. Mas o que dizer dos milhares de universalistas que negam o Deus verdadeiro e ainda assim ensinam o universalismo e continuam a ensinar um deus falso? Eles estão impedindo as pessoas de virem a Cristo. Eles estão defendendo um falso deus junto com seus ensinamentos universalistas, o próprio ensino universalista que atrai as pessoas porque ensina um Deus de infinito amor e graça.

Negar a Trindade é negar o Deus verdadeiro. Negar que Jesus é Deus em carne é negar o verdadeiro Cristo. Isso é incrivelmente perigoso porque falsos deuses não salvam, apenas o Deus Vivo e Verdadeiro salva! Mas então, no universalismo, não importa no que você acredita agora. Você “se arrependerá” mais tarde na vida após a morte e chegará ao verdadeiro conhecimento de Deus. Desculpe. Mas não é isso que a Bíblia ensina.

Um Governo mundial

A Bíblia nos ensina que nos últimos dias haverá um único sistema religioso mundial que será usado pelo diabo como um grande engano para em última instância, guerrear contra Deus. O universalismo poderia facilmente ser usado pelo diabo para ajudá-lo a realizar exatamente isso. Veja, existem muitas diferenças entre os sistemas religiosos. Eles não podem estar todos certos. Por causa dessas diferenças, muitas vezes surgem hostilidades. Mas, se o universalismo fosse aceito por todos os sistemas religiosos, então logicamente reduziria muito as hostilidades físicas, intelectuais e espirituais. Parece bom? Claro que sim. Exceto por uma coisa. Isso compromete a verdade do evangelho salvador de Jesus Cristo, que disse que só Ele é o caminho, a verdade e a vida. Isso significa que todos os outros sistemas estão errados! Isso significa que o budismo não é verdadeiro. Isso significa que o Islã não é verdadeiro. Isso significa que apenas o Cristianismo é verdadeiro. Não há comunhão entre Luz e as trevas. Os cristãos precisam se firmar na palavra da verdade de Deus, que inclui o caminho estreito para Deus, do qual nem todos o encontrarão (Mt 7:13-14), não a palavra do homem de que “Deus salvará a todos”.

A filosofia universalista, se aceita pelas religiões do mundo, reduziria muito o foco das diferenças entre elas. Isso reduziria muito a necessidade de ortodoxia, para definir e pregar o Deus verdadeiro. Mas, a Bíblia ensina que somente Jesus é o salvador e que agora é o momento aceitável de salvação … não a vida após a morte. Ensina que existe um Deus, não muitos; que Jesus é Deus em carne, não um anjo ou um “homem bom”. A verdade está em jogo.

Quantas pessoas serão enganadas pela confortável mensagem do universalismo de que todos serão salvos? Ninguém sabe.

O universalismo é um erro e, quantos se refugiarão em sua doutrina reconfortante e não chegarão a uma verdade salvadora de Jesus? Não posso dizer, mas apenas um, já é demais.

Não posso deixar de notar que o mundo secular ensina tolerância, uma filosofia de ser bom e a crença de que todos chegarão ao céu. A Teologia da redenção da segunda chance é uma teologia que ensina que você chegará ao céu, não importa o que você acredita. E os universalistas concordam com o mundo nisso.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia